MAPPA é o estudo mais promissor no Japão segundo o produtor Taku Matsuo

O japonês Yahoo! News Japan publicou um artigo intitulado “MAPPA, o segredo da grandeza da produtora de animação que mais tem impulso no momento, a “mágica” de “Heion Sedai no Idaten-tachi” onde Taku Matsuo, produtor da Fuji TV, comentou os aspectos positivos da forma de trabalhar do estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, Dororo, Yuri!!! on Ice, In This Corner of the World) e o seu trabalho na adaptação para série anime do mangá Heion Sedai no Idaten-tachi (Idaten Deities in the Peaceful Generation) de Coolkyoushinja.

No artigo podemos ler:

MAPPA é uma produtora de anime conhecida por “Jujutsu Kaisen”e “Yuri !!! on ICE”, a MAPPA produziu diversos trabalhos atuais e é considerada uma das produtoras de animação mais dinâmicas do mundo. A animação televisão do MAPPA “Heion Sedai no Idaten-tachi” começou a ser exibida em julho no espaço anime Noitamina, da Fuji Television. Em “Heion Sedai no Idaten-tachi”, ele também impressionou os fãs de anime com suas ações ultrajantes. Qual é o segredo da genialidade do MAPPA? Falamos com o produtor da Fuji TV Taku Matsuo, que está a trabalhar no projeto.

MAPPA é uma produtora de animação relativamente nova, fundada em junho de 2011. Além de “Jujutsu Kaisen” e “Yuri !!! no ICE”, também trabalhou em outros tipos de anime como “Kono Sekai no Katasumi ni”, “Zombieland Saga”, “Shingeki no Kyojin: The Final Season” e “BANANA FISH. Também se falou que fará um anime para o popular mangá “Chainsaw Man”. O produtor Matsuo elogia o MAPPA como “o melhor estúdio do mundo”. As animações MAPPA são frequentemente comentadas pela sua beleza visual, mas o que a torna capazes de produzir imagens de alta qualidade?

O estudo MAPPA faz a sua mágica, colocando o nosso trabalho em movimento. Somos muito rigorosos connosco mesmos e colocamos a fasquia muito alta. Por exemplo, em Heion Sedai no Idaten-tachi, fomos solicitados a entregar novamente o primeiro episódio voluntariamente depois que ele tivesse completamente acabado. As estações televisivas têm uma revisão rigorosa, que verifica o nível de cintilação da luz em cenas muito cintilantes. O processamento excessivo dessas cenas acaba por estragar o estilo de desenho. Sabemos que não é uma opção, mas queremos ter certeza de que as imagens são boas, mesmo sem processamento. Isso é o que eles nos disseram. Somos muito rígidos e exigentes connosco até esse ponto. É por isso que as imagens são de um nível extraordinário.

O produtor Matsuo também disse que achava que a adaptação para anime de “Heion Sedai no Idaten-tachi” não teria sido possível sem o MAPPA.

“Heion Sedai no Idaten-tachi” não é algo que possa ser colocado numa animação padrão. Na animação, decidimos o design dos personagens e muitas pessoas trabalharam nos desenhos. Há que ter um certo nível de uniformidade, mas esse nível também é muito alto.

O anime “Heion Sedai no Idaten-tachi” também apresenta a ação atraente ‘assinatura’ do MAPPA. E não só isso, mas a palete de cores única também chama à atenção. É curioso que a animação é vanguardista, mas também tem um ar maior. O produtor Matsuo afirma:

Cores extremas são ideia do diretor Seimei Kidokoro. Parece bom num mundo escandaloso cheio de personagens pouco éticos. Parece novo e faz parte da cultura pop.

Subscreve
Notify of
guest

36 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
🍦Pico🍦
🍦Pico🍦
2 , Agosto , 2021 17:05

Melhor do mundo é exagero, mas de fato é o Studio do momento, suas produções são sempre ótimas, quando tem um bom cronograma é claro.
Eu não sou um desses babás ovos da kyoto e da sonegadora de impostos.
Esse pessoal que usa o argumento de que explora os animadores são só haters do Studio.
A indústria anime sobre de exploração desde que eu me entendo por otaku, então criticar só a Mappa por isso é idiotice.🍦

Elivelton Silva
Elivelton Silva
2 , Agosto , 2021 15:49

Kyoto Animation, Ufotable e BONES. Esses sim são estúdios promissores, tanto para nós, fãs de animes, e especialmente para os animadores.

