Mais...
    InícioAnimeJujutsu Kaisen acusado de plagiar outros animes

    Jujutsu Kaisen acusado de plagiar outros animes

    A linha ténue entre “copiar” e “homenagear”

    Um post no twitter por @xdxderen7 tornou-se viral com um vídeo a acusar o staff da segunda temporada da adaptação para série anime do mangá Jujutsu Kaisen de Gege Akutami de “copiar” uma variedade de cenas e estilos de animação de diferentes franquias anime como “One Piece”, “Tengen Toppa Gurren Laggan”, “JoJo’s Bizarre Adventure”, ”One Punch Man“, “Neon Genesis Evangelion” e muitos outros. O vídeo é formado por uma coleção de fragmentos que mostram uma comparação com a “suposta” cena original.

    Foi deixado também o seguinte comentário:

    Uma coleção de cenas de “Copy-Kaisen”. A equipa que engana todos os fãs de anime. Nunca devem perdoá-los. Não posso perdoá-los por roubarem as minhas cenas favoritas.

    O utilizador mencionou ainda o desejo de que este vídeo chegasse a mais pessoas, algo que acabou por acontecer, uma vez que já conta com mais de 3,4 milhões de visualizações acumuladas.

    O utilizador em questão tem bastante rancor pela produção de Jujutsu Kaisen 2 e tal é notório na sua interação com outros utilizadores que defendem o estúdio MAPPA e os seus animadores. O principal conceito discutido nessas trocas de argumentos costuma ser o de “homenagem”. Na verdade, existe uma linha ténue entre “copiar” e “homenagem”, e é comum que essa linha seja traçada por conveniência.

    Os fãs incondicionais da série que está a ser atacada, com certeza dirão que tudo é uma “homenagem”; enquanto outros vão afirmar que é uma “cópia“.

    Voltando ao assunto principal, se as sequências mostradas em “Jujutsu Kaisen” são realmente cópias ou homenagens depende muito das condições da produção. É possível que os mesmos animadores que trabalharam nas cenas originais estivessem agora voltado a trabalhar em Jujutsu Kaisen. Considerando os problemas de condições de trabalho no estúdio MAPPA, seria compreensível que estes animadores, confrontados com a pressão para terminar rapidamente, optem por reciclar o seu trabalho anterior.

    Claro está que online surgiram acesas discussões:

    • Não sei dizer com certeza, mas porque é que fazem as cópias tão óbvias? Não seria apropriado copiar apenas o suficiente para que ninguém notasse?
    • Parece que é difícil criar uma coreografia para uma luta, e os animadores simplesmente reciclam o que fizeram antes.
    • Os estrangeiros costumam elogiar Jujutsu Kaisen como uma obra de arte, e isso faz sentido considerando o quanto eles copiam de outros animes de sucesso.
    • Não há dúvida de que a cena tirada do live-action é uma referência. O MAPPA provavelmente não dá aos animadores tempo suficiente para pensar nas cenas e desenhá-las, e eles apenas têm que repetir o que já fizeram no passado.
    • Se o animador ou o diretor fossem os mesmos, não seria uma cópia. Porém, é complicado pensar que foram tantas coincidências e que elas levaram a todas estas comparações.
    • Produzir storyboards é uma arte por si só, exige muito trabalho mental e, claro, bastante tempo. Desculpas como “homenagens” são saídas fáceis para o artista preguiçoso ou, neste caso, para o artista explorado.
    • É uma franquia que foi uma cópia desde o mangá, o que vocês esperavam?
    • É totalmente diferente de Chainsaw Man, lá as cenas foram feitas do zero e foram “verdadeiras homenagens”. Aqui só vejo uma cópia desonesta.
    • Está a tornar-se um hábito traçar e copiar outras cenas feitas por projetos mais reconhecidos, talvez os animadores estejam a perder a vergonha.
    • Bem, então Jujutsu Kaisen faz referência e homenageia a muitos outros títulos. Não há nada de novo nessa afirmação. Poderíamos dizer o mesmo de todas as cópias que foram feitas em JoJo’s Bizarre Adventure e One Piece, certo?
    • Os animes Shonen fazem este tipo de coisa o tempo todo.
    • Não tenho qualquer problema em fazer algum tipo de homenagem, mas isto é diretamente uma cópia em design, timing e coreografia, há demasiadas coincidências. Realmente lamentável.
    • São chamadas de “referências”, algo muito comum em qualquer tipo de animação, não é copiar nem enganar. Mesmo com o pouco tempo de produção disponível, isto chama-se “aproveitamento de recursos”.
    • São “referências”, não “cópias”, não “roubos” ou algo do género. Aprendam a diferença e parem de odiar as séries atuais só porque elas se tornaram populares. Os animadores colocaram muito trabalho e esforço nisto, apesar das condições horríveis no MAPPA.
    SourceYaraon!
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    6 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    6 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    30 , Dezembro , 2023 0:41

    Parabéns ao utilizador por reunir tantas referências. Mas isso é meio que comum em shounens…

    António AndréD
    António André
    30 , Dezembro , 2023 4:28

    Agora entendo a sensação de nostalgia que senti em certas cenas kkk, mas não vejo problemas o autor sempre deixou claro algumas referências na cara dura (o gojo em criança com as roupas e voz do Killua kkk) então sempre achei uma homenagem.

    André
    André
    30 , Dezembro , 2023 13:41

    Sinceramente não vejo o problema e o motivo de discussão.

    Marcio RogerioD
    Marcio Rogerio
    30 , Dezembro , 2023 16:05

    Chega um momento que fica impossível fazer cenas novas, já tem muitas cenas feitas que acaba ficando parecido com outra série, mesmo quando não há a intensão.

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"D
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    31 , Dezembro , 2023 8:41

    Não entendo o alarde sobre a situação, não há inovação nos shounens faz tempo, óbvio que vai vai haver essa “utilização de referência visual”. Acho mais grave chainsaw man plagiar tudo de Jujutsu que já faz plágio de outras obras e ainda ser medíocre. Um forte abraço a todas e feliz ano novo.

    Rafael Carrilho
    Rafael Carrilho
    Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    31 , Dezembro , 2023 10:26

    Blud, Chainsaw Man é uma masterpiece e não tem nada haver com jjk 😭

    Last edited 1 mês atrás by Rafael Carrilho
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares