Gintama: Silver Soul Arc Ep. 12 – Corrida contra o tempo

Gintama: Silver Soul Arc Ep. 12 – Corrida contra o tempo

Depois de 11 episódios finalmente chegamos ao decimo segundo e último episódio desta primeira parte de Gintama: Silver Soul Arc e neste episodio vemos que depois de um momento de paz os aliados da Terra devem correr contra o tempo para encontra Gengai, enquanto os aliados no espaço devem correr para invadir e dominar a nave do Exercito de Liberação de Altana.

Usando de um cliffhanger mal elaborado no episódio anterior, foi uma boa sacada o roteiro utilizar da comédia para o inicio das buscas de Gengai. Isso possibilitou boas piadas envolvendo os personagens tentando seguir pistas que levavam a situações absurdas e retoricas envolvendo ancestrais. Já no espaço a tentativa de Sakamoto de iniciar a dominação da nave do Exercito de Liberação acabou gerando uma bonita cena entre Nobu Nobu e Soyo Tokugawa, aonde foi possível ver o arrependimento do Xogum em relação aos seus atos anteriores no envolvimento do assassinato do Xogum anterior.

Nesta temporada Gintama utilizou alguns tipos de clichês famosos entre as obras da revista Shonen Jump, porem faltava apenas o uso do artificio da corrida contra o tempo dentro deste arco. Este artificou acabou dando um novo gás dentro dos acontecimentos deste arco e serviu para mostrar que Enicho não se importa de sacrificar seus próprios aliados para cumprir seus objetivos de vingança contra o Tendoshuu e que agora Sakamoto e seus aliados dentro da nave do Exercito de Liberação devem correr para dominar os inimigos e evitar a destruição da Terra, fazendo com que neste momento os personagens no espaço sejam mais importantes do que os que estão na Terra.

Assim como nos episódios anteriores, a animação deste episódio se manteve em um nível mediano em seu todo. Para as cenas de comédia este tipo de animação acaba funcionando, mas para as cenas de ação fica perceptível que ela não funciona de forma adequada. Como dito acima, a cena entre os personagens Nobu Nobu e Soyo Tokugawa foi bonita mas isso só foi possível graças ao trabalho de atuação dos atores de Ryo Hirohashi e Namikawa Daisuke.

Gintama: Silver Soul Arc Ep. 12 – Corrida contra o tempo

Olhando para o todo desta primeira parte de Gintama: Silver Soul Arc, a historia da série conseguiu desenvolver o relacionamento que o trio de protagonistas tem junto aos personagens moradores de Kabukicho, isso também apenas firmou mais que o local também é um personagem principal dentro da historia do anime. No decorrer deste arco também é possível ver as mudanças na personalidade de diversos personagens desde suas aparições em arcos anteriores da série, principalmente daqueles personagens que anteriormente foram inimigos de Gintoki, Shinpachi e Kagura e agora são importantes aliados para que a defesa de Kabukicho funcionasse e impedisse a invasão do Exercito de Liberação.

Alguns personagens secundários também ganharam destaque nesta temporada e ampliaram ainda mais o universo já existem em Gintama. Com destaque para o Príncipe Hara, que anteriormente era um personagem usado apenas em momentos de comédia e que agora possui uma grande importância no final da primeira parte do arco (e que possivelmente pode ter mais importância na segunda parte). O Xogum Nobu Nobu é outro personagem que mudou muito bastante no decorrer deste arco, seja em momentos cômicos ou em momentos sérios, Nobu Nobu conseguiu ter uma visão total do que estava ocorrendo e se arrepender dos erros que cometeu e que levaram para a situação atual da historia.

Por outro lado está primeira parte do arco não é perfeita e no decorrer de seus 12 episódios o anime forçou duas situações para poder dar continuidade em sua historia ou apenas para adicionar uma piada. Uma situação ocorreu no episódio sete, aonde uma tentativa de piada envolvendo a personagem Elizabeth acabou estragando todo o momento que foi construido para o reencontro entre o Principe Hata e seu irmão. O outro momento ocorreu no episodio onze, aonde o personagem Gengai não apareceu em nenhum momento no decorrer do episódio e do nada ela já estava nas mãos do inimigo. Infelizmente a principal critica ao anime vieram exatamente de onde Gintama estava acertando muito nas temporadas anteriores, na animação.

Comparado com as três temporadas anteriores (com excessão de Porori Arc), esta temporada teve uma animação extremamente mediana para um anime que tem em sua história cenas de luta e de batalha. Dos episódios exibidos, apenas o episodio quatro teve uma animação melhor trabalhada na prevê luta entre Gintoki e Utsuro, já nos outro episódios era feito muito uso de animação estatica e a maioria das cenas de luta tinham animação mediana para quase ruim. Algo que claramente o estúdio Bandai Namco Pictures terá que trabalhar na segunda parte do arco em julho.

Gintama: Silver Soul Arc Ep. 12 – Corrida contra o tempo

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.