O diretor Mitsuo Fukuda revelou no seu twitter a frustração que está a sentir ao ver uma sua assistente ser obrigada a trabalhar de forma exaustiva no estúdio de animação Sunrise.

Segundo o diretor o seu atual horário de trabalho inclui dias muito longos e quase sem dormir. Ele revela que ela trabalhou 59 horas em quatro dias e que este horário não está fora da norma, acrescentando que isto dura já há mais de um mês.

Fukuda escreveu que ela começou a sua semana de trabalho na segunda-feira às 10h30 e não voltou para casa até terça-feira às 6h. Ela então dormiu até o meio-dia antes de voltar a trabalhar até as 10:00 da manhã de quarta-feira. Ela foi então capaz de dormir aproximadamente quatro horas antes de voltar ao trabalho às 14:00 na quarta-feira e não voltou para casa até às 11:00 de quinta-feira.

Fukuda juntou-se à Sunrise em 1979. Ele trabalhou como diretor de episódios em Kiko Senki Dragonar, Mashin Eiyūden Wataru, Madō King Granzort e The Brave Fighter Exkizer antes de dirigir a série de anime Future GPX Cyber Formula. Ele continuaria a dirigir futuros projetos da franquia GPX Cyber Formula e depois a popular franquia Mobile Suit Gundam Seed.

Num novo tweet, Fukuda acrescenta que no ritmo em que o cronograma está a ir, não demorará muito para que ela seja vítima de algum tipo de acidente. Ele afirmou que ele costumava ser capaz de trabalhar com este tipo de agenda no passado, mas agora ele sente que tem que mudar isso, mesmo que seja perigoso para ele falar sobre isso.

Diretor de Mobile Suit Gundam Seed obrigado a trabalhar mais de 60 horas em 4 dias

Os criadores cada vez mais falam sobre as condições de trabalho da indústria anime, mangá e jogos. Várias mulheres partilharam as suas histórias de sexismo no local de trabalho e um especial da NHK discutiu como a indústria de anime é vista como uma espécie de “trabalho negro” devido a baixos salários e longas jornadas de trabalho.

A Associação de Criadores de Animação do Japão (JAniCA) relatou em 2015 que os animadores tinham em média 11 horas de trabalho por dia e tinham apenas quatro dias de folga por mês. Um animador que deixou o seu emprego devido a uma depressão relacionada ao trabalho manteve um registo de horas extras. Ele relatou ter 100 horas extras num mês.

Subscreve
Notify of
guest

13 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Zoldyck
Zoldyck
11 , Julho , 2019 18:32

Mangaká não foge muito disso também não.

Cláudio Correa
Cláudio Correa
11 , Julho , 2019 18:32

Ta mais fácil pilotar o Gundam do que escrever as estórias.

Cheebo Redcrest
Cheebo Redcrest
11 , Julho , 2019 18:32

Deve acontecer o mesmo na Bones, Madhouse e White Fox. Acho que somente a Toei deve tratar bem seus funcionários pois são os mais antigos e tem um nome a zelar (e da para perceber pela a animação não tão boa).

Scar
Scar
Reply to  Cheebo Redcrest
11 , Julho , 2019 20:22

Talvez seja o contrario, tempo muito curto e muito trabalho e entraga o episódio de qualquer jeito.

Hollowfied
Hollowfied
11 , Julho , 2019 18:32

Devia existir uma fiscalização pra essas coisas.uma pena um estúdio como a Sunrise fazer uma coisa dessa com seus funcionários.

Daavid
Daavid
11 , Julho , 2019 18:32

Isso não é vida, mas escravidão.

toygame lan
toygame lan
11 , Julho , 2019 18:32

Não é possível que não tenha um sindicato de mangakas e animadores para lutar por melhores condições de trabalho para os mesmo.Assim os cadas vão ficar doente e morrer.

Chika
Chika
Reply to  toygame lan
11 , Julho , 2019 20:22

Se tem eu acho que não tem apoio, até porque o pessoal oficialmente não liga pra anime.

toygame lan
toygame lan
Reply to  Chika
11 , Julho , 2019 23:37

mas o sindicato seria composto pelos animadoress e os mangakas para que os proprios pudem-se ter força contra as empresas

Chika
Chika
Reply to  toygame lan
12 , Julho , 2019 1:19

Olha, não sou de manchar nesses assuntos, mas que eu saiba o sindicato recebe dinheiro dos membros para o caso de alguma ação, agora sem apoio de onde vai vir esse dinheiro, porque pelo que eu entendi os trabalhadores mal conseguem algum quanto mais pra guarda.

toygame lan
toygame lan
Reply to  Chika
12 , Julho , 2019 2:34

Bom,não sei como funciona a questão sindical lá fora,até por que cada país tem suas especificidades .
Mas acredito que no geral,todo sindicato deve zelar pelas condições de trabalho dos trabalhadores e essa questão de dinheiro pode vir do processo em cima das empresas mesmo.

Shiba
Shiba
11 , Julho , 2019 18:32

Quem trabalha nessa industria deve amar muito o que faz mesmo.

toygame lan
toygame lan
Reply to  Shiba
11 , Julho , 2019 20:22

Pois é,por que não cpmpesa de jeito nenhum em termos emocionais e financeriros