No início de junho noticiámos que a Kadokawa Corporation suspeitava de ter sofrido um ataque cibernético e um grupo de ransomware veio agora revelar que obteve 1,5 TB de dados da companhia, ameaçando torná-los públicos caso a Kadokawa não lhes pague.
Em comunicado a Kadokawa revelou que praticamente todos os seus departamentos foram atingidos por este ataque, desde publicação, distribuição, a serviços web, passando pelo próprio merchandising.
A Kadokawa não tem certeza se alguma informação pessoal foi obtida pelo grupo de ransomware, mas enfatizou que não retém informações de cartões de crédito.
Não é para já conhecida a dimensão deste ataque e a sua influência nas outras companhias que pertencem à Kadokawa, como a FromSoftware que acabou de lançar um DLC para Elden Ring, ou o serviço de streaming Niconico .
O grupo de ransomware revelou que planeia revelar 1,5 TB de dados confidenciais no dia 1 de julho de 2024, incluindo contratos, documentos legais, informações de utilizadores e funcionários, planos de negócios, dados de projetos, registos financeiros e outros documentos internos.
No comunicado da Kadokawa podemos ler:
- A KADOKAWA está a investigar a possibilidade de leaks de informações com o apoio de organizações externas profissionais.
- A KADOKAWA não retém no seu sistema nenhuma informação de cartão de crédito dos clientes do Grupo, incluindo utilizadores do serviço Niconico, e portanto, nenhuma informação de cartão de crédito terá sido revelada.
- Esperam-se que informações mais precisas baseadas nos resultados da investigação estejam disponíveis em julho. A KADOKAWA anunciará as informações assim que forem obtidas