A adaptação para filme anime do mangá Look Back de Tatsuki Fujimoto, o autor de Chainsaw Man e Fire Punch, teve uma antestreia e o seu diretor revelou que esteve a trabalhar no filme anime até ao dia anterior da antestreia e que não saia do estúdio há mais de dois meses.
Numa entrevista recente, Oshiyama comentou:
Foram dias extremamente difíceis. Parecia que estava a fazer um triatlo difícil. Cada dia foi tão emocionante e mal acabou. Na verdade, ainda é muito cedo para terminar, então não sinto que realmente acabou, então pensei que se todos assistissem ao filme hoje, eu finalmente sentiria que acabou… Fiquei no estúdio o dia todo por cerca de dois meses e meio. Finalmente, fui para casa ontem e dormi no meu próprio futon. Acho que acumulei uma boa dívida de sono.
A adaptação anime de Look Back foi feita no Studio Durian, com Kiyotaka Oshiyama encarregado da direção, design drpersonagens e até mesmo da escrita do argumento. Além disso, como designer de personagens, ele também teve que trabalhar diretamente com os animadores e fazer ele mesmo os frames. Não se trata de “exploração”, mas ele próprio decidiu trabalhar desta forma. No entanto, também é uma realidade que outras produções com muito mais pessoal ainda sofrem com este tipo de problemas, sendo um problema constante dentro da indústria anime à qual são solicitadas cada vez mais produções com prazos de entrega mais curtos.
Com estreia agendada para o dia 28 de junho de 2024, a animação é do Studio Durian e a direção é de Kiyotaka Oshiyama, o diretor de animação de Space Dandy, Dennō Coil e Flip Flappers.
- Direção de arte: Kiyoshi Samejima
- Assistentes de direção de arte: Yoshio Harisaki, Takashi Omori
- Design de cores: Maya Kusumoto
- Direção de fotografia: Kazuto Izumita
- Edição: Kiyoshi Hirose
- Direção de som: Eriko Kimura
Quanto a seiyuu temos os estreantes:
- Yumi Kawai como Fujino
- Mizuki Yoshida como Kyomoto
O one-shot foi publicado em julho de 2021 na Shonen Jump Plus da Shueisha. Em agosto, tal como noticiámos, o autor editou o mangá devido a uma reação negativa por parte dos leitores. Muitos apontaram que esta era uma referência ao incêndio criminoso nos estúdios da Kyoto Animation em 2019.
Na descrição de Look Back podemos ler:
A estudante Ayumu Fujino desenha frequentemente mangás de 4 painéis para o jornal da sua escola e é elogiada por ter as melhores obras de arte da sua classe. Um dia, o seu professor pede que ela ceda um dos seus slots de mangá no jornal da escola para uma aluna ausente chamada Kyomoto.
Quando o mangá de Kyomoto aparece ao lado de Fujino, ela recebe muitos elogios pela sua arte detalhada, o que deixa Fujino furiosa. Recusando-se a ser derrotada por quem mal vai à escola, Fujino dedica-se a aprender a fazer mangá. Porém, com o passar do tempo, o seu objetivo de ofuscar Kyomoto parece cada vez mais distante, e Fujino, acaba por se render e desistir do mangá. Chega o dia da formatura e Fujino é convidada a apresentar a Kyomoto o seu certificado de formatura. Por acaso, as duas acabam por se encontrar cara a cara, e o seu encontro inesperado vai acabar por ter consequências muito além do que qualquer uma delas poderia prever.