Já aqui no OtakuPT abordamos várias vezes os baixos salários no Japão dos animadores e segundo o veterano animador Jun Arai (Tengen Toppa Gurren Lagann) economicamente compensa mais trabalhar numa loja de conveniência do que trabalhar como animador na franquia Pokémon.
O animador freelancer de 45 anos que trabalha no setor desde 1997 tweetou:
O anime Pokémon paga 4.500 ienes (42 dólares) por corte de animação, o que significa que é produzido com a arte mais barata da indústria anime. Se trabalharem isso numa taxa horária, é menos dinheiro do que recebem a trabalhar a tempo parcial numa loja de conveniência.
A série é um sucesso, então quem está a ficar com esses lucros?
ポケモンは
カット単価4500円で業界最安値に近い金額で
原画が描かれています。
時給換算するとコンビニバイト以下です。— 新井 淳(ver.4) (@arasan_fourth) January 6, 2020
Em baixo podem ver um exemplo de uma animação para a série anime Tengen Toppa Gurren Lagann.
Key Animation: Jun Arai (新井 淳)
Anime: Tengen Toppa Gurren Lagann (天元突破グレンラガン) (2007)https://t.co/nY3vrYL5T7 pic.twitter.com/DXtiiakYli— randomsakuga (@randomsakuga) May 15, 2019
Embora os baixos salários dos animadores se tenham tornado um tópico cada vez mais complicado para os tomadores de decisão na indústria de anime, há algumas coisas a serem lembradas.
Na linguagem de produção de anime, um “corte” refere-se a uma curta sequência animada, mas não há um comprimento específico, ou um número de quadros de animação, num corte. Alguns são curtos e outros longos. Alguns requerem apenas alguns quadros por segundo, enquanto outros muito mais para o movimento ser mais suave.
Por causa disso, é incomum para um estúdio anime designar o pagamento dos animadores numa base fixa por corte, já que cortes diferentes precisarão de tempos diferentes para serem desenhados.
Também vale ressaltar que, embora Arai tenha uma carreira impressionante, trabalhando como animador em séries como Love Hina, Emma–A Victorian Romance, Higurashi When They Cry, Gurren Lagann e Sword Art Online, em nenhum lugar do seu currículo é listado qualquer envolvimento profissional com a franquia Pokémon, então é discutível o quão bem informado ele está sobre a escala de pagamento da produção.
Este é mais um escalonar do conflito entre o sindicato dos animadores japoneses e os estúdios de animação.
A pokemon company é suja, adota a mesma tatica da preguiçosa da gamefreak de usar o mínimo de recursos possíveis, já que os fanboys alucinados consomem a marca feito água.
Lembrando que essa realidade não é exclusiva do Japão, em Hollywood acontece algo bem próximo desde animações até equipe de produção de efeitos. Filmes faturam bilhões e animadores moram na casa dos parentes.
:/
Não é a tosa,que cada vez mais falta gente nessa area
E essa é a vida de um animador trabalhar para o caralho para se ferra no final, não importa onde seja, animes ou uma animação de hollywood.
E isso que é um anime de peso hein, agora imagina esses undergrouds por aí…
Quanto será que o Yutapon ganha? Com aqueles sakugas maravilindos. https://uploads.disquscdn.com/images/f692002244a81c05f02299dcfcead608971c836338e87d2d6b4ea062428dbf9d.gif https://uploads.disquscdn.com/images/96cb7a99c1a23fcbc107628906335c699bd804922cf921745b195264e0eae7e5.gif https://uploads.disquscdn.com/images/714e0905ab9a38e8cd593df23b6fa4bf30ae1dd13a3a6da9a2c8ac55f814e8e9.gif
Os grandes animadores ganham bem, e eles conseguem justamente impor coisas como tempo pra animar um projeto. Se não me engano eles cobram de forma diferente e normalmente tem uma escala única.
Desculpe a pergunta mas qual o anime do segundo frame?
Stranger: Mukou Hadan ou Sword of the Stranger, é um filme vai na fé que é bom.
Obrigado!
Esse filme tem a melhor luta de espadas já animada até hoje. Recomendo fortemente.
Sword of the Stranger
Ele e o Arifumi Imai devem ser um dos que mais ganham, eu acho…
Perdão,mas irei rouba-los rs
Se tá na internet, é de todo mundo.
E uma vegonha mesmo isso ainda acontecer
Sim… Espero muito que os que lutam por salario melhor façam os estudios derem salario descente. Quantidade de funcionários/animadores falando que mal recebem (ou nem sequer recebem) altamente tenso… Ouvi dizer que se lá reclamar reclamar do trabalho, é considerado como chorão, etc
“A série é um sucesso, então quem está a ficar com esses lucros?” Boa pergunta
a situação dos Animadores por lá é algo quase que análogo à escravidão
Uma triste realidade…
sim,que situação fia essa de um animador
Hahahaha não.
Isso porque filme eles tem um prazo maior pra trabalhar enquanto anime não.