O motor de jogos Unreal Engine 5 (UE5) da Epic Games é conhecido como uma das melhores ferramentas para a criação de videojogos visualmente impressionantes e ficamos agora a saber que está a ser utilizado para a criação de anime.
O estúdio japonês Tsumugi Akita Anime Lab está na vanguarda desta nova abordagem, e os resultados da utilização do Unreal Engine 5 na produção de anime podem ser vistos na sua adaptação para série anime da novel I Was Reincarnated as the 7th Prince so I Can Take My Time Perfecting My Magical Ability (Tensei shitara Dainana Ouji Datta node, Kimama ni Majutsu wo Kiwamemasu) de Kenkyo na Circle e Meru.
Numa entrevista ao Weekly ASCII, o presidente do Tsumugi Akita Anime Lab e produtor de “7th Prince”, Tsukasa Sakurai, explicou como o processo de produção do anime é muito diferente de uma série de anime convencional.
Para a maioria das séries anime, o guião e a equipa de realização/storyboard são geralmente diferentes para cada episódio, mas para esta série, as mesmas pessoas trabalharam em todos os episódios.
Além disso, a mesma equipa pôde trabalhar em áreas que normalmente seriam tratadas por especialistas separados, tudo graças à utilização do Unreal Engine 5.
Não temos uma equipa para 3D, mas sim um sistema de produção onde todos podem trabalhar em diferentes processos convencionais utilizando o Unreal Engine 5.
A ideia de utilizar o Unreal Engine 5 surgiu quando o Tsumugi Akita Anime Lab participou no programa Anime no Tane do governo japonês em 2021, uma iniciativa para aumentar as capacidades dos jovens animadores.
Sakurai descobriu uma demonstração do Unreal Engine 5 no YouTube e pediu a Naoki Tozuka, que é agora responsável pela composição da série e direção de arte de “7th Prince”, que tentasse usá-la para animar o fundo de uma cena da curta-metragem que fizeram para o projeto. O resultado foi um sucesso.
A partir daí, ficámos convencidos de que qualquer pessoa o poderia utilizar, pelo que decidimos incorporá-lo no nosso processo de produção de séries TV.
O Unreal Engine 5 é relativamente fácil de aprender em comparação com as ferramentas especializadas em computação gráfica 3D. Esta acessibilidade torna mais fácil para os criativos de anime criarem modelos e fundos 3D, permitindo que todos os membros da equipa trabalhem juntos numa sequência.
Podem também ver como quaisquer alterações afetam o trabalho em tempo real (em vez de renderizar após cada alteração), facilitando o teste livre de novas ideias. Isto também permite que a equipa de animação implemente instantaneamente quaisquer alterações com base no feedback do realizador, um processo que, convencionalmente, poderia demorar dias.
No geral, verificaram que a utilização do Unreal Engine 5 acelerou o processo de produção e melhorou a qualidade do produto final.
A equipa de fundo é responsável pelos fundos, modelação 3D de fundo e gráficos 2DCG para os monitores. A equipa de desenho também pode trabalhar em todos os aspetos da animação por computador.
O diretor também utiliza o Unreal Engine 5 durante a fase de storyboard. As animações são inspecionadas pela equipa que fez os desenhos originais, o que é invulgar. Parece que a facilidade de utilização do Unreal Engine 5 torna mais fácil colocar todos na mesma página.
Naoki Tozuka explicou que todos os fundos do anime “7th Prince” foram criados em 3D com o Unreal Engine 5 (exceto os fundos de imagem utilizados para expressar os pensamentos e emoções internas das personagens). Para se ter uma ideia de como fica na fase de desenvolvimento, Tozuka colocou online um vídeo de teste no Twitter, mostrando um modelo de paisagem 3D criado no Unreal Engine 5.
#第七王子 シリーズ構成&美術管理の戸塚です。
つむぎ秋田の背景班が作成した領主邸の3Dモデルを
作画班がアニメイトした結界が逃げ回るカットのテスト動画です。UE5で作成しています。 pic.twitter.com/pBzcUUzxII— 戸塚直樹/アニメのお仕事/秋田暮らし (@tozuka2024) June 2, 2024
Sou (Naoki) Tozuka, responsável pela composição da série e direção de arte de ‘7th Prince. Este é um vídeo de teste da cena em que a barreira (animada pela equipa de animação) escapa da mansão, que é um modelo 3D criado pela equipa de fundo do Tsumugi Akita Anime Lab. Foi feito no UE5.
Porque é curioso que o Unreal Engine 5 tenha sido utilizado na produção de um anime?
A curiosidade reside no facto de o Unreal Engine 5 ser uma ferramenta predominantemente utilizada na indústria dos videojogos, conhecida pela sua capacidade de criar ambientes 3D altamente detalhados e realistas em tempo real. A sua utilização na produção de anime é inovadora porque tradicionalmente a animação japonesa tem seguido um conjunto de técnicas muito específicas que normalmente não incluem ferramentas de videojogos.
O facto do Unreal Engine 5 ser relativamente fácil de aprender e permitir alterações em tempo real torna-o numa ferramenta valiosa para a produção de anime, quebrando a tradicional fragmentação de papéis no processo de criação. Esta metodologia não só agiliza o processo produtivo como também melhora a qualidade do produto final ao permitir um maior controlo criativo e uma implementação mais rápida das alterações e ajustes necessários.
e foi um esgoto completo, o genérico do genérico, parabéns
Ainda foi um genérico muito bem feito kkkkk eu gostei muitos outros deveriam seguir um pouco do exemplo desse diretor
Caindo aqui denovo depois de vários dias, teu comentário é puro mimimi kkkkkkkk o anime foi mo bom kkkkk
Ferramenta errada no lugar errado.