Mais...
    InícioAnimeAnifactos - Dragon Ball a origem de uma lenda

    Anifactos – Dragon Ball a origem de uma lenda

    Anifactos - Dragon Ball a origem de uma lenda

    Se pensavam que a Sra. Toriyama apenas teve influência no célebre ataque Kamehameha, estão muito enganados, na verdade a mesma foi o catalisador de toda a série Dragon Ball. Para descobrirmos este feito, vamos viajar na máquina do tempo do Trunks e recuar até ao inicio da década de 80.

    Durante este período, as séries de desporto dominavam não só a Shounen Jump, como todo o panorama manga e anime. Especialmente Captain Tsubasa, não só pela sua narrativa como também colava literalmente toda a gente ao ecrã não só através da sua adaptação animada como também nas suas páginas nesta popular revista.

    Enquanto o jovem Toriyama, tentou recriar o feito das aventuras de Tsubasa Oozora, não teve sucesso e por isso foi destacado, para uma sucursal mais pequena dentro da Shounen Jump, a Shounen Jump Shueisha, lá criou uma série com bastante sucesso não só na sua época, como na história desta empresa, falamos de Dr.Slump. Está história narra o quotidiano do Dr. Senbei Norimaki e da sua invenção o poderoso, mas igualmente cómico robot Arale Norimaki, que como sabem tem a aparência de uma vulgar menina.

    Embora tivesse o sucesso pretendido Dr.Slump era uma série episódica e conclusiva, enquanto Captain Tsubasa, continuava semanas a fio a encher as páginas da Shounen Jump com uma narrativa corrente e fluída. Assim sendo Toriyama deu por terminada a sua série em 1984, a qual encheu as páginas da Shounen Jump durante quatro anos e que em 1986 veria uma adaptação animada.

    Depois de encerrar as aventuras de Arale por um tempo ainda indeterminada, Toriyama reuniu-se como seu editor e criou inúmeros one-shots, de diversas histórias sendo todos rejeitados pela Shounen Jump. Cansados, sem ideias e entre a espada e a parede, os dois decidem relaxar a casa de Toriyama, enquanto tentavam fazer brainstorming de ideias e conceitos que podiam ser implementados nas suas histórias.

    Foi então que o destino chamou, e num particular momento a Sra. Toriyama apareceu para oferecer um chá ao seu marido e editor para acalmarem os ânimos e revitalizarem o espírito nessa altura também aproveitaram para assistir ao que estava a passar estava a ser transmitido na televisão e depararam-se com uma série de artes-marciais, foi então que se fez luz e começaram a fluir ideias na cabeça de ambos. O conceito de Battle Shounen, não tinha sido ainda implementado, poderia ter uma narrativa corrente e assentava que nem uma luva no que pretendia. Já muito tarde Toriyama e o seu editor visitam imediatamente os escritórios da Shounen Jump, apresentam a sua proposta e finalmente recebem luz verde para avançarem com a serialização da história. Como todos sabemos Toriyama inspirou-se num misto inspirou-se entre a Lenda de Saiyuki, artes marciais e ambientes chineses, o que provavelmente não sabem é que a própria conceção de Son Goku, e especialmente a forma dos seus cabelos possuem elementos únicos.

    Para começar Toriyama tinha na sua mente criar um rapaz com estes valores, ingénuo, energético e forte. Como tal baseou-se em curvas finas porque no nosso inconsciente, associamos curvas a elementos e conceitos pouco perigosos. A sua expressão e olhar representariam a sua ingenuidade e consequente inocência. Para finalizar o seu icónico penteado apenas deve-se ao facto que linhas carregadas e pontiagudas representam perigo e força, e o seu criador queria que Son Goku, fosse aos olhos dos seus leitores, um rapaz com uma personalidade inocente, que fosse sorridente, energético e também muito forte.

    Assim com todos estes elementos Son Goku fez a sua aparição na edição #51 da Shounen Jump, traduzindo-se num enorme sucesso, ganhando cada vez mais destaque nesta revista, recebendo uma série animada em 1986 e o resto… bem continua a ser escrito e produzido nos dias presentes. Realmente é incrível pensar que se a Sra. Toriyama não tivesse aparecido naquela altura o mundo nunca poderia ter descoberto o nosso amigo que é águia, tigre e falcão em lutas contra o mal.    


     

    Artigo enviado por Bruno Reis. Podem enviar os vossos artigos para o email admin@otakupt.com.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 21:19

    Seria bom se lembrar quem estava na programação em que assitiam que deu origem ao insight para a obra. Estes lutadores merecem um trféu com a cara do Gokku. Se eles não estivessem se estapeando na hora, as pessoas pensariam até hoje que Saia jin era uma vestuario e uma bebida.

    Char
    Char
    11 , Julho , 2019 21:19

    É engraçado como conseguiram ferrar com essa obra

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    11 , Julho , 2019 21:19

    Não sei por que Dragon Ball é de autoria só de Akira Toriyama. A esposa poderia ser creditada como co-autora.

    axw30
    axw30
    Reply to  Stefano Barbosa
    12 , Julho , 2019 0:27

    porque se calhar o dragon ball é uma obra escrita pelo toriyama?

    Stefano Barbosa
    Stefano Barbosa
    Reply to  axw30
    12 , Julho , 2019 2:07

    Falei de forma simbólica, já que ela inspirou o marido.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares