Geralmente os mangakás ficam contentes quando uma das usas obras é adaptada para uma série anime, mas nem sempre o resultado final é do seu agrado e esse parecer ser o caso da adaptação para série anime do mangá Ahiru no Sora.
No passado dia 3 de julho o autor do mangá, Hinata Takeshi, mostrou o seu desagrado pela liberdades artísticas que o anime tomou.
Na sexta-feira, ele citou um tweet na conta oficial do anime de Ahiru no Sora e comentou:
“Você é o pior.” (A conta oficial do anime já excluiu o tweet em questão). Ele depois colocou online um screenshot do tweet excluído e twittou: “Se você vai fugir, não faça isto em primeiro lugar”.
逃げるなら最初からやるなよ。 pic.twitter.com/ZBbsGLeruo
— 日向武史 (@hinatatakeshi) July 3, 2020
Podem ver em cima o tweet do autor com o screenshot do tweet apagado pela conta oficial do anime e onde vemos um efeito nos olhos do personagem semelhante a outra franquia de basquetebol, Kuroko’s Basketball (Kuroko no Basuke).
Num outro tweet publicado na sexta-feira, Hinata explicou alguns dos sentimentos que motivaram os seus comentários recentes sobre o anime.
Eu tenho vindo a receber uma série de mensagens diretas, o que me fez pensar: ‘É a diomedéa, então não pode ser evitado’. Uma parte de mim quer dizer isso, mas não posso fazer isso quando se trata do meu próprio mangá. Se causei desconforto aos fãs desse projeto, peço desculpas. Também quero pedir desculpas às pessoas que são verdadeiros leitores do Ahiru no Sora. Acho que a direção do anime é dececionante e terrível. Peço desculpas mais uma vez.
Hinata já havia criticado anteriormente adaptações de trabalhos seus. No 39º volume do mangá original, ele escreveu que foi abordado em duas ocasiões anteriores para uma adaptação do seu trabalho, mas ele recusou as duas ofertas porque elas terminavam com o protagonista a jogar na NBA.
A animação de Ahiru no Sora é do estúdio Diomedea (Beatless, Akuma no Riddle), a direção é de Shingo Tamaki (Aho Girl), o guião é de Go Zappa (Beatless, Koihime Musō, Blend S) e o design de personagens é de Yoshino Honda (Fuuka).
Ahiru no Sora começou a ser lançado na Weekly Shounen Magazine em 2004.
Kurumatani Sora, fez uma promessa à sua mãe “Vou dominar o meu primeiro torneio do ensino médio”. Mas quando ele se junta ao clube de basquetebol da Escola Secundária de Kuzuryū, ele descobre que esta se tornou um local frequentado por delinquentes. Um lugar onde tudo, exceto o basquete, é feito, mas com o zelo genuíno de Sora pelo basquetebol, as coisas começam a mudar…
Tenso, e eu até tinha gostado pra caramba do EP 1 tava esperando mais pra ver tudo de uma vez kkkk.?
Sabia que o anime não seria grande coisa pelo estúdio de animação que não consegue fazer nem um anime de 1 cour e ainda por cima censura o autor da obra original, muito sacanagem com ele ?
A animação e direcção, principalmente nos treinos e jogos, é sofrível, mas ahiru no Sora tem um enredo bastante bom. É fácil criar empatia com o elenco principal. Provavelmente vou procurar o manga quando acabar este último cour.
Dropado antes da mãe do prota morrer, perde 3 jogos no último segundo? Não sei se é falta de criatividade ou abuso de uma ferramenta dramática, mas as chances de perder no último segundo em relação a chance de perder por mais de 10 pontos de diferença é de 1/10, se queria mostrar que não eram bons o suficientes que perdesse de forma mais realista.
Ainda estou esperando completar pra começar, mas com esse estúdio já era esperado. Ainda mais um anime com tantos episódios.
Lembro dessa citação dele rejeita 2 vezes, porém o caso dele é semelhante a o manga Rookies que recebeu 2 proposta de adaptaçãoes animada e 2 proposta de Live action, mas só aceitou em 2011 quando o manga acabou a anos.
Eu dropei essa série no segundo eps,muito ruim
Anime de esporte só com a Production I.G mesmo. Raros são aqueles que deram certo sem ser desse estúdio.
Quando vejo esporte + Production I.G me sinto obrigado a assistir.
Rezo pro remake de Slam Dunk parar nas mãos deles.
Eu até concordo que a animação tá bem meia boca (sendo gentil)… Mas pra mim, animação é o quarto motivo que eu vou me importar com animes (ah não ser que seja tipo Aku no Hana, aí não dá pra defender)… Os personagens, a construção deles e a história me conquistaram de tal maneira que eu não estou nem aí com a animação…
Nem assisti esse anime pq e muito difícil um anime de esporte me atrair, e ele tbm e de esporte de basquete, e esse nem consegue superar Kuroko no basket. E q demorei muito pra assistir esse anime até.
Droppei o anime no ep 19…
O autor possui culhões para criticar dessa forma. Não que ele esteja errado… é triste ver as cenas de Ahiru no Sora……. os personagens pedem por momentos mais bem dirigidos….
O Tamaki-san é bom na direção… de animes de comédia. Agora, esporte não é algo que ele deveria chegar perto…
Já deu para perceber porque é que o mangá demorou 15 anos a ser adaptado para série anime. Eu não li o manga, mas gosto bastante da série anime apesar das suas falhas. Acho que ele está a exagerar porque embora a adaptação pudesse ser bem melhor ainda levou muitas pessoas a ir ler o mangá
De qual EP e dessa imagem?
A animação não é muito boa, mas a história está bem legal, passa a emoção do momento e pelo que me contaram (não posso opinar muito à respeito disso porque não acompanho o mangá) eles até que estão animando sem grandes cortes à obra original.
No geral não estou decepcionada com o anime, ele me cativou muito com o enredo.
É uma pena o mangaka não ter gostado da forma como as coisas estão sendo adaptadas, mas acho que mesmo o anime estando do jeito que está isso impulsiona as pessoas irem atrás do mangá aumentando assim a venda para o autor.
Claro que ele tem todo o direito de não gostar e de dar uma opinião negativa, mas pelo que deu a entender pelo Twitter dele é que ele já esperava a animação a baixo da média da Diomedéa na frase “É a diomedéa, então não pode ser evitado”, assim sendo, porque ele autorizou o anime depois de já ter negado 2 vezes antes? Fica um clima meio chato, as vezes as pessoas que estão trabalhando no anime podem estar tentando dar o seu melhor com o orçamento pequeno.
Legal que a staff não deixa ele expor o descontentamento dele,excluindo o post dele.
Olha que nao é só a parte técnica que tem problemas kkkkkkk
O anime é terrível mesmo em sua parte técnica. A animação muito estática, a direção sem vida e até os efeitos sonoros eu acho exagerados.
Só tô assistindo ainda pelo roteiro que é bom.
Não me admira o autor estar decepcionado e dúvido que depois dessa o anime ganhe mais episódios.
Depois de recusar duas propostas, creio que o autor deve ter aceitado essa por pressão editorial.
Confesso que a direção e um tanto quanto ruim e o anime tem bastante quadro estáticos mas eu gosto bastante dele principalmente dos personagens que me cativaram bastante