O episódio 10 de Sword Art Online: Alicization, a terceira temporada de Sword Art Online, recebeu críticas devido aos seus conteúdos sendo que o episódio chegou mesmo a ser censurado em algumas plataformas de streaming e até o próprio autor veio pedir desculpa às atrizes de voz das personagens.

A situação de agressão sexual presente no episódio 10 de Sword Art Online: Alicization é algo que Reki Kawahara também explora noutras situações da novel de Sword Art Online e ele vem agora revelar a razão para tal.

Isto pode ser um pouco tarde, mas se estão a perguntar por que SAO tem tantas destas cenas, um número considerável de light novels (embora não fossem chamadas de light novels naquela época), sagas épicas e histórias de aventura que eu li por volta do ensino médio continham estes elementos na história. Eu citaria Ōgun Hakusha (Gold Spur) como um título representativo. A minha escrita estava ligada a isso como se estivesse sob um feitiço.

Nos dias de hoje, o feitiço finalmente desapareceu. Hoje prefiro expressar a catarse por outros meios. Se fosse uma cena absolutamente necessária para a história, eu escrevê-la-ia, mas preferiria fazer isso num livro que não seja uma light novel.

Reki Kawahara também mostra a sua surpresa com a adaptação para série anime que ele acredita fez os seus conteúdos ainda mais extremos:

Acredito que o nível de abrasividade em SAO seja extremamente médio para light novels. A direção, animação e atores de voz no anime são muito poderosos, o que impulsionou absolutamente o impacto [das cenas]. Quem teria pensado que Raios faria um salto tão exagerado…!

Kawahara começou a escrever Sword Art Online como uma web novel em 2001. As novels foram mais tarde editadas e publicadas como light novels na Dengeki Bunko a partir de 2009.

Em múltiplas entrevistas ele mostrou arrependimento sobre certos aspectos da história que ele escreveu quando era um escritor menos experiente. As novels de Sword Art Online entraram no arco “Unital Ring” em 2017, que marca o novo arco escrito por Reki Kawahara já como um escritor profissional.

Subscreve
Notify of
guest
20 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
0TAKU-_COM_ORGULHO:)
0TAKU-_COM_ORGULHO:)
11 , Julho , 2019 18:29

não importa em qual anime seja esse tipo de cena sempre vai da polêmica pra mim a cena de goblin slayer foi muito mais pesada

Nuno Alves
Nuno Alves
11 , Julho , 2019 18:29

Os politicamente corretos já enjoam…

Michelle Sant Anna Anselmo
Michelle Sant Anna Anselmo
11 , Julho , 2019 18:29

é triste mais simples japas curtem ai vende mais.

Dantefim
Dantefim
11 , Julho , 2019 18:29

Ele esteve sob o um feitiço qual é ele só gosta dessas situações.

❥❙ Tємρєѕт • 愛 16
❥❙ Tємρєѕт • 愛 16
Reply to  Dantefim
11 , Julho , 2019 20:17

Eles deveriam salvar elas depois de serem estupradas. É coadjuvante então aposto que muita gente não ligaria (só as feministas e “politicamente corretos”) que muito provavelmente iriam massacrar a produção

Michelle Sant Anna Anselmo
Michelle Sant Anna Anselmo
Reply to  ❥❙ Tємρєѕт • 愛 16
11 , Julho , 2019 23:33

juro por que?
é pensamentos assim que cria estrupadores cara isso ai que ele escreveu não tras nada só fetiche de japones virgem que gosta de cenas de estrupo.

um unico anime que mostrou estrupo em homem que eu vi foi banana fish veja como essa cena é trabalhada e depois veja a do sao.
a do homem não mostra e é pesada do mesmo jeito o mesmo fale de guts berserk olha a diferença entre ele e casca foi toda erotizada.
depois veja como isso afeta o personagem na obra guts carrega isso com ele a vida toda até no momento de relanção com casca é problematico.
agora em sao isso ai servio só protagonista surrar eles ai nas mulheres nós vamos ficar mais fortes e acaba ai não vamos mais ver como isso realmente afetou a vida deles será esquecido.

❥❙ Tємρєѕт • 愛 16
❥❙ Tємρєѕт • 愛 16
Reply to  Michelle Sant Anna Anselmo
12 , Julho , 2019 1:15

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PENSAMENTOS ASSIM QUE CRIA ”ESTRUPADORES”. Que porra você tá falando mano, é só um anime. SAO por sinal é um dos mais populares entre essas crianças de 8 – 13 anos. Por isso que nunca vai inovar ou trazer algo diferente na obra além desse gore que apareceu no ep 10 (*que por sinal já deve ter aparecido umas 10x só na franquia, mas sem esse diferencial de sangue exagerado*). E como eu disse, são só coadjuvantes, não vão fazer diferença alguma na história principal ou na vida do Kirito, elas poderiam ter sido estupradas para um maior desenvolvimento na personalidade do Eugeo ( que não teria dó de matar esses cuzões)

Miquéias
Miquéias
11 , Julho , 2019 18:29

Traduzindo: Pq ele gosta de escrever esse tipo de cena.

JayJay
JayJay
11 , Julho , 2019 18:29

Simples, bloqueio criativo, não sabe chocar os leitores de outra forma.

Kamy
Kamy
11 , Julho , 2019 18:29

Não importa, de qualquer forma, porque eu não me importo com isso e pronto, então não importa mesmo.

