Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”

2

Os últimos dois episódios de Hanebado marcaram dois pontos importantes do anime um quase anulando o outro em termos de consequências e efeitos. Tivemos finalmente a revelação da jovem que causou tanto transtorno a Ayano, após quando ainda muito nova viu a sua mãe que a tinha abandonado mentorando uma jovem desconhecida na altura.

Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”

Após ter-se juntado oficialmente à equipa Ayano finalmente depois de tanto tempo se sente parte de um grupo e que pode ter realmente amigas que a possam apoiar sempre. Quando se pensava que a partir desse ponto o anime ia tomar um rumo mais sorridente e feliz para Ayano, foi quando a tal jovem que era mentorada por sua mãe decide aparecer querendo desafiar as suas habilidades. 

Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”

O que parecia ser um ponto de virada para Ayano voltou-se contra ela por meio das provocações Connie que a foi perseguindo e atacando a frágil Ayano mentalmente até ao ponto que terminou o 5º episódio.

Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”Mas antes disso Connie conseguiu fazer todos os que veem o anime certamente a odiar-la, pela sua atitude rude, egoísta e até malicioso perante a sua colega e Ayano. Tudo isso até ao ponto de colocar a sua própria colega de equipa de lado e jogar a partida sozinha.

 

Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”E claro a sua maldade não parou por ai, durante o jogo foi sempre deixando “farpas” para a pobre Ayano que não sabia a conexão das duas sobre a sua mãe. Sobre a partida em si Connie mesmo jogando sozinha contra duas conseguiu vencer com grande dominio.

Apesar da frustração de ter perdido a partida o que mais pesava na mente de Ayano era as dúvidas que tinha sobre Connie tais como “Quem verdadeiramente é ela?” e “Como ela conhece a minha mãe”. Essas dúvidas todas foram “remoendo” a cabeça de Ayano até que finalmente no final do treinamento vê-se cara a cara com Connie para esclarecer as suas dúvidas de uma vez por todas. No final esse encontro só ateou ainda mais as chamas do duelo inevitável entre as duas pelo reconhecimento de sua mãe, que digamos honestamente nem merece ser chamada de mãe pelo que tem feito.

Hanebado! – Ep4-5: “Tormento do passado”

Comentário:

Penso que no final das contas este anime de desporto tem pouca coisa, pode até facilmente ser comparado com um battle shonen. Sendo que o plot para fazer a história correr é tão simples como a conquista do reconhecimento que facilmente se compara a esse tipo animes. Só para não falar da falta de exploração do desporto, aceito que os 3 primeiros episódios tenham sido tensos, às vezes até demais, mas tudo por uma boa razão que era desenvolver inicialmente as personagens principais e o plot. Mas estes 2 últimos episódios penso que a direcção saiu um pouco da marca, em vez de focarem-se mais no desporto propriamente decidiram uma abordagem demasiadamente tensa que deixa as atenções do animes menos no deporto e mais no duelo entre as duas personagens “rivais”. Juro que a última cena de Ayano foi verdadeiramente digna de uma plot twist de um battle shonen, sinceramente o que me vez logo lembrar foi a personagem Sasuke de Naruto. Facilmente influenciável, mentalmente frágil além de uma vontade enorme de reconhecimento por parte da família. A melhor forma de classificar este anime seria sem dúvida, um anime de drama e não de desporto.

Finalizando sobre a animação, teve uma abordagem muito mais conservativo nestes episódios provavelmente reservando uma maior produção para os pontos mais decisivos do anime mais tarde. Só espero que este anime não seja apenas a sombra do que foi nos seus primeiros 2 episódios e que explore bem o desporto badminton e o seu cenário competitivo.

Até para a semana. 🙂