A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que os seguintes filmes anime são elegíveis para consideração à 95ª edição dos Prémios da Academia.
Os filmes anime que podem ser nomeados são:
- Inu-Oh de Masaaki Yuasa e do Science SARU
- Drifting Home de Hiroyasu Ishida e do Studio Colorido
- Goodbye, DonGlees! de Atsuko Ishizuka e do estúdio Madhouse
Há 27 filmes elegíveis para os prémios deste ano. Um máximo de cinco filmes da lista completa de filmes elegíveis podem receber indicações na categoria de Melhor filme de Animação.
A academia vai realizar a 95ª cerimónia dos Oscars dia 12 de março de 2023, depois de anunciar as indicações a 24 de janeiro de 2023.
Estes são todos os 27 filmes animados que podem ser nomeados:
- Apollo 10 1/2: A Space Age Childhood
- The Bad Guys
- The Bob’s Burgers Movie
- Charlotte
- DC League of Super-Pets
- Drifting Home
- Eternal Spring
- Goodbye, Don Glees!
- Guillermo del Toro’s Pinocchio
- INU-OH
- Lamya’s Poem
- Lightyear
- Little Nicholas, Happy as Can Be
- Luck
- Mad God
- Marcel the Shell with Shoes On
- Minions: The Rise of Gru
- My Father’s Dragon
- New Gods: Yang Jian
- Oink
- Paws of Fury: The Legend of Hank
- Puss in Boots: The Last Wish
- Run, Tiger Run!
- The Sea Beast
- Strange World
- Turning Red
- Wendell & Wild
Inu-Oh
Inu-Oh era uma figura da vida real, um performer e dramaturgo de Sarugaku Noh que foi extremamente popular no século XIV. No entanto, ele é praticamente desconhecido para as pessoas hoje em dia, porque muito poucos documentos sobre a sua vida sobreviveram. Agora, cerca de 600 anos depois, este projeto de Inu-Oh retrata os contos entre o lendário Inu-Oh, que desapareceu da história, e um certo jogador Biwa, e está cheio de sequências de música e dança.
A animação é do estúdio Science SARU, a direção é de Masaaki Yuasa (Ping Pong the Animation, Mind Game, Devilman crybaby), a história de Akiko Nogi e o design de personagens é de Taiyou Matsumoto. A música é de Yoshihide Otomo (Amachan, Orange live-action, Boku wa Imōto ni Koi o Suru).
Drifting Home (Uma Casa à Deriva / Ame wo Tsugeru Hyouryuu Danchi)
Criados como irmão e irmã, Kosuke e Natsume são amigos desde a infância, mas a sua amizade esfria no sexto ano, após a morte do avô de Kosuke. Certo dia, durante as férias de verão, Kosuke e os colegas de turma entram num condomínio com demolição agendada e que os rumores dizem ser assombrado. Tanto Kosuke como Natsume cresceram no local, do qual guardam muitas memórias. Kosuke depara lá com Natsume, que lhe pergunta o que ele sabe sobre o misterioso Noppo, antes de os dois serem tragados por um misterioso fenómeno. Quando recuperam a consciência, veem o condomínio à deriva num vasto oceano, o que força Kosuke e os outros a unirem forças para sobreviver a meio das lágrimas, discussões e talvez até mesmo alguma reconciliação. Será o grupo capaz de regressar ao seu mundo de origem? Só o final desta viagem de despedida do verão o dirá…
A animação é do Studio Colorido (A Whisker Away, Penguin Highway), a direção é de Hiroyasu Ishida (Penguin Highway, Fumiko’s Confession) que também é responsável pelo guião juntamente com Hayashi Mori (Cells at Work! Code Black, Layton Mystery Tanteisha: Katori no Nazotoki File) e Minaka Sakamoto (Babylon). O design de personagens é de Akihiro Nagae (Fastening Days) e a banda sonora é da responsabilidades de Umitarou Abe (Penguin Highway).
Goodbye, DonGlees!
Um rapaz chamado Roma mora numa cidade rural próxima a Tóquio. Ele não consegue encaixar-se com o ambiente. Ele e Toto, que também é estranho, formam a sua própria equipa chamada “DonGlees”. O relacionamento deve permanecer o mesmo depois de Toto ir para o colégio em Tóquio e eles separam-se.
“Ei, você não quer menosprezar o mundo?” As férias de verão do primeiro ano do ensino médio. Tudo começou com um comentário casual de Drop, um novo membro da “DonGlees”. Como resultado das palavras de Drop, Roma e os outros dois que estão acusados do incêndio florestal são forçados a procurar o drone que desapareceu no céu em busca de provas da sua inocência. A pequena aventura de verão logo se transforma numa grande aventura que mudará drasticamente o modo de vida dos rapazes.
A animação é do estúdio Madhouse, a direção e argumento são de Atsuko Ishizuka (A Place Further Than the Universe, No Game, No Life Zero, The Pet Girl of Sakurasou), o design de personagens é de Takahiro Yoshimatsu (A Place Further Than the Universe, Hunter × Hunter, Trigun). O filme anime vai ser distribuído pela Kadokawa.
Torcendo muito para que um dos três consiga ser indicado!