Como funciona o estúdio Bones

0

Como funciona o estúdio Bones

Conhecido por obras icónicas como Fullmetal Alchemist, Cowboy Bebop, Darker than Black e muitos outros, o estúdio Bones é hoje conhecido como uma das maior referências da indústria e é sempre colocado no top de melhores estúdios a produzir anime. Certamente já se perguntaram como o estúdio Bones funciona, a sua constituição e como são decididos os animes que irá animar.

Bones tal como outros grandes estúdios de animação como a Pierrot, Toei animation, A1-Pictures, etc, é constituída por vários sub-estúdios, neste caso 5, denominados de estúdio A, estúdio B, estúdio C, estúdio D, estúdio E. Cerca de 70 funcionários entre produtores, diretores e animadores trabalham no estúdio que tem como presidente e também produtor Masahiko Minami.

Atualmente o estúdio A está a cargo da produção de Carol & Tuesday, o estúdio B está a trabalhar na OVA de Mob Psycho 100 II que terá a sua antestreia a 7 de julho, o estúdio C está na produção tanto da quarta temporada de My Hero Academia como no filme com data marcada para a temporada de inverno de 2020, o estúdio D está neste momento a produzir Bungo Stray Dogs 3, e por fim o estúdio E que está na produção do terceiro e último filme da trilogia de Eureka Seven High Evolution.


Como funciona o estúdio Bones

Sobre o planeamento e criação das obras que o estúdio Bones decide animar, entre os casos que merecem uma breve menção o primeiro seria sem dúvida Fullmetal Alchemist (2003), que começou a tomar forma quando o seu designer de personagens Yoshiyuki Ito decidiu ler o mangá (na altura com apenas 2 volumes) e expressou a vontade de querer ver a obra animada. O anime então recebeu o “selo” de aprovamento e foi assim produzido, na altura o estúdio Bones tinha apenas 2 sub-estúdios, A e B pouco depois foi criado o C. Mais tarde, foi produzido então Fullmetal Alchemist Brotherhood exibido em 2009, o projeto teve inicio desta vez logo após o último capitulo do mangá. E foi nessa altura que nasceu o sub-estúdio D.

Posteriormente, Bones produziu o filme Sword of the Stranger que apenas foi possivel produzir pelo imenso êxito de Fullmetal Alchemist Brotherhood. Na altura, filmes originais não eram produzidos tão facilmente, no entanto a ideia do diretor Masahiro Andou acabou por ter sucesso e Sword of the Stranger é hoje aclamado como uma obra de referência internacionalmente.

Heroman, um anime menos conhecido pelo publico geral, teve o inicio da sua concepção quando Minami falou com Stan Lee onde a grande figura da Marvel Comics afirmou que queria criar uma obra em colaboração com animação japonesa. Minami mais tarde encontrou-se com Stan Lee, onde ouviu os seus desejos de ver “coisas de heróis” e “crianças e robôs” relembrando um pouco a sua infância. O anime foi então produzido a partir dessas ideias.