Estúdio Xebec chega ao fim

Estúdio Xebec chega ao fim

Já aqui noticiámos as enormes perdas financeiras que o estúdio de animação XEBEC (Future Card Buddyfight X, Clockwork Planet) tem vindo a ter nos últimos anos e nem mesmo a sua transferência por 300 milhões para a Sunrise parece ter salvo o estúdio e o seu site oficial revelou que no passado dia 31 de maio a XEBEC foi completamente absorvida pelo estúdio Production I.G. (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, Eden of the East, Napping Princess).

A carreira de 24 anos do estúdio XEBEC na produção anime chega assim ao fim. O estúdio presenteou-nos com animes como Love Hina, Martian Successor Nadesico, To Love Ru, Fafner in the Azure, Fullmetal Panic! Invisible Victory, Bang Dream!, Clockwork Planet, Keijo!!!!!!!!, Triage X, Break Blade, Pandora Hearts, Michiko to Hacchin e muito mais…

No twitter numa mensagem final aos fãs, os criadores e funcionários da Xebec agradeceram por todo o apoio ao longo dos anos.

Os ativos da XEBEC foram divididos entre várias empresas: as divisões de produção e produção de animação foram vendidas à Sunrise, que utilizará esses recursos para criar uma nova empresa, Sunrise Beyond. O estúdio em Nerima Ward em Tóquio (ex-Xebec Zwei, agora I.G Zwei) continuará a trabalhar em Fafner no Azure – THE BEYOND.

A divisão de coloração e acabamento de animação está a ser transferida para a Signal.MD. Por fim, os direitos autorais dos trabalhos anteriores da XEBEC são transferidos para a I.G Port, uma empresa holding que atua como controladora da Production I.G, da Signal.MD e Wit Studio.