Muitos dos animes desta temporada de primavera (abril) foram adiados e existem mesmo dúvidas sobre a grande maioria dos animes da temporada de Verão 2020, no entanto, a situação provocada pelo surto do Covid-19 (novo coronavírus) e a implementação do estado de emergência no Japão terá ramificações que se poderão estender até à temporada de Outono (outubro 2020).

O jornal japonês Sponichi Annex avançou com a notícia esta segunda-feira que devido às dificuldades causadas pelo Covid-19 as estações de televisão já estão a ter conversações sobre o atraso dos títulos de anime agendados para julho (Temporada de Verão) e outubro (Temporada de Outono).

Segundo um insider de uma estação de televisão, o anime leva mais tempo para produzir do que qualquer outro tipo de programa de televisão. Portanto, mesmo que a situação volte ao normal, os títulos de anime em questão não estarão prontos para transmissão. “Os atrasos continuarão no futuro próximo”, alertou o insider.

O artigo identificou a gravação de voz como um dos processos de produção afetados pelo Covid-19, devido ao fato de que a gravação de anime geralmente ocorre em grupos num ambiente fechado. O artigo afirma que, embora alguns seiyuu (atores de voz) possuam equipamento de gravação instalado em casa, “a gravação em todos os projetos está parada no momento”.

A produção de animação também está a ser afetada porque uma grande quantidade de trabalho é terceirizado para a China e a Coréia do Sul, que estão a lidar com as suas próprias lutas relacionadas com o Covid-19. Especialistas revelaram que há casos recentes em que o trabalho do exterior não foi entregue no Japão.

O artigo também mencionou que o trabalho em eventos e produtos vinculados, como figuras, músicas, jogos e colaborações, também terá que ser adiado para corresponder ao lançamento do anime em caso de atraso.

Tal como noticiámos a semana passada, o animador e diretor Eiichi Kuboyama (animação chave de Blood+, Boruto, The Quintessential Quintuplets, Squid Girl, Persona 4) também já se pronunciou sobre esta situação, afirmando:

Pode haver uma impressão de que o anime está a parar devido aos seiyuu (atores de voz) ou algo assim, mas isso está errado. Honestamente, mesmo se os estúdios de animação fossem bloqueados, não teria uma influência enorme, mas se os estúdios de composição (fotografia) forem bloqueados, vários títulos terão que ser interrompidos. Além disso, existem animes que foram adiados de abril para julho, mas, neste ritmo, julho parece sem esperança também. É assim que é.

Os “estúdios de fotografia / composição” sobre os quais Kuboyama fala são geralmente a última linha da produção física de anime, onde a arte desenhada é digitalizada num computador para ser limpa e montada em animação. Alguns estúdios, dependendo do fluxo de trabalho, desenham toda a animação digitalmente, portanto não há digitalização envolvida, mas para muitos estúdios, os animes ainda são desenhados em papel e precisam de ser digitalizados num scanner especializado. Embora seja fácil levar papel e canetas para casa, um scanner gigante não é.

Embora alguns estúdios de anime façam este trabalho internamente, outros terceirizam para diferentes empresas que possuem equipamentos especializados.

Podem ver aqui a lista de todos os adiamentos provocados pelo Covid-19.

Subscreve
Notify of
guest

15 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Charles
22 , Abril , 2020 11:22

Se resultar em umas duas temporadas ou mais de animes na mesma época, ficarei atolado de coisas pra assistir, considerando que pego uma média de vinte e poucos pra assistir por temporada… Com o trampo voltando ao normal, vai ser dureza :v

Likou
Likou
Reply to  Charles
23 , Abril , 2020 13:18

As séries não vão acumular de uma vez. As séries das temporadas seguintes vão sendo adiadas para as outras terminarem. Lembre-se que esses animes ainda tem que ser feitos sem contar que tem os horários nas emissoras.

Charles
Reply to  Likou
24 , Abril , 2020 10:20

Vamos ver como vai funcionar. Ainda acho que vai ter algum acúmulo.

Likou
Likou
Reply to  Charles
24 , Abril , 2020 10:26

Elas não acumulam, cara. O mesmo estúdio não vai se atolar de projetos, ainda mais pq muitos dividem a mesma equipe. Geral dos estúdios já trabalha atolado de trabalhos, impossível fazerem isso. A não ser que terceirizem e, pela terceira temporada de Nanatsu, você já sabe que geral não fará isso.

Charles
Reply to  Likou
25 , Abril , 2020 13:55

Um certo acúmulo vai ter pelos já adiados da temporada atual. Eles não tem uma previsão pra voltar, e levando em conta como as coisas estão, vão acabar retornando próximo dos novos animes das outras temporadas.

Likou
Likou
Reply to  Charles
28 , Abril , 2020 10:11

Os animes das temporadas seguintes vão ser adiados, cara. Vai tudo ser jogado pra temporadas seguintes e geral das séries vai ser empurrada pra frente. Os animes de outras temporadas sequer começaram a ser produzidos no geral e os dessa estão interrompidos. De onde você acha que vão tirar pessoal pra trabalhar em tudo ao mesmo tempo? E em que emissoras visto que tem horários limitados?

Char
Char
22 , Abril , 2020 11:22

R.I.P 2020

toygame
toygame
22 , Abril , 2020 11:22

O problema é que isso só mostra a decadência da indústria de animes,era para essas série estarem prontas já faz tempo,mas os estúdios não da o conta do serviço de produções

Likou
Likou
Reply to  toygame
23 , Abril , 2020 13:18

Errr… não. Nem em outros países a produção de uma série de tv é terminada com tanta antecedência, são casos bem raros. No máximo eles terminam a produção poucas semanas antes da estreia, ninguém fica com uma série guardada por meses a menos que a emissora licenciada decida por adiar, mas aí eles já estão com o produto completo em mãos.

O problema real é os animes DESSA temporada não terem sido terminados, que infelizmente é o padrão de correr contra o tempo dos estúdios por não terem controle direto do que fazem.

fundashi666
fundashi666
22 , Abril , 2020 11:22

Mano… As coisas só pioram…

Pico
Pico
23 , Abril , 2020 13:18

Morri.??

lucastegani
lucastegani
23 , Abril , 2020 13:18

Se fiserem isso vou ficar muito triste ja estou muito triste com essa pandemia imagina se aconteser isso

Jugram Haschwalth
Jugram Haschwalth
Reply to  lucastegani
24 , Abril , 2020 10:20

Vai ler um livro, estudar, praticar exercício, aprender coisa nova, tanta coisa para fazer vey

Blu3s
24 , Abril , 2020 10:19

Lá se foi o remake de Fly/Dragon Quest que eu vinha aguardando com tanta ansiedade desde o fim do ano passado…

Nuno Alves
Nuno Alves
25 , Abril , 2020 13:54

Uma pena.