Mais...
    InícioAnime10 Animes de Ficção Científica que previram a ascensão da IA e...

    10 Animes de Ficção Científica que previram a ascensão da IA e são assustadoramente reais

    A IA (Inteligência artificial) trouxe inúmeras possibilidades fascinantes e entusiasmantes, mas também questões sobre o ponto de vista ético e moral. Este não é um tema estranho ao anime que já muitas vezes explorou um futuro dominado pela IA e em baixo encontram 10 animes sobre IA.

    10
    Plastic Memories

    Plastic Memories anime visual

    Plastic Memories é uma série anime que estreou em 2015 com 13 episódios. Foi animada pelo estúdio Doga Kobo.

    A história desenrola-se num futuro não muito longínquo onde androides que parecem humanos começam a espalhar-se pelo mundo. A companhia de produção de androides SA Corp. produziu Giftia, um novo tipo de androide que tem a maior quantidade de emoção e qualidades humanas.

    No entanto, devido a problemas na tecnologia, os androides possuem uma vida útil, e uma vez ultrapassada, eles … Bem, a coisa fica muito má. Por essa razão a SA Corp criou um serviço terminal que recolhe Giftia que ultrapassaram a sua vida útil. Um novo funcionário do serviço terminal chamado Tsukasa Mizugaki forma uma equipa com a Giftia Isla para recolher outros androides, mas…

    Plastic Memories tem IA que pode desenvolver emoções

    Embora este anime de ficção científica sobre IA não destaque a IA como algo a temer, mostra as complicações morais e pessoais por trás dela.

    9
    Your Forma

    Your Forma anime visual

    A adaptação para série anime da novel Your Forma de Mareho Kikuishi e Tsubata Nozaki.

    Com animação pelo Geno Studio (Golden Kamuy, Genocidal Organ) e Twin Engine, a direção é de Takaharu Ozaki (Girls’ Last Tour, Goblin Slayer, BASTARD!! -Heavy Metal, Dark Fantasy-), o argumento é de Kazuyuki Fudeyasu (Girls’ Last Tour, That Time I Got Reincarnated as a Slime, Shangri-La Frontier) e o design de personagens é de Chikashi Kadekaru (Juni Taisen: Zodiac War, Mieruko-chan, My Clueless First Friend). A música é da responsabilidade de Tatsuya Katō (Love Live! Sunshine!!, Free! – Iwatobi Swim Club, Trigun Stampede).

    Num futuro próximo alternativo, a Your Forma, uma tecnologia milagrosa de “fio inteligente” inicialmente desenvolvida para tratar um surto massivo de encefalite viral, tornou-se parte integrante da vida quotidiana. Mas estes dispositivos convenientes também registam todas as imagens, sons e emoções que os seus utilizadores experimentam.

    Para a investigadora eletrónica Echika Hieda, mergulhar nas memórias das pessoas através da Your Forma e procurar provas faz parte de um dia de trabalho. O problema é que ela é tão hábil no que faz que os seus assistentes literalmente fritam os seus cérebros a tentar acompanhá-la. Depois de colocar muitos assessores no hospital, os altos escalões finalmente forneceram a Echika um parceiro do seu nível, um andróide brilhante, mas atrevido, chamado Harold Lucraft. Mas será que Echika conseguirá pôr de lado os seus preconceitos contra os robôs para resolver o caso mais complexo da sua carreira?

    Your Forma centra-se numa detetive e no seu companheiro de IA

    Your Forma mostra o quanto a sociedade se tornou dependente da IA. Neste mundo, o nível de confiança na IA é bastante elevado, especialmente porque a utilizam para segurança pública. A progressão da IA ​​em Your Forma é também duvidosa, uma vez que muitos desconhecem como a IA pode progredir e avançar. Podem ocorrer avarias e erros de hardware. Quando isto acontece, é fácil para a IA quebrar protocolos básicos e agir por conta própria.

    8
    NieR Automata Ver1.1a

    NieR Automata Ver1.1a main visual

    NieR: Automata Ver 1.1a, a adaptação para série anime do jogo NieR: Automata.

    NieR: Automata Ver1.1a contou com a supervisão de Yoko Taro, o criador do jogo. É animado pela A-1 Pictures (Lycoris Recoil, 86: Eighty-Six, Sword Art Online, Magi) e tem a direção de Ryouji Masuyama (Blend S, Hello WeGo!). O design de personagens é da responsabilidade de Jun Nagai.

    NieR:Automata conta a história dos andróides 2B, 9S e A2 e a sua batalha para recuperar a distopia movida por máquinas invadida por máquinas poderosas.

    A humanidade foi expulsa da Terra por seres mecânicos de outro mundo. Num esforço final para retomar o planeta, a resistência humana envia uma força de soldados andróides para destruir os invasores. Agora, uma guerra entre máquinas e andróides continua… Uma guerra que em breve poderá revelar uma verdade há muito esquecida do mundo.

    NieR Automata Ver1.1a mostra o elevado custo da IA ​​enlouquecer

    As regras éticas por detrás da IA ​​sempre foram um tema de debate e, no universo de NieR Automata, isto é ainda mais verdade, uma vez que são criadas a pensar nas emoções. O anime aborda questões éticas por detrás dos androides e o quão incrivelmente cruel a sua criação é para eles.

