Kyoto Animation suspende os Kyoto Animation Awards por tempo indeterminado

Kyoto Animation suspende os Kyoto Animation Awards por tempo indeterminado

Depois de suspender em novembro de 2019 a 11ª edição dos Kyoto Animation Awards, a Kyoto Animation anunciou que decidiu suspender os prémios por tempo indeterminado.

O famoso estúdio de animação acrescentou que não aceitará quaisquer inscrições para os prémios, incluindo manuscritos, ideias e outros materiais enviados para o estúdio. Enfatizou que não tem a responsabilidade de examinar, avaliar ou adotar tais submissões e, portanto, descartará quaisquer propostas enviadas e outros materiais não abertos.

Esta decisão surge como consequência do ataque à Kyoto Animation que resultou em 36 mortos e 33 feridos e onde a pessoa que atacou o estúdio afirmava que a sua novel submetida a este mesmo concurso tinha sido plagiada pela companhia. A Kyoto Animation negou, afirmando que realmente recebeu uma novel do autor do ataque mas que esta foi logo eliminada na primeira ronda dos prémios.

A única obra que ganhou o grande prémio dos Kyoto Animation Awards foi em 2014.

Desde 2010, que a Kyoto Animation organiza os Kyoto Animation Awards, uma competição onde escritores profissionais e amadores enviam as suas novels e competem por um prémio de 1 milhão de ienes (9260 dólares) para o Kyoto Animation Awards.

Algumas das obras são publicadas e as com maior potencial chegam mesmo a ser adaptadas para anime como foi o caso de , e (Love, Chunibyo & Other Delusions!).