Willian Picorelli
Reply to  Kamy
11 , Julho , 2019 20:17

Cuidado que os politicamente corretos da geração nutellinha vão cair em cima chorando e esperneando

Michelle Sant Anna Anselmo
Michelle Sant Anna Anselmo
Reply to  Willian Picorelli
11 , Julho , 2019 23:33

não gosto de nutellas e o politicamente corretomais as veses eles estão certos isso ai não só foi escrito porque japones gosta ai vende mais simples assim.
fale o mesmo para pornografia infatil que roda atualmente no meio otaku da dificil assitir anime agora é tudo garota crianças em cenas eroticas e histoias fracas.
nesse ano quantos animes assitir 10 eu acho antes assitia quase todos.

Filipe
Filipe
11 , Julho , 2019 18:29

Kkkkk até o autor achou o pulo exagerado (o que é normal).

Davi
Davi
11 , Julho , 2019 18:29

“Necessária para a história”… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Filipe
Filipe
Reply to  Davi
11 , Julho , 2019 20:17

Bem, depende da forma que é usado, das duas primeiras vezes, com a Asuna e a Shinon foi altamente desnecessário, mas desta vez pelo menos deu um desenvolvimento ao Eugeo (embora havia outras formas de o fazer) e mostrou que há formas de contornar as regras estabelecidas naquele mundo (só espero que o autor não volte a usar esse recurso).

Davi
Davi
Reply to  Filipe
11 , Julho , 2019 23:33

Se há outras formas de chegar no mesmo ponto, não é algo que ele devesse colocar no pedestal de “é importante pra história”.
E meu problema não é com isso, mas sim com tudo o que estava atrás desse primeiro arco de SAO. A garota de cabelo vermelho esperando um homem pra se apoiar e aí sim dizer que vai ficar forte. Porque não ficou forte antes?
E me incomoda que tamanha qualidade de animação seja gasta com SAO que foca em piquiniques. Você vai gastar essa animação assim? Você tá de brincadeira.

Filipe
Filipe
Reply to  Davi
12 , Julho , 2019 1:15

O arco ainda está no início e vão ser 50 episódios vamos ter calma e esperar (mas concordo que há obras que mereciam uma animação melhor, ao invés de SAO).
Sobre a garota, ela entrou na academia recentemente e via a amiga a sofrer abusos e começou a temer que o mesmo lhe pudesse acontecer, portanto procurou apoio na pessoa que sempre a tratava bem, o Eugeo.
O problema foi a forma como tudo foi mostrado, deram pouco desenvolvimento nas garotas e nos nobres (problemas narrativos).

Davi
Davi
Reply to  Filipe
12 , Julho , 2019 2:31

Mas os nobre são vilões genéricos. Eu já sabia que serviriam apenas pro protagonista surrar eles e os telespectadores ficarem satisfeitos. É muito previsível e desinteressante.
Estamos na terceira temporada de SAO, não deveríamos ter esse tipo de personagem. Já tivemos em Sword Art Online, Alicization era pra focar em uma aventura como SAO. Mas optou por seguir o mesmo roteiro, parou numa base e pra alcançar o objetivo é preciso apenas subir degraus.

Romance genérico. Os problemas da garota e desse arco, são problemas de um romance genérico.

Hachiman Hikigaya
Hachiman Hikigaya
Reply to  Davi
5 , Dezembro , 2019 14:17

Surrar? Não é o suficiente, tem é que torturar até que não seja mais possível, isto é, o indivíduo passou a ter prazer em todas as torturas que são possíveis de fazer. Queria que todo protagonista tivesse um lado dark assim, bem vingativo, frio, cruel e impiedoso. Essa de deixar o mal vivo é dizer para ele aparecer de novo. Mano, eu fiquei puto com o lance da Asuna, mas os outros nem. Me diz aí como foi o da Asuna. O anime mudou como foi na novel, tipo trocar algumas cenas por outras menos impactantes e etc. É doentio o Kirito não ter torturado esse cara men, ele merecia ter o pinto e as bolas arrancados, e claro, depois de torturá-lo. Falo do Sugou. Eu só assiti-e o anime, aí nem sei como é na novel.

Hachiman Hikigaya
Hachiman Hikigaya
5 , Dezembro , 2019 14:17

Não acho que estupro e semelhantes seja algo realmente bom, mas, pode ser sim para uma obra.
O autor apenas gosta disso. Agora, não quer dizer que estupro é o segredo do sucesso, tipo: “eu sou adulto e sei escrever bem”. Não estou desmerecendo a obra. A cena foi “chocante” por causa que foi animação. Em um livro tem gente que nem liga, mas, ao ver o sofrimento alheio dá uma sensação ruim, principalmente quando a pessoa nem mesmo merece aquilo. Só fico puto porque sempre a mulher é a que se fode mais, por isso eu gosto da Esdeath e da Erza, elas representam.
Mas, essa cena de abuso foi melhor do que a da Asuna, achei bem paia a dela. Essa foi bem mais “mensageira” eu acho, teve um certo amadurecimento. No da Asuna fo muito “O príncipe encantado salva a princesa”. Outra também é que os heróis nunca se vingam apropriadamente, isto é, eles não torturam os vilões, não mostram um lado sombrio que todos nós temos.