Maior site anime pirata da América Latina fechou devido à situação brasileira

"Semana negra" dos sites anime ilegais no Brasil atinge outros países!

Maior site anime pirata da América Latina fechou devido à situação brasileira

Tem sido uma semana bastante atribulada para os sites ilegais de anime no Brasil e as suas consequências estão a espalhar-se pelo resto da América Latina.

O AnimeYT, um dos maiores sites anime pirata da América Latina acabou de fechar e os responsáveis alegam que uma das causas é a situação que atualmente se está a viver no Brasil com vários websites a serem pressionados para fechar. Outro website que também terminou foi o AnimeMovil.

O AnimeYT é um dos principais sites, com milhões de visitantes regulares, e era o principal site pirata de anime em países como Argentina, Chile, Peru e México.

O site está entre os 50 sites mais visitados em toda a Internet nesses países, superando de longe sites tradicionais de streaming e torrent.

O enorme alcance desses sites sempre foi algo que preocupou os detentores de direitos autorais, e nas últimas semanas, vários sites de anime brasileiros acabaram por ver o seu fim prematuro sendo que chegou agora a vez do AnimeYT.

Numa mensagem de despedida, o operador do AnimeYT, “TioYT”, menciona a situação no Brasil como o motivo da decisão. Ele não aponta o dedo para uma ameaça legal específica e escolhe terminar com uma mensagem pessoal.

Passei muitos anos a traduzir animes, a discutir com os fãs, a assistir meninas anime nesta página. Tanto que, quando olho para a minha vida, penso que pelo menos um quarto das minhas memórias estão ligadas a este site, a esta comunidade.
 
Lembre-se que por trás deste tipo que chamam ‘TioYT’ há um sujeito comum que tem os seus próprios problemas, a sua família, quem tem outras responsabilidades e que mais do que qualquer coisa está muito grato por todo o amor e apoio que todos demonstraram ao site em geral.

O encerramento criou muita comoção nas redes sociais e muitos dos antigos utilizadores do site estão a atirar a sua raiva à Crunchyroll, que é vista como a força motriz por trás de muitos dos recentes encerramentos.

A Crunchyroll terá alegadamente ido atrás de vários sites de anime brasileiros, mas, até agora, nós não vimos nenhuma confirmação oficial de que a companhia abordou diretamente o AnimeYT. Também pode ser que existam outros detentores de direitos envolvidos.

Outro site de anime popular que encerrou na semana passada foi o AnimeMovil. Este site atualmente redireciona para a Crunchyroll. O site supostamente tomou essa decisão depois do estúdio japonês Toei Animation os pressionar após colocarem online uma cópia de Dragon Ball Super: Broly, logo após sua estreia.

Os encerramentos resultaram numa onda de tráfego para o AnimeFLV, outro site de anime popular na América Latina. Além disso, utilizadores criativos também começaram a fazer o upload de episódios de Dragon Ball para sites pornográficos, esperando que eles estejam seguros lá.