Biel lira
Biel lira
Reply to  Elivelton Silva
3 , Agosto , 2021 2:18

Acho que oque ela quis dizer é que o mappa consegue fazer 8 a 10 animes por ano com qualidade acima da média, oque nenhum desses estudios conseguiria fazer (o artigo é sobre resultados finais, não de produçao)

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
2 , Agosto , 2021 15:10

Qual é o segredo da genialidade do MAPPA?comment image

Carlos Sales
Carlos Sales
Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
3 , Agosto , 2021 8:54

“Black company” o nome já diz tudo kkkkkkkkkkkk. referência da referência!

Elivelton Silva
Elivelton Silva
2 , Agosto , 2021 15:02

WTF! Ficou bem confuso a notícia/artigo.. De qualquer forma, se destacar produzindo várias séries anime de sucesso enquanto escraviza seus funcionários é fácil… Cof Cof MAPPA… Quero ver produzir séries de qualidade mantendo um ambiente de trabalho agradável… Cof Cof Kyoto Animation… MAPPA é apenas um estúdio DESESPERADO, se é que me entendem…

Joe
Joe
Reply to  Elivelton Silva
2 , Agosto , 2021 16:55

Não é defendendo o MAPPA, mas o KyoAni produz o que? 2 animes por ano? No máximo uns 3? A chance dos funcionários serem explorados é baixíssima. Seria interessante ver eles produzindo sei lá, uns 8 animes por ano pra ver se continuariam sendo exemplo.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Joe
26 , Agosto , 2021 14:47

Tu prefere quantidade ao invés de qualidade? Eu recomendo fortemente mudar seus conceitos.

Ronoroa Zoro
Ronoroa Zoro
Reply to  Elivelton Silva
2 , Agosto , 2021 15:07

ótimo comentário mano

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  Elivelton Silva
2 , Agosto , 2021 15:12

Entre aspas, Mappa já fez isso, só q agora ela está pior por pegar muito trabalho!!!

Biel lira
Biel lira
Reply to  Elivelton Silva
3 , Agosto , 2021 2:21

Mano, se um anime da kyoto animaition não vende eles demitem maioria dos funcionários secundários daquele anime (já teve gente que se matou por causa disso), nenhum estúdio japonês é santo, é hipocrisia criticar um e elogiar outro.

Elivelton Silva
Elivelton Silva
Reply to  Biel lira
3 , Agosto , 2021 12:47

Nunca soube disso… Poderia me mandar a fonte? E claro, nenhum, nada e ninguém é PERFEITO, porém sempre terá aqueles que irão se destacar como Ufotable e Kyoto Animation. E você está sendo incoerente no seu próprio comentário… Você diz “Funcionários Secundários”, logo não são funcionários da KyoAni. São contratados.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Elivelton Silva
26 , Agosto , 2021 14:47

Menos chupação com Ufotable, ajuda aí.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Biel lira
26 , Agosto , 2021 14:47

É um ótimo ponto.

João Ricardo
2 , Agosto , 2021 15:47

Um artigo bem exagerado hein.

Noob Master69
Noob Master69
2 , Agosto , 2021 15:14

Não sou capas de opinar sobre o MAPPA, no entanto eu discordo que seja o mais promissor. O BONES e o UFOTABLE estão a mais tempo mantendo uma qualidade de produção e animação muito boas.
Também tenho que citar mesmo que ele não produza series anime o COMIX WAVE, ele produz todos os filmes incríveis do Makoto Shinkai!

madmonkey mcknight
Reply to  Noob Master69
2 , Agosto , 2021 19:30

Bones? Eu gostava do Bones na altura de Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood, mas desde que começaram a animar My Hero Academia o único anime com boa qualidade de produção que fizeram foi Mob Psycho.

Noob Master69
Noob Master69
Reply to  madmonkey mcknight
2 , Agosto , 2021 22:27

My hero academia é incrivelmente bem animado, inclusive os filmes consomem grande parte dos bons animadores e ainda assim eles conseguem manter a qualidade tanto da serie quanto dos outros projetos.

