Análise de anime: Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru

Análise de anime: Oregairu

Sinopse: 

É uma história de um menino adolescente anti-social de alta chamado Hachiman Hikigaya com uma visão distorcida sobre a vida e não tem amigos ou namorada. Quando ele vê seus colegas conversando animadamente sobre viver suas vidas de adolescentes, ele murmura: “Eles são um bando de mentirosos.” Quando ele é questionado sobre seus sonhos futuros, ele responde: “Não está funcionando.” Um professor recebe Hachiman para se juntar ao voluntário “clube de serviço”, que acontece de ter garota mais bonita da escola, Yukino Yukinoshita.

Gêneros: Comédia, Romance, Escolar 

Geral:

Yahari ore é um anime de slice of life, que possui uma ótima premissa, falar sobre a vida de jovens adolescentes em seu momento de descoberta para a vida adulta, em sua grande maioria são muito carismáticos, e este é um dos pontos fortes do anime.

Screenshot_14

Outro fato que deve ser levado em conta, que já é mais raro de se ver hoje em dia, é que o anime não aborda somente os personagens primários, ele demostra muito cuidado com personagens secundários, sendo em sua grande maioria dos episódios fortemente abordados, fora o fato de que muitos deles, são de importância para a história e para o desenvolvimento do protagonista, o anime é cheio disso, ao ponto de muitos até preferirem eles do  que uma das protagonistas, realmente uma coisa muito rara .

Screenshot_15

Outra parte  do anime que é bastante relevante é o protagonista, ele é muito diferente da média que conhecemos, ele possui sua própria ideologia, e baseada nela é que toma todas as atitudes dele, ele não é somente emburrado ele é solitário pra caramba e ainda tenta explicar logicamente o motivo dele ser assim ( o pior que são explicações até aceitáveis), e quando age toma atitudes até consideradas como “heroicas” por assim dizer  graças a isso ele já ganhou diversos apelidos na internet como “o batman” ou “8-man”.

Screenshot_16

* Sério isso é um meme na internet hahaha.

E como se já não bastasse, temos agora o ponto mais forte da obra, não é só o protagonista que vai mudando com o passar da obra, todos os personagens, até mesmo os secundários vão evoluindo com o passar dela, ao ponto de alguns mal serem reconhecidos em sua segunda temporada ( provando que a evolução deles foi bem notória) , o anime literalmente explora o desenvolvimento mental dos jovens em seu melhor momento da adolescência o que merece muitos créditos.

Um importante detalhe que não se pode deixar passar são as discussões do anime… elas são todas muito bem pensadas, todas ou a maioria delas são realmente intrigantes falando sobre temas realmente abordados em nossos momentos de puberdade, como a descoberta de alguns sentimentos e discussões sobre o que é certo ou não na sociedade, entre várias outras que realmente dão outro charme ao anime.

Parte técnica:

Yahari ore (ou oregairu se preferirem) é um caso à parte neste quesito, pois ele mudou de estúdio depois de sua primeira temporada, o que inflige numa diferença de animação. No caso deste anime, eu posso dizer sem problemas que foi para positiva.

Aqui uma imagem da primeira temporada:

Screenshot_17

E aqui uma imagem de sua segunda temporada

Screenshot_18

* Sério o design ficou muito melhor.

Perceberam a diferença? isto ocorreu devido a mudança do estúdio  para o estúdio , esta parte é questão de gosto, pois mesmo que a segunda temporada tenha um acabamento bem melhor no carácter design, e cenários melhores ainda existem muitos que preferem o da primeira temporada, por isto vou deixar com vocês a decisão. 

Mas em geral as duas temporadas são bem animadas, não são encontrados muitos erros de animação neste tipo de obra pelo fato de um slice of life requerer menos investimento, assim o estúdio não tem grande dificuldade em adaptar, mas vale dizer que apesar de requerer pouca quantia, ainda é muito melhor visto quando o anime é feito com uma boa staff e paciência. A segunda temporada teve isto, o anime recebeu uma staff e estúdios perfeitos para um anime slice of life por isto em geral a maioria gostou de sua segunda temporada.

Para os interessados, irei pôr a op e a ed da primeira temporada do anime 

OP

* Muito linda por sinal

ED

Conclusão: 

Nota pessoal: 9.5 /10

Este é meu julgamento levando em conta o anime todo que foi muito bom, mas a história está incompleta, este é basicamente o único motivo de não ter recebido uma nota perfeita, pois o anime cumpre perfeitamente o que veio a nos mostrar, e pessoalmente considero um dos melhores slice of lifes que temos na indústria atualmente, ele te prende, tem personagens muito carismáticos, uma história e enredo realmente invejáveis, prova disso que sua segunda temporada entrou no  , ou seja este anime é altamente recomendável .

Extra: 

( mini-spoiler) Se por acaso algum de vocês que forem a ver a obra e acharem muito devagar a 1º temporada, não se preocupem com isso, em sua continuação é que ocorre o verdadeiro desenvolvimento dos personagens e a verdadeira beleza deste anime, a primeira serve mais para a apresentação dos personagens e os problemas iniciais que enfrentam, o que com certeza era importante de se explicar antes. Ah e só um extra, nem sempre eu irei falar sobre a animação, só quando eu tiver domínio da situação quando for o caso, pois eu ainda estou apreendendo sobre. Bom essa é minha primeira análise aqui, podem dizer o que acham sem problemas, estou aberto a discussões.