O interesse no ocidente por anime está a aumentar substancialmente e prova disso é a crescente aposta dos serviços de streaming neste tipo de entretenimento.

Com o aumento da procura de produção de anime e com os estúdios de animação repletos de trabalho, muitas vezes já com o seu calendário para os próximos dois anos já repleto, os estúdios ficaram agora numa posição em que podem exigir mais dinheiro por projeto.

Yoshitada Fukuhara, o produtor de 37 anos do surpreendentemente popular , veio agora revelar que o valor dado a um estúdio de animação para animar uma série está a aumentar constantemente graças à demanda internacional.

Fukuhara, no entanto, devido à falta de mão de obra no Japão, já anteriormente previu que a China vai acabar por ultrapassar o Japão em termos de produção de animação e que entre 5 a 10 anos os animadores chineses terão a mesma mestria dos japoneses.

No ano passado ele revelou que a quantia média que um estúdio de anime consegue para produzir um episódio é de cerca de 15 milhões de ienes (142 mil dólares), o que numa série anime de 12 episódios se traduz em 180 milhões de ienes (1,7 milhões de dólares).

Ontem no seu twitter Fukuhara afirmou que, em média, alguns estúdios de anime estão a ganhar mais 5 milhões de ienes por episódio e podem obter royalties pelo que criam, se for bem-sucedido. Este aumento aumenta os orçamentos para anime para cerca de 20 milhões de ienes (190 mil dólares) em média por episódio.

Os estúdios que recebem estes royalties são geralmente os maiores, que criam os animes mais populares da temporada. O aumento da quantia dada aos estúdios de anime pelos comités de produção serve para ajudar a atrair criadores mais talentosos, porque os licenciadores estrangeiros estão interessados em criadores e estúdios de maior perfil para vender uma série, especialmente antes da transmissão, quando não há muito para fazer em termos promocionais.

Por outro lado, Fukuhara diz que para estúdios menores, obter royalties é difícil e que os estúdios precisam de ter um histórico comprovado para sequer chegar à mesa de negociações. Fukuhara pondera que as futuras produções verão os estúdios de anime a fazer muitos dos seus próprios trabalhos de copyright (como Toei Animation e Kyoto Animation atualmente fazem) com os seus próprios títulos originais, ou ter um assento maior no comité de produção.

Tradução do tweet de Fukuhara  em baixo:

Este Tweet é de um ano atrás, mas recentemente o preço de mercado para um episódio de anime tem sido de cerca de 20 milhões de ienes. Isto ocorre porque os sites de distribuição no exterior concentram-se na popularidade da obra original, do estúdio e do criador quando licenciam a série por um preço alto, então a maioria dos pedidos está concentrada nos estúdios mais populares. Além disso, os estúdios maiores tendem a ser capazes de reivindicar royalties facilmente.

Pelo contrário, é difícil para estúdios menores reivindicar royalties. Os orçamentos gerais estão a aumentar, mas os royalties obtidos por meio do licenciamento da TV aberta estão a mudar e a desaparecer gradualmente. A nova ideia é que, assim que uma obra original tiver um histórico comprovado, o estúdio poderá reivindicar royalties.

Para conseguir isso, a tendência no futuro será que os estúdios de produção não apenas produzam obras, mas também criem um sistema que lhes permita fazer os seus próprios negócios de direitos autorais, fundir-se ou ser adquiridos por uma grande empresa, ou para trabalhar com uma produtora. O número de trabalhos originais está a diminuir e seria bom se houvesse mais animes originais criados por estúdios.

Subscreve
Notify of
guest

19 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos santos
Carlos santos
25 , Agosto , 2020 9:44

O problema é que com a economia do japão os estuidos ainda pagam mal os funcionarios e as produçoes estão cada vez mais atrasadas e mal feitas

toygame
toygame
25 , Agosto , 2020 9:44

isso é bom,animes tem que ser internacionalizados e assim mudara um pouco mais da estetica que é sempre o foco no publico japones que tem uma cultura bem diferente do ocidente

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
25 , Agosto , 2020 9:44

Podemos resumir assim
Ou os pequenos estudios serão absorvidos pelo grandes estudios ou vão desaparecer..
É preciso ver se haverá uma melhor remuneração aos profissionais e se os estudios não vão queimar essa grana extra a toa
E sobre os estudios chineses.. acho que AINDA, ele não conseguem produzir grandes estórias ou transporta-lás para o Universo dos animes
Poucas tem o apelo dos animes japoneses
Mas SIM, eles podem produzir melhores animações se forem direcionados nisso.
Basta ver os creditos finais em muitas obras… ou são chineses ou coreanos

Nice
Nice
25 , Agosto , 2020 9:44

Seria bom se isso significasse melhores condições de trabalho e salário ao animadores.

toygame
toygame
Reply to  Nice
26 , Agosto , 2020 11:08

Mas isso se deve a economia do japão e não a questao da industria de animes mesmo

Paulo De Lima Ramos
Paulo De Lima Ramos
25 , Agosto , 2020 9:44

Tem que avisar ele que criatividade e estilo são mais importantes, inclua escritores, roteiristas e diretores na produção.

