
Asha Sharma, a CEO da Xbox, afastou a possibilidade de a Microsoft vender a sua divisão de jogos. Numa entrevista ao The New York Times, a responsável foi direta: “A Xbox não está à venda”. A declaração surge depois de meses de reestruturação e de rumores que apontavam para uma eventual saída da Microsoft do negócio.
A resposta da CEO não exclui, ainda assim, mudanças na forma como a Xbox funciona. Sharma disse ao jornal que a empresa vai analisar as parcerias certas e o modelo operacional certo, sem apresentar detalhes. A executiva não explicou o que essas hipóteses poderão implicar, e o próprio entrevistador classificou a resposta como evasiva.
Sharma assumiu a liderança da Xbox em fevereiro deste ano, depois da reforma de Phil Spencer. Desde então, a divisão passou por cortes de pessoal e mudanças na organização de estúdios e franquias.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, já tinha deixado palavras de apoio ao trabalho de Sharma. Ele mostrou-se confiante quanto aos estúdios e ao portefólio de propriedades intelectuais da empresa e descreveu como positiva a racionalização que a nova CEO está a conduzir e defendeu que é preciso encontrar um modelo de negócio sustentável para levar os jogos a mais pessoas.
O objetivo traçado para a Xbox passa por devolver o negócio ao crescimento, concentrando esforços nos jogos de maior dimensão e explorando novos modelos de negócio.
Neste verão, a Microsoft avançou com despedimentos em larga escala na Xbox, que atingiram inicialmente 1600 postos de trabalho. Estão previstos mais 1600 até ao final do ano fiscal da Microsoft.









