Mais...
    InícioAnimeDisney quer animes "politicamente corretos"

    Disney quer animes “politicamente corretos”

    "poderá haver uma mudança no sentido da adopção de expressões mais aceitáveis"

    Uma entrevista de Takuto Yahata, responsável pela divisão de anime da Disney, despertou a preocupação dos fãs de anime e sobre a influência ocidental na criação de animação no Japão.

    Em declaração ao Mantan Web, Takuto Yahata afirmou que embora a narrativa fundamental do Japão permaneça constante, poderão ser necessárias algumas expressões mais aceitáveis ​​para evitar ofender um sector do mercado.

    Comentando sobre a posição da Disney no mercado anime e como ela se transformou nos últimos anos, ele afirmou que “o anime está a entrar numa era de ouro. O tamanho do mercado ultrapassou os três trilhões de ienes e continua a atingir novos máximos”, antes de destacar que o meio se expandiu para além de um pequeno grupo de fãs que compraram Blu-rays e DVDs. Com o anime agora se espalhar-se pelo mundo, perguntaram a Yahata se a forma de expressão “única” e “radical” do Japão precisava de mudar.

    Não creio que tenha havido grandes mudanças. A narração fundamental, a precisão da ação, etc. não mudaram, mas poderá haver uma mudança no sentido da adoção de expressões mais aceitáveis. Para ser visto por muitas pessoas, expressões que não magoam nem enganam são um facto. Não é algo negativo, mas talvez uma evolução. Quando os videogramas eram o centro das atenções, havia uma tendência de comprar apenas quem queria comprar. Agora que distribuímos para um mercado mais amplo com um serviço que adultos e crianças podem assistir a qualquer hora, a consciência está a mudar.

    As palavras de Yahata levantaram preocupações entre alguns fãs de anime, que acreditam que o apelo do anime reside no facto de não atender às sensibilidades ocidentais. Alguns criadores, como o diretor de episódios de “Black Jack” e “Mysterious Disappearances”, Kentaro Mizuno, compartilham o mesmo sentimento, postando no Twitter que “o anime poderia facilmente cair na armadilha do politicamente correto para ser vendido nas esferas culturais ocidentais e na China“.

    Outros discordam que a contínua globalização do anime seja motivo de preocupação, como o diretor de “One Piece: Red” e diretor de “Code Geass”, Goro Taniguchi, que afirma que o anime sempre levou em conta a recepção estrangeira no mundo e fez mudanças para ser apreciado por todos.

    Yahata concluiu sua entrevista dizendo:

    Acho que não importa o cenário, os pontos que impressionam as pessoas permanecem os mesmos. Qual é a melhor narrativa universal de qualquer época? Penso que pode entusiasmar igualmente todos os países, regiões e gerações. As combinações são infinitas e, embora coisas novas continuem a ser criadas, há algumas que nunca mudarão.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    16 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    16 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    LikouD
    Likou
    17 , Maio , 2024 18:49

    Vai pro inferno, Disney. Sabia que essa desgraça ia acontecer. Vale lembrar que logo que começaram a ter acordos com animes eles prometeram que não iam interferir, que iam deixar as obras serem o que são. Pros estúdios e artistas que cederem pra isso tomara que sejam humilhados pelo público completamente e nunca mais trabalhem na indústria.

    willia
    willia
    17 , Maio , 2024 19:08

    foda nem anime pode ficar em paz agora

    OrcbolgD
    Orcbolg
    17 , Maio , 2024 20:48

    Torço amigavelmente para o fechamento desta empresa desgraçada!

    Diego AndrewD
    Diego Andrew
    17 , Maio , 2024 21:32

    Eu não quero, e os fãs mesmo os “otakus” tenho certeza que tbm não querem kkkkk eles tão pensando nos usuários normais, aqueles que só vem animes bombando tipo Kimetsu, Jujutsu, bem ai é só ladeira a baixo, o ruim é que vai estragar a industria toda pois é a gigante disney

    MuichiroumelhorhashiraD
    Muichiroumelhorhashira
    Reply to  Diego Andrew
    20 , Maio , 2024 1:30

    Perae…tira Kimetsu dessa discussão, o mais acusado pode ser Jujutsu com muitas citações LGBT. Kimetsu não tem essa palhaçada não.

    RonanfalconD
    Ronanfalcon
    Reply to  Muichiroumelhorhashira
    5 , Junho , 2024 16:03

    Ele falou de popularidade, amigo (não sabe ler?).
    Sinto muito, Kimetsu foi quem explodiu nisso, quer goste ou não.

    artur victorD
    artur victor
    18 , Maio , 2024 9:45

    Ora quem mais seria se não a Disney… Esta empresa está com uma imagem bem negativa por apelar fortemente ao politicamente correto. Felizmente bastante gente dentro da indústria de anime já se posicionou contra as políticas de censura e proselitismo político descarado da mídia ocidental.

    luizD
    luiz
    18 , Maio , 2024 10:02

    nossa, mas é incrível como a Disney tem a incrível capacidade de querer estragar td em que encosta

    qual a dificuldade de deixar o anime em paz?

    pior que essa merda tá com bleach, imagina se resolvem deixar ele light pra ficar “politicamente correto” e “não ofender o público”?

    essa empresa é uma maldição na indústria

    Thunderdeablo
    Thunderdeablo
    18 , Maio , 2024 13:13

    Politicamente correto é meu ovo. A vida não é politicamente correta, é todo mundo tentando ferrar com todo mundo e uma luta desesperadora para sobreviver, e que vir com algo bonitinho? Precinto pesadelos profundos essa noite. aff

    PolegarGameD
    PolegarGame
    18 , Maio , 2024 20:48

    Desde que a Disney inventou de entrar nesse mercado, imaginei que algum momento eles iriam querer algo do tipo.

    MuichiroumelhorhashiraD
    Muichiroumelhorhashira
    Reply to  PolegarGame
    20 , Maio , 2024 1:24

    E eles vão ficar querendo. DUVIDO QUE ALGUM AUTOR DE MANGÁ SE RENDERÁ A ISSO!

    MuichiroumelhorhashiraD
    Muichiroumelhorhashira
    20 , Maio , 2024 1:22

    Fofo…vai ficar querendo, mané!

    João
    João
    20 , Maio , 2024 8:40

    AAAAAAINDA BEEEEEM que a AI está a evoluir. Assim poderei criar os meus próprios animes e assistir com as palhaçadas e merd@s q me apetecer.

    RonanfalconD
    Ronanfalcon
    Reply to  João
    5 , Junho , 2024 16:04

    Aí tu sonhou muito alto. Menos aí, amigo.

    Fábio
    Fábio
    20 , Maio , 2024 9:06

    Então Disney, temos o One Piece só que não tem assim tantas personagens negras ou lgbt como quer, por isso é têm de discutir novos projetos.

    RonanfalconD
    Ronanfalcon
    5 , Junho , 2024 16:06

    Se for só o que aprontarem dentro da sua plataforma, problema deles.
    Eu já nem pago isso mesmo, ficarei ainda mais longe.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares