
O novo filme de Resident Evil tem data de estreia confirmada no Japão: 9 de outubro de 2026. A conta oficial japonesa do filme no X/Twitter revelou dois posters que confirmam a data, com a estreia na América do Norte marcada para 18 de setembro.
O projeto é um reboot completo da saga cinematográfica baseada nos jogos da Capcom, e está a gerar uma expectativa considerável, em grande parte por causa de quem está atrás da câmara.
Zach Cregger, realizador de Barbarian (2022) e do recente Weapons, é o responsável por esta nova abordagem à franquia. A escolha não é casual, Cregger é assumidamente um fã fervoroso dos jogos originais, e tem sido bastante transparente sobre a forma como está a encarar o projeto.
O realizador afirmou: “Sou o maior adorador dos jogos, por isso estou a contar uma história que é uma carta de amor aos jogos e que segue as regras dos jogos”. Ao mesmo tempo, deixou claro que não tenciona adaptar diretamente nenhuma das histórias já conhecidas: “É fiel ao lore dos jogos, é apenas uma história diferente. Não vou contar a história de Leon, porque a história de Leon está contada nos jogos. [Os fãs] já têm isso”.

Uma história original dentro do universo de Raccoon City
O protagonista chama-se Bryan, interpretado por Austin Abrams, conhecido do público por Euphoria e por ter trabalhado com Cregger em Weapons. Bryan é um estafeta médico que se vê apanhado numa noite catastrófica durante o surto em Raccoon City, numa narrativa paralela aos eventos do jogo Resident Evil 2.
O elenco inclui ainda:
- Paul Walter Hauser no papel de Carl
- Zach Cherry no papel de Dave
- Kali Reis no papel de Pauline
- Johnno Wilson no papel de Max
O argumento foi coescrito por Cregger e Shay Hatten, que tem no currículo John Wick: Capítulo 4 e Army of the Dead de Zack Snyder. A direção de fotografia é de Dariusz Wolski.
O filme é produzido pela Constantin Film e pela PlayStation Productions, com Roy Lee (Minecraft) e Miri Yoon também na produção. As filmagens decorreram em Praga em outubro de 2025, com a pós-produção a terminar no início de 2026.
Cregger descreveu o projeto na CinemaCon como “emocionante e aterrador”, acrescentando que o espectador vai estar “preso com um protagonista numa jornada a pé por um mundo determinado a destruí-lo”. O realizador citou Evil Dead 2 como uma das suas referências, além dos jogos Resident Evil 2, 3 e 4.
O orçamento do filme está estimado em 80 milhões de dólares, o que representa um investimento sólido para um reboot que pretende cortar definitivamente com o legado das adaptações anteriores , tanto a saga de seis filmes protagonizada por Milla Jovovich como o mal recebido Welcome to Raccoon City de 2021.