    7
    Summer Wars

    Summer Wars anime visual

    Summer Wars é um filme anime que estreou em 2009 com direção por Mamoru Hosoda e animação pelo estúdio Madhouse.

    Koiso Kenji, um génio da matemática do décimo primeiro ano que trabalha no verão como técnico de informática em part-time para o Mundo Virtual de Oz, é convidado por Shinohara Natsuki, a menina mais popular da sua escola, para ir a casa da sua família para um trabalho de verão. A meio da viagem, um hacker infiltra-se na rede e assume o controlo de Oz, mergulhando a humanidade no caos absoluto.

    O principal conflito de Summer Wars é uma ameaça de ciberataque a nível mundial

    Summer Wars é o exemplo perfeito de como uma IA se pode tornar completamente desonesta. Embora o seu propósito inicial fosse o hacking, Love Machine torna-se consciente e desenvolve os seus próprios desejos e vontades. Love Machine não devasta apenas o mundo virtual, mas também impacta o mundo real. À medida que se tornava mais forte, causava estragos no trânsito e danificava os aparelhos elétricos em todas as áreas.

    6
    Carole & Tuesday

    A série anime Carole & Tuesday, uma série original de , o diretor da famosa série anime Cowboy Bebop, e do estúdio de animação .

    Passaram-se cinquenta anos desde que a humanidade começou a migrar para a nova fronteira: Marte.
    É uma época em que a maior parte da cultura é produzida por IA e as pessoas contentam-se em ser consumidores passivos.

    Existe uma menina
    Desmantelando a vida na metrópole de Alba City, ela trabalha a tempo parcial enquanto se tenta tornar numa música. Ela sempre sentiu que algo está a faltar.
    O nome dela é Carole.

    Existe uma menina
    Nascida numa família rica na cidade de Herschel, ela sonha em tornar-se numa música, mas ninguém ao seu redor a entende. Ela sente-se a pessoa mais solitária do mundo.
    O nome dela é Tuesday.

    Um encontro casual as une.
    Elas querem cantar.
    Elas querem fazer música.
    Juntas, elas sentem que podem ter uma chance.

    As duas podem apenas criar uma pequena onda.
    Mas essa onda acabará por se transformar em algo maior …

    Carole & Tuesday mostram as dificuldades dos criativos que vivem num mundo predominantemente de IA.

    A premissa de Carole & Tuesday é muito mais próxima do que se imagina. O conteúdo de IA já se infiltrou em muitos espaços criativos, como a arte. A IA e o enredo em Carole & Tuesday são um cenário cada vez mais provável para o futuro. A IA não só controla a indústria musical, como também está presente em quase todas as áreas da vida de Carole e Tuesday, como as campanhas governamentais.

    5
    Psycho-Pass

    Psycho-Pass anime visual

    Psycho-Pass é uma série anime de 22 episódios que estreou em 2012 com animação pela Production I. G.

    Num mundo onde o princípio de que “todos são inocentes até que se prove o contrário” não se aplica, o julgamento é dado por um sistema que analisa o estado mental das pessoas e as categoriza como potenciais criminosos ou não. É dada também uma probabilidade de “cura”, de recuperação mental desses indivíduos. Caso essas pessoas sejam classificadas como irrecuperáveis, a sua sentença pode ser a prisão ou a morte, mesmo que não tenham cometido nenhum crime. Como auxílio nas suas investigações, a polícia usa um grupo de prisioneiros “especiais”, chamados Executores (Enforcers), para ajudá-los a capturar ou matar esses indivíduos “não mais necessários”. Akane Tsunemori é uma polícia que acaba de ser transferida para essa divisão, mas ela parece não acreditar que existam pessoas irrecuperáveis.

    Psycho-Pass utiliza um sistema de IA para ditar como os humanos devem viver.

    Psycho-Pass mostra o quão irracionais as pessoas se podem tornar quando seguem um sistema de IA e o quão injusto pode ser, especialmente quando dita quem deve viver ou morrer.

    4
    Vivy: Fluorite Eye’s Song

    Vivy Fluorite Eye's Song new key visual

    Vivy: Fluorite Eye’s Song é uma série anime original do Wit Studio (Great Pretender, Attack on Titan, Kabaneri of the Iron Fortress).

    A direção é de Shinpei Ezaki (Woodpecker Detective’s Office), Yūsuke Kubo é diretor assistente, a história é de Tappei Nagatsuki (Re:ZERO -Starting Life in Another World-, Warlords of Sigrdrifa) e Eiji Umehara (episódios de Re:ZERO -Starting Life in Another World-, Chaos;Child) e o design de personagens é de loundraw (Tsukigakirei) com a sua adaptação para animação a ser da responsabilidade de Yūichi Takahashi. A música é da responsabilidade de Satoru Kousaki (BEASTARS, Lucky Star).

