IG Port transfere Xebec para a Sunrise por 300 milhões de ienes

IG Port transfere Xebec para a Sunrise por 300 milhões de ienes

Em novembro de 2018 noticiámos que o estúdio de animação XEBEC (Future Card Buddyfight X, Clockwork Planet) teve uma perda de 127 milhões de ienes e que a IG Port iria transferir as operações de produção do estúdio para a Sunrise e ficamos agora a saber que essa transferência vai custar cerca de 300 milhões de ienes (2.69 milhões de dólares).

Esta é mais uma das reestruturações da IG Port sendo que tal como noticiámos anteriormente a Sunrise criou o estúdio Sunrise Beyond, que se vai concentrar na produção de conteúdos (principalmente animação), produzir e utilizar IPs e gerir direitos.

O produtor da Sunrise, Masakazu Ogawa, é o diretor representante da empresa, enquanto os membros do conselho interino incluem o diretor representante da Sunrise, Makoto Asanuma, o presidente da Xebec, Nobuyoshi Habara, e o membro do conselho da Sunrise, Naoya Masaki.

A IG Port explicou que o principal negócio do estúdio XEBEC – produção de animação e outras obras – tem incorrido num déficit por um longo tempo, enquanto que as receitas de licenciamento não compensaram esse déficit. Enquanto estava em déficit, o estúdio XEBEC implementou medidas para melhorar os seus resultados, como estabilizar o seu fluxo de receita aceitando contratos de trabalho de produção para séries longas, reviu a sua gerência e mudou a sua sede.

No entanto, mesmo tendo capacidade para produzir obras populares, os resultados financeiros do estúdio XEBEC dentro das empresas do grupo IG Port não melhoraram. Então, a IG Port considerou maneiras de avançar, incluindo a reorganização das suas empresas do grupo.

O estúdio XEBEC está em operação desde a sua fundação em maio de 1995. Animou obras como Space Battleship Yamato 2199, Space Battleship Yamato 2202, Martian Successor Nadesico, Hana Kappa e Future Card Buddyfight. O seu atual presidente é Nobuyoshi Habara.