Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru ou Run with the Wind originalmente um mangá de Shiwon Miura (Fune wo Amu) com arte de Sorata Unno que foi publicado na revista Young Jump de 2007 a 2009 terminando com 6 volumes e 50 capitulos, teve a sua adaptação para anime pelo estúdio Production I.G na temporada de outubro de 2018 e teve o seu fim ontem.

Quanto ao staff do anime tivemos:

  • Diretor: Kazuya Nomura (Joker Game, Sengoku Basara – Samurai Kings 2)
  • Compositor de série: Kohei Kiyasu
  • Design de personagens: Takahiro Chiba (Kamichu!, Occult Academy)
  • Música: Yuki Hayashi (My Hero Academia, Haikyuu!, Death Parade)

História

 

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo designer de personagens Takahiro Chiba

A história começa quando Haiji, um antigo corredor, se depara com Kakeru, também antigo corredor, quando o próprio estava em fuga após ter furtado uma loja de conveniência. Quando Haiji vê Kakeru a correr, se apercebe do seu potêncial e o convida para o “dormitório” da universidade de Kansei. Mal sabia Kakeru que o “dormitório” era na verdade um clube de corrida e ele seria o seu 10º e último membro que concluía a equipa com o objetivo de correr na mítica Hakone Ekiden, a maratona universitária mais famosa do Japão.

Durante a história vemos na parte inicial Haiji tentando convencer Kakeru e o resto da equipa a treinarem juntos com um único objetivo que era a Hakone Ekiden. De inicio todos se recusavam a correr, mas com a persistência de Haiji, um a um todos foram convencidos a correr, alguns quase por obrigação.

À medida que o tempo foi passando e os membros do clube foram se conhendo mais uns aos outros e se entrosando mais, cada um quase inconscientemente foi descobrindo “a sua” razão para correr. Quer gostem ou não de correr cada um foi encontrando o seu próprio motivo para correr e os seus objetivos para o futuro. A corrida tornou-se quase uma ferramenta para cada um deles se conhecer melhor e descobrir o seu caminho na vida.

Nota: 9/10


Arte/Animação

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação Morita Chiyo

No quesito de arte e animação, a produção da Production I.G não deixou nada a desejar. Apesar de claramente não estar ao nivel de outros trabalhos como Haiyuu!, a animação foi bem consistente. E para o número de personagens que tiveram de ser desenhadas em cenas estremamente dificies de fazer como as das corridas, o estúdio teve muito bem, e mesmo no uso de 3DCG que foi bem inteligente nas cenas de mais densidade.

Nota: 8/10

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review


Trilha sonora

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review

A trilha sonora de Yuki Hayashi é sem dúvida um dos pontos mais fortes do anime. Para terem uma ideia da qualidade de Hayashi ele também compos as épicas trilhas sonoras de My Hero Academia, Haikyuu!, Death Parade, Hug tto! Precure, One Piece Film: Gold e muito mais. Pelo registo que citem podem ver que não só ele é capaz de compor trilhar excitantes e inspiradores mas também trilhas emocionantes e dramáticas também. Em Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru podem ver o seu toque em trilhas similares a Haikyuu! e Death Parade por exemplo.

Em relação às músicas temas, achei as openings boas, não são própriamente musicas que eu teria na minha playlist mas com certeza foram músicas agradáveis de ouvir todas as semanas. Quanto aos encerramentos, ambos de Mukai Taichi, adorei os dois! Não conhecia o cantor até agora, e gostei bastante das duas músicas, até tenho dificuldade em escolher entre as duas de tão boas que são.

Nota: 9/10


Personagens

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação, Asako Inayoshi

 

Outro dos pontos fortes de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru é o seu elenco, que apesar de ser grande, cada uma das personagens essenciais para a história teve o seu momento para brilhar e desenvolvimento continuo. Haiji um rapaz determinado, às vezes duro mas sempre com boas intenções. Kakeru um rapaz sem dúvidas problemático e com problemas de confiança, mas às medida que foi percebendo que não estava a correr sozinho, se tornou um verdadeiro líder de equipa. “Principe” um rapaz bem introvertido sem motivações e que odeia correr. Yukihiko é bem inteligente e que apesar de não parecer no inicio se importa com a equipa e faz tudo para que todos sucedam. Shindou tem um coração enorme e se esforça mais do que qualquer um. Nico-chan “senpai” é como se fosse o pai da casa, ele é que muitas vezes acalma os ânimos, e como um ex-atleta ele adora correr. Rei apesar de não parecer ele é muito esforçado e apesar de ter os próprios problemas não se recusa a ajudar os outros. Musa é um rapaz bem gentil e que faz tudo o possível para apoiar a equipa. Os gêmeos Kizuki, são ambos bastante energéticos e extrovertidos.

Nota: 10/10

Comentário Final

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração por um dos animadores principais do anime, Hideki Takahashi

Eu bem sei, e li o que muitos pensavam sobre o anime quando foi anunciado e os primeiros trailers começaram a sair, “um anime de corrida?! deve ser uma seca”, “os personagens parecem com Haikyuu!, “não tem como isto ser interessante”. Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru provou o contrário a partir do primeiro episódio, bebendo um pouco da mesma fonte de Ballroom e Youkoso (que teve alguns dos mesmos membros da staff) que também tornou um deporto muito improvável em algo bem interessante e excitante. Ballroom e Youkoso fez-me querer aprender a dançar, e agora Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru  fez-me ter vontade de correr, é essa a magia que a Production I.G e seu staff nos oferece com os seus trabalhos.

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru fez-me emocionar, ficar apreensivo, ficar excitado e muitas outras emoções mas acima de todo deixou-nos com uma história que nos vamos lembrar por muitos anos. Seguir a história de Haiji e Kakeru foi a coisa mais agradável que assisti nas últimas duas temporadas, tenho muita pena que tenha chegado ao seu fim. Vai deixar saudades e um certo vazio, mas fico feliz por ver uma história ser adaptada na sua totalidade, respeitando o mangá.

Nota Final: 9/10

Espero que tenham gostado da review e mais importante, se não virão este maravilhoso anime, não se deixem enganar pelo tema do anime porque Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru é muito mais do que só um anime sobre corrida. Até à próxima.:)

Curiosidades:

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - ReviewA maratona Hakone Ekiden deste ano foi realizada nos dias 1 a 3 de Janeiro, e como todos os anos foi transmitida na
Nippon Television Network (NTV). A universidade de Tokai foi a vencedora pela primeira vez na história. As dez primeiras e classificadas para a maratona do próximo ano foram:

  1. Tokai University – 10:52:09 – CR
  2. Aoyama Gakuin University – 10:55:50
  3. Toyo University – 10:58:03
  4. Komazawa University – 11:01:05
  5. Teikyo University – 11:03:10
  6. Hosei University – 11:03:57
  7. Koku Gakuin University – 11:05:32
  8. Juntendo University -11:08:35
  9. Takushoku University -11:09:10
  10. Chuo Gakuin University – 11:09:23

Bónus:

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pela mulher do compositor Yuki Hayashi em felicitação pelo termino do anime
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor Kazuya Nomura
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação Kazumasa Orii
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação Hisako Shimotsuma
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação Ai Watanabe
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo diretor de animação Ema Suzuki
Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (Run with the Wind) - Review
Ilustração pelo animador Takashi Mukouda
Subscreve
Notify of
guest

7 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
CF
CF
26 , Agosto , 2019 6:17

Excelente anime.

toygame lan
toygame lan
26 , Agosto , 2019 6:17

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru foi uma obra muito bem trabalhada,soube misturar perfeitamente drama e comédia.Em termos de animação a Production I.G fez um bom trabalho,principalmente nas partes das corridas que tinha CG.

O que eu gostei da obra desde o inicio, é que quebra o cliche de animes de esporte de ser na escola,aqui os personagens estão na faculdade,então aborda vários temas que nunca são trabalhos em outras obras como arrumar emprego e tudo mais.Os personagens são bem cativantes,não tem um que foi mal desenvolvido.

Terminou com um gosto de quero mais.

Asuma Yon
Asuma Yon
26 , Agosto , 2019 6:17

Otimo anime de esportes, super recomendado!

Shiba
Shiba
26 , Agosto , 2019 6:17

O anime foi ótimo. A direção fez um trabalho maravilhoso e os personagens foram bem trabalhados ao longo da série.
Production I.G mais uma vez mostrando que é melhor studio para adaptar obras de esporte.

Ao
Ao
26 , Agosto , 2019 6:17

Quase chorei no final…. Que anime lindo.

Satoru
Satoru
26 , Agosto , 2019 6:17

Simplesmente perfeito.

LeoBtx Mota
LeoBtx Mota
26 , Agosto , 2019 6:17

Um dos melhores animes que eu ja vi!!