Joe
Joe
2 , Agosto , 2021 16:52

De fato é, só falta parar de explorar os animadores.

ZoldyckP
ZoldyckP
2 , Agosto , 2021 16:41

Na minha opinião, o “pico” de qualidade de animes foi a antiga Madhouse. Mappa tem ambição pra chegar em altas altitudes, mas até hoje nenhum projeto que vi deles chegou aos pés dos da Mad. Dos atuais gosto da Ufotable e Kinema Citrus.

Joe
Joe
Reply to  ZoldyckP
2 , Agosto , 2021 16:58

De acordo. Sem contar o fato de que o que alavancou o estúdio (na minha opinião) foi a produção de diversos animes Seinen consagrados.

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  ZoldyckP
2 , Agosto , 2021 22:32

Ate hj ñ engulo a situação da Mad… ela hj era para ser patrimônio público(se ñ fosse pela situação dela), é triste ver uma empresa desse nível cair assim!

ZoldyckP
ZoldyckP
Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
3 , Agosto , 2021 2:48

É aquilo, tudo muda e nada é eterno. Por bastante tempo eu procurei por uma substituta, mas percebi que meu nível de exigência nunca será satisfeito, sempre vai faltar algo. Portanto, eu apenas fico grato com as obras que vi, como o meu anime favorito Hunter x Hunter. É lamentável a queda, mas fora do nosso alcance.

AKI-SAN
AKI-SAN
2 , Agosto , 2021 15:10

Está muito longe do MAPPA ser isso tudo pessoal exaltado.

Samuel Silva
Samuel Silva
3 , Agosto , 2021 0:38

O MAPPA arriscou muito na diversidade dos seus projectos nos últimos dois anos mas acertou mais do que errou. Desde zombies ídols, a gangsters com toque yaoi, a adaptação de um manga inacabado do Tezuka, a promessa cumprida com jujutsu kaisen pois houve muito hype gerado a volta dessa adaptação, um manga que muitos julgavam que nunca iria ser adaptado a anime como dorohedoro, as sequencias de luta de jujutsu e God of high school envergonham tudo o que vi até ao momento em kimetsu ou my hero, os absolutos tratados de originalidade que são os openings de taisou samurai e do idaten, etc. Não fez tudo bem? Reconheço que não. Mas é como aquele jogador de futebol que falha muitos passes porque tem muitas vezes a bola nos pés e tenta fazer passes de risco para deixar o avançado na cara do golo! Neste momento o MAPPA é esse jogador e na minha opinião podemos continuar a passar-lhe a bola!

Ronie Peter
Ronie Peter
2 , Agosto , 2021 22:30

Espero que o MAPPA melhore, e não vire a Madhouse. Porque pior do que um estúdio ferrar animadores e passar para o ostracismo é ele fazer isso, depois de arruinar nossas obras favoritas junto com os nossos animadores favoritos.

Shiba
Shiba
2 , Agosto , 2021 21:36

Studio que aceita todo tipo de trabalho não importa as condições sempre são os favoritos dos produtores.

Anduin Lothar
Anduin Lothar
2 , Agosto , 2021 23:39

o mappa é a nova j c staff……

Biel lira
Biel lira
Reply to  Anduin Lothar
3 , Agosto , 2021 2:19

Mas a mappa consegue fazer com qualidade, já a jc staff…

Anduin Lothar
Anduin Lothar
Reply to  Biel lira
4 , Agosto , 2021 0:14

só algumas obras do mappa são de qualidade, por causa dos diretores e não pelo estúdio. no caso de shingeki eles entupiram de cgi e ficou muito ruim.

Aleksey K. "Лонелy Деемо"
3 , Agosto , 2021 14:45

Na minha opinião o Mappa é um A-1 Pictures sem picos de qualidade, sendo mais estável com trabalhos medianos. Também é pouco personalista, e não dá para identificar características marcantes em seus trabalhos, apenas defeitos comuns mesmo.

Biel lira
Biel lira
Reply to  Aleksey K. "Лонелy Деемо"
4 , Agosto , 2021 4:40

Sem picos? Literalmente só attack on titan 4 foi um anime sem tanta animação fluida, o resto é acima da média

Biel lira
Biel lira
3 , Agosto , 2021 2:40

Glr (não falando de produção, afinal isso está errado em todos os estudios do Japão menos a bones e ufotable e sim falando de resultados finais), o mappa faz animes tão bem animados quantos esses estudios, porém ele ainda tem a quantidade de produções, eles fazem 8 a 10 animes por ano (oque dificulta a produção), ou seja ele fez um trabalho igual ou melhor que os outros melhores estudios do Japão, porém de 4 a 3 vezes mais, agr falando de produção eles tbm fizeram algo bem interessante e inteligente, eles chamaram a mari okada como diretora, que chamou vários free lancers da p.a works para o mappa, fizeram uma colaboração com a madhouse (para diminuir a carga horária de seus funcionários) ,tem o sughoo Park que é um imam de animadores bons, tem o roteirista de Tiger and bonny e o hiroshi seco (os melhores e mais bem conceituados roteirista da industria) e sem contar com chainsaw man que esta simplesmente sulgando animadores, a ponto de terem que baixar os salários para suportar tanto animador novo chegando, ok que o mappa era é as vezes os animadores são sobrecarregados, mas os seus resultados finais são os maiores da indústria, e por fim, segundo boatos, chainsaw man não vai ter comitê de produção, oque significa que só o mappa e a shueisa vão investir o dinheiro em chainsaw man, se isso for verdade e o sucesso esperado para chainsaw man for concretizado (igual ao de jujutsu) o mappa se torna literalmente o maior estúdio do Japão (economicamente falando) .

Takashi
Takashi
3 , Agosto , 2021 19:02

Gente é inevitável que qualidade se alcance sem sacrifício, os japoneses são uma sociedade bastante mais desenvolvida e competitiva. Eles preferem qualidade no oficio que desempenham à sua própria saúde, porque na mentalidade deles isso é mais importante. Se querem qualidade isso não aparece da noite para o dia, e sempre foi assim em qualquer ramo artistico industrial.

Takashi
Takashi
3 , Agosto , 2021 19:22

Ninguém é forçado a ficar na MAPPA, se os empregados sofressem tanto assim saiam, simplesmente. Todavia podemos falar que sim que as produtoras de certo modo abusam muito, mas infelizmente isso não é só no Japão. Porque ninguém força muitos dos funcionários a trabalhar são os próprios funcionários que amam tanto o trabalho e o que fazem que estão dispostas a trabalhar imenso e superarem sempre mais e cada vez mais. Entregando o melhor trabalho possível para se sentirem orgulhosos do que fizeram. A escola japonesa e ensino nunca viram como era?

Takashi
Takashi
3 , Agosto , 2021 19:15

Fazer animação é extremamente difícil e demorado. Investiguem mais a respeito do processo em si. E também a respeito da cultura do trabalho no Japão acontece que eles têm uma sociedade bem mais intensa e mais rápida. É bem diferente em relação ao ocidente. Têm de entender no Japão em tempos perder uma batalha era sinal de desonra que se resolvia com o suicídio. O Japão é bastante intenso porque não é só a animação que sofre disso é a maioria dos empregos. E é graças a isso que foi de pais destruído pela guerra para terceira potencia mundial em termos tecnológicos. Nunca jogaram dark souls ou viram japoneses com talentos incriveis? Achavam que isso era o quê? Genes? Não gente no Japão não há mimimi, eles fazem e pronto, a vida ta dificil. eles lidam com isso. Todavia isso não desculpa os baixos salários, mas infelizmente é assim que a sociedade lá avançou tanto. Esse trabalho árduo e difícil, que é feito com imensa paixão é o que faz os animes serem animes. Porque entendam se n for assim n há evolução, infelizmente a seleção natural é como é e a prova disso é o Japão. Quem não se adapta é eliminado. Todavia seria possível ajudar algumas pessoas, de alguma forma sem destruir a base cultural deles? Muito pouco provável é algo que já vem de há muito tempo. O Japão sofreu imensa opressão, não uma ditadura como cá, estou a falar de coisas bem mais pesadas. E na questão de suicídio isso não acontece de todo por uma questão psicológica e sim por religião e questão cultural. Têm de entender que os japoneses levam a ideia de deixar um legado, muito a sério e apenas os fortes sobrevivem numa sociedade tão intensa e acelerada.