Recentemente noticiamos as condições de “luxo” das novas instalações do estúdio Toei Animation na cidade de Oizumi em Nerima, Tokyo. A imagens demonstraram uma melhoria gigantesca de condições em comparação com o seu antigo estúdio com mais de 60 anos de história. No entanto, muitos talvez se perguntaram se essas condições materiais vão melhorar em algo as condições de trabalho em si ou se as supostas melhorias no fluxo de trabalho são apenas ilusórias.
A resposta é sim as melhorias materiais de local de trabalho melhoraram e a Toei apesar de estar longe de ser perfeita, além de ser o maior estúdio da indústria tendo uma história enorme, serve de exemplo para o resto da indústria pela sua organização e departamentos de alta capacidade. Das melhorias que a Toei tem aplicado ultimamente, destaca-se a digitalização do fluxo de trabalho, criação de novas ferramentas de apoio à produção, tal como treinos especializados tanto para animação tradicional como digital.
Falando das reformas no sistema de trabalho, Atsutoshi Umezawa diz que executivo da divisão de produção da Toei, comenta que em termos de sistema de trabalho necessitam de abordar o problema de horas de trabalho, não só na indústria de animes, mas como no país em si. No essencial reduzir as horas de trabalho sem prejudicar o output do trabalho em causa, deve-se identificar, verificar e eliminar o “desperdício” no processo de produção. Umezawa ainda acrescenta que na Toei estão sempre a procurar formas de melhorar o fluxo de trabalho, de maneira a economizar tempo e mão-de-obra, tal como melhorar as condições de trabalho.
Um dos grandes exemplos séria a digitalização do fluxo de trabalho, Takeshi Himi, executivo geral da divisão digital e produção, diz que a digitalização certamente é uma parte necessária para tornar o fluxo mais eficiente. Mas, não só, também experimentar técnicas novas que não eram possíveis de usar antes e que podem melhorar o processo. Himi diz ainda que a indústria irá mudar drasticamente à medida que mais e mais estúdios vão se adaptando ao fluxo digital, as suas vantagens são enormes, como o tempo de coleta e entrega dos materiais de produção vai ser bastante menor, tal como a possibilidade de trabalhar em conjunto com talento de “fora” sem a necessidade de deslocação. (Exemplo: O Studio Lan tem animadores de todo o mundo, que produziram To Be Heroine, e participam ocasionalmente em animes como Boruto, Black Clover e mais recentemente em One-Punch Man 2)
A Toei Animation tem o seu próprio sistema de produção de 3DCG (o melhor da indústria), e criou um sistema de gestão chamado de “Draw Data Manager” aplicado a desenhos digitais em 2D. Ao ser usado é possível ver o progresso do trabalho em tempo real, facilitando a precisão da identificação de erros ou falhas. Em adição, a Toei também lançou a sua própria “Digital Time Sheet”, que completamente digitaliza o processo muitas vezes cansativo de marcar os tempos de cada frame a cada sequência de animação atribuída. Com o sistema “Draw Data Manager” e a “Digital Time Sheet”, é possível a sincronização de cada cena mais facilmente no processo digital. Atualmente, um terço dos episódios produzidos de Oshiri Tantei são produzidos totalmente em formato digital usando a “Digital Time Sheet”.
Himi acredita que a “Digital Time Sheet”, não só beneficia a Toei mas como a indústria, então o plano é para que seja disponibilizada para outros estúdios sem custos. Himi enfatiza ainda que a grande força dos estúdios ocidentais, que é a sua independência e meios tecnológicos mais avançados e capazes do que no oriente. Himi ainda acrescenta que uma equipa de cerca de 10 pessoas continua a desenvolver e criar novas ferramentas criativas de gerência e produtividade.
Kazuo Sakai produtor na Toei, diz que no anime anteriormente mencionado Oshiri Tantei os “hashi” (pauzinhos usados como ferramentas para comer) foram todos desenhados digitalmente. Sakai lembra que é necessária uma certa aprendizagem para o uso de software desenho, no processo de desenho analógico pode ser apenas necessário trocar de ferramenta, mas em software é necessário conhecer as combinações ou botões de atalho, mover materiais entre pastas, etc. Para que esse processo ocorra com mais facilidade, a Toei tem neste momento um treino digital com cerca de 100 participantes, sendo que todos os anos se juntam mais pessoas. Concretamente, em adição ao treino de desenho tradicional é feito a intermediação para o digital, dependendo se o animador cumprir os critérios. Por exemplo, um dos episódios de Oshiri Tantei foi totalmente animado em formato digital por staff veterano a rondar os 60 anos de idades, graças ao treino que tiveram.
Umezawa finaliza dizendo que apesar de que em Hollywood as animações em 3D são bem aceites, o mesmo não acontece para a animação 3D japonesa. De momento, a Toei está a trabalhar para desenvolver uma impressora 3D que possa reproduzir o espírito e habilidade de uma artista. Enquanto refinam tais técnicas, a Toei também planeia em criar IP (Propriedade Industrial) a partir do estúdio.
falta só o salario se não, não vai adiantar nada. Vai continuar afastando os jovens japoneses da industria de animação.
Toei virando Premium.
duvido… se eles melhorarem algo é pq nn ta achando mais animador trouxa pra se matar pra eles ganhando a mixaria q eles pagam
Isso e a repercussão negativa das condições que tem ficado mais e mais forte.
O que tem que discutido primeiramente é uma remuneração melhor aos mangakas e a staff de produção ,sem isso resolve nada.Não atrai novos profissionais e nem consegue manter os antigos nessa area.
Vamos como vai se sair. Até agora só noticiais boas, mas veremos se foi boa mesmo é na animação.
verdade, eles vao começar a investir em 2D shell/3D porem de qualidade, acho que do nivel de Hello World que vai lançar.
Esse Hello World é em 3D pelo trailer
sim 2D Shell/3D foi o que eu falei, esse vai ser o futuro da animação japonesa.
Triste
Bom, o estúdio esta bonito, melhorou local de trabalho mas, não o salario dos animadores.
pois é pelo artigo,ele só querem resolver o problema de longa horas de trabalho
e eliminar o “desperdício” no processo de produção, Isso é bom,mas não resolve o problema da staff que ganha mal e não tem condições de sobreviver com esse salario.
uma verdadeira humilhação ganhar menos que um atendente de Fast Food que ja ganha pouco
pois é