    A história acontece em “Nearland”, um parque temático onde “sonhos, esperança e ciência” coexistem como um parque temático de IA. O parque temático é onde nasce a primeira IA automatizada do tipo humano. Vivy é uma IA que canta no palco para os participantes do parque todos os dias, já que é a sua diretiva é “fazer todos felizes através da música”. Ela apresenta-se de todo o coração para os participantes do parque. Um dia, um AI chamado Matsumoto aparece diante dela. Ele diz que veio 100 anos do futuro com a diretriz de “trabalhar com Vivy para corrigir a história e parar a guerra entre a IA e humanos que vai começar daqui a 100 anos”. A jornada de 100 anos da cantora Vivy começa.

    Vivy: Fluorite Eye’s Song mostra como a IA pode ajudar ou destruir a humanidade.

    Vivy: Fluorite Eye’s Song acontece numa sociedade onde a IA e os humanos coexistem pacificamente, mas a IA vai tornar-se violenta contra os humanos e iniciar um massacre. O anime aborda tópicos como livre arbítrio e IA, especialmente para Vivy, que tem de ir contra a sua programação.

    3
    Pluto

    PLUTO anime visual

    A adaptação para série anime do mangá Pluto de Naoki Urasawa.

    Com animação pelo Studio M2 a direção é de Masao Maruyama, que também foi um dos fundadores dos estúdios  e .

    Num mundo ideal onde o homem e os robôs coexistem, alguém ou algo destruiu o poderoso robô suíço Mont Blanc. Num outro lugar, uma figura-chave num grupo de direitos de robôs é assassinado. Os dois incidentes parecem não estar relacionados… exceto por uma pista muito visível – os corpos de ambas as vítimas foram moldados num tipo de colagem bizarra completa com chifres improvisados colocados nas cabeças das vítimas. A Interpol atribui o detetive robô Gesicht para este caso mais estranho e complexo – e ele acaba por descobrir que ele também, como um dos sete grandes robôs do mundo, é um dos alvos.

    Pluto apresenta uma IA assassina e um mistério de assassinato aterrorizador.

    Pluto faz uma análise profunda do complexo tópico da IA ​​e dos tópicos constantes a ela associados, como o medo e a moral. Os robôs em Pluto têm emoções e pensamentos próprios sobre a forma como os humanos os tratam.

    Pluto é uma abordagem incrivelmente perspicaz da IA ​​como um todo. Com o misterioso enredo de assassinato da IA ​​nos bastidores, dá um vislumbre do mundo futurista para o qual a humanidade se pode estar a dirigir.

    2
    Ergo Proxy

    Ergo Proxy

    Ergo Proxy é uma série anime de 23 episódios que estreou em 2006 com animação pelo estúdio Manglobe.

    Em algum momento num futuro distante, a humanidade conseguiu sobreviver, mas apenas em cidades isoladas e através do uso de clonagem e servos robóticos chamados Autoraves. A vida nas cidades é estritamente controlada por uma gestão dedicada a preservar o seu modo de vida “utópico”. Mas algo está a fazer com que os Autoraves se tornem independentes o que os leva a tentar fugir da cidade. Re-l Mayer, uma inspetora do Conselho de Informação ao Cidadão, descobre que o despertar dos Autoraves é causado por um encontro com algo chamado Proxy. Ao procurar saber mais, Re-l tropeça num segredo que a administração está desesperadamente a tentar esconder e fará de tudo para mantê-lo reprimido.

    Ergo Proxy explora uma história onde a IA se vinga dos humanos.

    Ergo Proxy aborda uma questão complicada que envolve a IA e a humanidade, mergulhando profundamente na moral do uso da IA ​​e onde os limites são traçados.

    1
    Ghost in the Shell

    A Production I.G lançou em 1995 e 2004 os filmes anime Ghost in the Shell e Ghost in the Shell 2: Innocence bem como em 2002 a série anime Ghost in the Shell: Stand Alone Complex. Já em 2013 foi lançada a OVA prequela Ghost in the Shell Arise e claro em abril de 2017 uma adaptação para filme live-action com a participação de Scarlett Johansson.

    No ano de 2030, as redes digitais estão a chegar a todo o lado, e a tecnologia que impulsiona a luz e os electrões avançou para um estado em que quase impulsiona a vontade humana…

    As redes de informação continuam a expandir-se e os crimes continuam a tornar-se mais complexos. Nesta sociedade à beira do caos, foi criada uma organização especializada em caçar e eliminar o crime. Trata-se da Seção 9, o chamado “Stand Alone Complex” (S.A.C.), sob a supervisão direta do Ministério do Interior.

    As suas funções incluem uma ampla gama de investigações, como responder a crimes cibernéticos críticos, proteger VIPs dentro do país, revelar corrupção política, investigar assassinatos violentos e lidar com casos de assassinato ultrassecretos. A elite S.A.C. está no seu melhor em confrontos cibernéticos, mas também é extremamente capaz de confrontos físicos, utilizando ciborgues de alta qualidade.

    Ghost in the Shell é uma consequência real dos avanços tecnológicos.

    Ghost in the Shell explora o ponto de não retorno na tecnologia. No anime, prevê-se que a tecnologia e os humanos se irão, em algum momento, fundir num tipo totalmente diferente de híbrido.

    SourceCBR
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares