Rumiko Takahashi, a autora e ilustradora de Ranma 1/2, confirmou oficialmente através da sua conta na X de que o rumor de que uma adaptação moderna da sua obra em formato anime está a ser produzida é verdadeiro e novas informações vão ser reveladas no dia 17 de julho de 2024 numa transmissão no seu canal no YouTube.
Ranma 1/2 começou a ser publicado em agosto de 1987 na Weekly Shonen Sunday e terminou em março de 1996 com 38 volumes.
Uma adaptação para anime pelo Studio Deen (Collar x Malice) estreou em 1989. Recentemente, outra das obras de Rumiko Takahashi, Urusei Yatsura, ganhou um novo anime em 2022 e terminou em 2024.
Sinopse de Ranma 1/2
A história desenrola-se à volta de um adolescente chamado Ranma Saotome, que treina artes marciais desde a infância. Como resultado de um acidente durante uma viagem de treino, é amaldiçoado em tornar-se uma rapariga quando exposto à água fria, enquanto a água quente o transforma novamente num rapaz. Ao longo da série Ranma procura uma maneira de se livrar da sua maldição, enquanto os seus amigos, inimigos e muitas noivas constantemente atrapalham e interferem.
De Urusei Yatsura já era fã do animé original e o remake foi maravilhoso. Ranma 1/2 é um dos meus mangá favoritos e ter a oportunidade de ver o anime em versão remake, com a fasquia bem alta que o de Urusei Yatsura colocou só me faz pensar o bom que é ser fã de animé nesta era!
Para mim dá Rumiko sempre será Urusei Yatsura. Estiveste atento ao episódio onde na sala de aula o professor Onsen estava a ensinar inglês e a lição era a sinopse de Ranma 1/2? Penso que aí deixaram uma pista. Espero que está adaptação seja também pela David Production, mas estou com um pé atrás por ferir demasiadas suscetibilidades modernas e por ver vezes ser bem erótica.
Lembro-me desse episodio na sala de aula mas na altura, sinceramente, não pensei que fosse mais do que uma referência a uma obra da Rumiko. Se for a David Production fico satisfeito, pelo excelente trabalho feito em Urusei Yatsura e por ser um estúdio que em princípio não vai vacilar na componente de combate de Ranma 1/2 que, não sendo nada de extraordinário comparado com um Battle shonen, também não deve ser tratado de forma demasiado simplista, principalmente nos arcos finais. Acho que vai manter-se fiel ao espírito do original. Se pensarmos bem UY também poderia incomodar muita gente mais sensível (uma rapariga menor de idade constantemente em trajes menores, Ataru a tentar forçar beijos a raparigas, a possessividade da Lum em relação ao Ataru, a relação entre uma filha (Ryonnosuke) e o pai que envolvia agressões mutuas). Espero que mantenha ao máximo a essência da obra.
Mas como foi maravilhosos se não adaptava diretamente a obra? Explique, por favor.
Primeiro porque não tinham como condicionar centenas de capítulos em 39 episódios, depois a meu ver conseguiu fazer muito melhor que a série clássica por não enrolar demasiado, através da limitação de episódio focar-se na relação entre o Ataru e a Lum, onde vivos que foram de olhares se preocupavam um com o outro mais do que tudo. A meu ver este é um dos melhores remakes modernos, pois além de apresentar um enorme respeito pela série foi incisivo em momentos e personagens.
Bom, se forem adaptar como fizeram com Urusei, onde não foi feito “normalmente”, eu prefiro que não façam.