Vinícius Sanhudo
Vinícius Sanhudo
25 , Agosto , 2020 9:44

Boa notícia e boa matéria! Se isso realmente resultar em cada vez mais animes originais, excelente.

Ronoroa Zoro
Ronoroa Zoro
25 , Agosto , 2020 9:44

china vai passa o japão em anime nunca pensei nisso na vida

Ronaldinho Gaucho
Ronaldinho Gaucho
Reply to  Ronoroa Zoro
26 , Agosto , 2020 11:08

Já estão quase se tornando o maior mercado nesse setor.

Existem mais de 200 milhões de otakus na china, não tem nem como concorrer, é só questão de tempo ela passar.

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  Ronoroa Zoro
26 , Agosto , 2020 11:08

Não vai,a qualidade da animação e produção dele é inferior a dos japoneses ainda

Diego Andrew
Diego Andrew
Reply to  Carlos santos
29 , Agosto , 2020 3:46

cara depende, se estiver em uma mão ruim sim é bem inferior mas no caso contrario só perde em direção, não acho a direção dos chineses boas, costume talvez.. não sei :v

Alucard L'originale
Alucard L'originale
Reply to  Carlos santos
29 , Agosto , 2020 3:46

Pega Fog Hill of Five Elements, aquilo lá tá mil vezes melhor animado do qualquer obra japonesa hj isso q foi feito com apenas 7 animadores.

Nate grey
Nate grey
Reply to  Carlos santos
7 , Setembro , 2020 5:39

você est[a desinformado bro, assim como Alucard citou, Fog Hill vem sendo bastante elogiado, é mais bem animado que God of High School que ta do caramba. A animação está acima da média, e tem outros desconhecidos também bem animados como Hitori no Shita season 3 que está sendo bastante comentada na comunidade de animes.

erick
erick
Reply to  Ronoroa Zoro
26 , Agosto , 2020 11:08

??? China está se tornando na maior economia mundial, a um bom tempo, e em muito setores.

Várias empresas de vídeo jogos, e entretenimento foram compradas por empresas chinesas, em stocks ou completamente, os caras controlam a nossa média.

O que realmente me preocupa é o envolvimento da China na infraestrutura dos vários países da África, os cara práticamente emprestam o dinheiro para eles construirem as coisas e se os países n pagarem a China fica com tudo que foi construído…

Carlos santos
Carlos santos
Reply to  erick
29 , Agosto , 2020 3:46

Maior economia do mundo virgula,foi tudo crescimento via keynisianismo e o país está decaindo economicamente devido a isso

Isso de várias empresas serem compradas acontece sempre no mercado,empresas como google tem capital aberto para capitalizar a empresa e assim ter capital de giro.Os EUA está em quantitative easing,o FED está comprando ações de várias empresas americanas para evitar a falencia das mesmas.

E envolvimento na infraestrutura de outros países todo mundo faz isso,para construir pontes e outras coisas,o país emite titulos da divida publica para imprimir dinheiro e ter financiamento para construir as obras.
O Brasil está com a nota lixo,justamente por que corre um risco de calote de não pagar as dividas que tem,de construções antigas como a ponte rio niteroi e Brasilia por exemplo

Elivelton Silva
Elivelton Silva
Reply to  erick
29 , Agosto , 2020 3:46

China deveria pagar trilhões pelo coronga isso sim!

Soto
Soto
25 , Agosto , 2020 9:44

Os melhores desenhos do mundo.

Marcelo
Marcelo
29 , Agosto , 2020 3:46

Esse ano eu já tive um gostinho de como está a melhorar a animação chinesa,a 3 temp de hitori no shita foi de longe a melhor mais bem animada e coreografa,the kings avatar tbm teve um filme absurdamente bem produzido,tem outros ai recentemente tbm que parecem ir bem nesse aspecto tipo mo dao zu shi…dificilmente a boa qualidade vai passar a ser regra,nem no japão é assim,mas já que a china vai explodir independentemente do sucesso aqui fora(só o mercado chines,já banca o investimento),que pelo menos da para aproveitar uma ou outra produção deles

♛ Mคster : Hirøshi ♛
♛ Mคster : Hirøshi ♛
2 , Setembro , 2020 4:37

Só espero que não Comecem a querer Lacrar nos Animes pra Agradar a Parte Mimizenta do Público Ocidental.