Mais...
    InícioAnimeMahou Shoujo Site - ep 1: Excesso de violência

    Mahou Shoujo Site – ep 1: Excesso de violência

    Coincidentemente temos três mahou shoujos distintos nesta atual temporada, que são o Mahou Shoujo Ore (uma sátira ao gênero), Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen (uma continuação de um anime clássico que segue os moldes dos mahou shoujos tradicionais, e que embora tenha sido lançado em janeiro, ainda continuará sendo exibido nesta temporada), e por último, temos esse aqui que é uma versão dark desse tradicional gênero que é bastante popular no Japão (e também apreciado no mundo inteiro).

    Um elemento comum entre os animes que seguem o estilo “garotinhas fofas sofrendo” é a sutileza em que tal dor, sofrimento e tortura psicológica vão sendo inseridos nessas histórias, que se dá de forma gradual, em alguns casos demoram alguns episódios para que esse tipo de obra revele sua verdadeira face. Todavia em Mahou Shoujo Site o sofrimento e a tortura psicológica é mostrado do começo aos fim, sem trégua, tanto para a pobre protagonista, quanto para o público.

    Apesar do excesso de violência psicológica e gráfica, este primeiro episódio consegue mexer com as emoções do espectador e tira-lo de uma zona de conforto. O episódio inteiro se esforçou para que o público comprasse o drama de uma pobre garotinha cuja a vida tende a piorar com o passar dos episódios. Mas a falta de sutileza já supracitada e o excesso de violência (física e verbal) soaram gratuitas. 

    A parte técnica não é genial, mas conseguiu passar o clima sombrio adequado a esse tipo de obra e a trilha sonora simples e ao mesmo tempo depressiva foi eficaz para transmitir a angustia que a Aya (protagonista) estava passando. 

    O tema do bullying mostrado nesse episódio de estreia pode ser usado como recurso dramático para mostrar o sofrimento de um determinado personagem, assim estimulando uma empatia para com o mesmo. O problema que aqui foi tão forçado que pareceu irreal, embora a temática seja séria e real. O filme Koe no Katachi é um belo exemplo de tratar tal tema com uma sensibilidade ímpar e verossímil com a realidade aos olhos do público, no qual esse episódio que abordo não mostrou, porque não era essa a intenção. O objetivo é escandalizar, e isso foi feito com eficácia, o que pode ter agradado uns e desagradado outros. 

    A protagonista é uma pobre garotinha com uma personalidade dócil que leva uma vida miserável graças aos piores tipos de pessoas que a cercam. De praticantes de bullying aos pais negligentes, passando por um irmão frustrado e um professor apático. A história usa as várias facetas da podridão humana, não só para chocar, mas mostrar como a vida da protagonista é miserável, e o que está ruim pode sempre piorar.

    O desespero pode nos levar a situações extremas, e foi isso que aconteceu. Na visão pessimista de obras como esta, o poder não é uma benção, e sim uma maldição. Mas o que faz uma garotinha pura a aceitar uma oferta macabra dessas? Ela pode ser enganada por um mascote fofinho ou pode ser levada a tomar uma atitude drástica por conta do desespero, que é justamente o caso da protagonista deste anime. O caso extremo de sofrimento da Aya me faz lembrar a personagem Chise de Mahou Tsukai no Yome, no qual ela era sofria tanto pelo fato de ser atormentada por seres sobrenaturais que tomou uma atitude extrema de se vender como escrava. No caso da Aya, que também tomou uma atitude extrema, os monstros que a atormentavam eram pessoas, que no fundo  aparentavam ser a maldade em carne e osso. O aspecto vilanesco (visível nas caretas) dos agressores da pequena Aya, embora tenham o intuito de mostra-los como pessoas más, pode fazer que os espectadores não os levem a sério, desperdiçando todo o drama criado no episódio.

    Mesmo com todos os problemas supracitados, ao meu ver foi uma boa estreia, pois este episódio conseguiu passar todo o desconforto que um anime do gênero horror tem que transmitir para as pessoas que o assistiram.

    Até a próxima!

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    26 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    26 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Ryulion
    Ryulion
    11 , Julho , 2019 21:12

    Já tão reclamando de violência gratuita, Mahou Shoujo of the End é mais divertido. Ou seria, Mágico? x)

    Bento
    Bento
    Reply to  Ryulion
    12 , Julho , 2019 0:14

    Obrigado pelo comentário!

    Stella
    Stella
    Reply to  Ryulion
    12 , Julho , 2019 0:21

    Mahou shoujo of the end é depois dos eventos de site, na obra é dito que as garotas só terão dias até que o apocalipse comece e é o de mahou shoujo of the end

    Bento
    Bento
    Reply to  Stella
    12 , Julho , 2019 1:58

    Eu li apenas um capítulo de Mahou Shoujo of the End e gostei, mas não continuei por falta de tempo e de disposição, mas quem sabe depois de ver MSS eu não volte a ler esse mangá.

    Kazuo
    Kazuo
    11 , Julho , 2019 21:12

    Gostei bastante desse anime, deu vontade de entrar no anime e ajudar a menina mas é legal, acho que vou acompanhar!

    Bento
    Bento
    Reply to  Kazuo
    12 , Julho , 2019 0:14

    Obrigado pela participação!

    Macius
    Macius
    11 , Julho , 2019 21:12

    Eu quase explodir de raiva, foi muito exagero

    Bento
    Bento
    Reply to  Macius
    12 , Julho , 2019 0:14

    Concordo, mas depois a carga dramática fica menos exagerada. Obrigado pelo comentário!

    Pedro
    Pedro
    11 , Julho , 2019 21:12

    O que eu gosto nesse tipo de anime é que, além dessa pegada mais dark, dá pra ver que as pessoas que fazem mal a protagonista vão sofrer do mesmo jeito que eles fizeram ela sofrer, e até pior, morrer. Esse primeiro episódio me fez querer que os praticantes do bullying sofressem uma morte horrorosa e eu não me sentia assim desde Jigoku Shoujo. Foi um bom começo e ainda deve melhorar, além de que a Kizuna Ai vai fazer uma participação.

    Juan Duarte
    Juan Duarte
    11 , Julho , 2019 21:13

    Mangás da Akita shouten ganharem animes são raros, espero que faça sucesso.

    Bento
    Bento
    Reply to  Juan Duarte
    12 , Julho , 2019 0:14

    Obrigado pelo comentário.

    Rannnan
    Rannnan
    11 , Julho , 2019 21:13

    Olha sinceramente eu gostei bastante

    RickSemi
    RickSemi
    11 , Julho , 2019 21:13

    Isso que eu chamo de um bom anime horror, daqueles que tens certeza de que se tivesse assistido quando era criança teria lhe rendido alguns pesadelos e uma bela lembrança traumática

    Bento
    Bento
    Reply to  RickSemi
    12 , Julho , 2019 0:14

    Esse primeiro episódio foi perturbador mesmo.

    Leandro Dias
    Leandro Dias
    11 , Julho , 2019 21:13

    O primeiro ep vai ser so um tanto faz que era so para ter um motivo dela vira mahou shoujo ai vira um jogo de morte e todo mundo morre e acabou.

    Bento
    Bento
    Reply to  Leandro Dias
    12 , Julho , 2019 0:14

    obrigado pelo comentário.

    Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira
    11 , Julho , 2019 21:13

    Sinceramente, eu não curti esse primeiro episódio, como dito no texto, a violência (tanta a física como a verbal), para mim, ficou gratuita demais e isso me incomodou demais (e caramba, já tem mais de 10 anos que assisto animes, já vi coisas piores nesse tempo).
    O excesso de violência, ao meu ver, não era necessário, dava para contar a mesma história sem algumas coisas ali (acho que o que mais pegou para mim foi a morte do gatinho, tenho em 4 em casa, me simpatizei haha).
    Era um que ia dar uma chance nessa temporada, mas não seguirei em frente com ele.

    Bento
    Bento
    Reply to  Pedro Oliveira
    12 , Julho , 2019 0:14

    eu te entendo, mas a violência não está excessiva nos episódios mais recentes.

    Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira
    Reply to  Bento
    12 , Julho , 2019 1:58

    Compreendo, mas a esta altura do campeonato, vou esperar a série acabar para ler as reviews e analisar se tem algo que me interesse nela.

    Stella
    Stella
    Reply to  Pedro Oliveira
    12 , Julho , 2019 0:21

    A intenção foi esta, tem uma critica também a passividade japonesa diante dos bullyings, estes que sofrem parecem os dalit da cultura indiana. E as coisas pioram pois a maioria das garotas magicas dessa obra são maniacas kkkk bem diferente de Madoka magica.

    RickSemi
    RickSemi
    Reply to  Pedro Oliveira
    12 , Julho , 2019 0:21

    Acho que a intenção do episódio é justamente essa, causar o máximo de desconforto com seus elementos. O que sua opinião mostra ter sido bem efetiva kkkkkk (que seus gatinhos estejam saudáveis)
    A questão é que se tem que ter um gosto um pouco mais abrangente, e principalmente puxado pro Horror, pra conseguir apreciar o felling que o primeiro episódio do anime quis transmitir

    Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira
    Reply to  RickSemi
    12 , Julho , 2019 2:01

    Sim, eles estão hahahaha
    Yep, não sou muito fã de horror, ia dar uma chance justamente para ver algo mais diferente do habitual, mas nem rolará.

    Mr Zeidam
    Mr Zeidam
    11 , Julho , 2019 21:13

    Ótima análise, corresponde exatamente a meu ver sobre a obra, em todos os aspectos. Espero ansiosamente as próximas análises!!

    Bento
    Bento
    Reply to  Mr Zeidam
    12 , Julho , 2019 0:14

    Obrigado por ter gostado do artigo, e espero que esteja gostando dos artigos seguintes.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    11 , Julho , 2019 21:13

    Nah, já vi piores.
    Mas concordo com basicamente tudo nos seus comentários e tem sido uma surpresa assistir Mahou Shoujo Site porque por mais que eu esperasse algo mais Dark e algo mais denso no que ele fosse fazer com o sentimento de “oprimir” as garotas: eu não esperava que ele fosse de cabeça funda para isso. (Apesar de já ter visto coisas piores – Madoka é pior do que isso, por exemplo)

    Eu recomendaria demais a “tentativa” e o “risco” de acompanhar ele, por mais que eu dê uma nota um pouco baixa mas eu sinto que: Ele vacila, mas é legal. Pode melhorar e tem potencial.

    Bento
    Bento
    Reply to  Weslley de Sousa
    12 , Julho , 2019 0:14

    Madoka só me chocou porque infelizmente levei spoiler sobre um ponto crucial do anime. Antes desse primeiro episódio de Mahou Shoujo Site, eu só tinha ficado deprimido após ter terminado Elfen Lied e School Days. Obrigado pelo comentário!

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares