Meu Anime #13

32

Meu-Anime-n-13Nessa edição da coluna Meu Anime algo raro aconteceu e você está prestes a testemunhar: eu dropei um anime. Normalmente eu assisto mesmo o que eu não gosto até o final, é preciso eu me sentir muito insultado ou muito entediado por um anime para não suportar mais continuar assistindo-o. Me senti extremamente insultado por Seisen Cerberus.

No geral, vinha achando ele e Endride os piores animes da temporada, com Endride recebendo notas de merda (literalmente) nas últimas três semanas, mas além de ser um anime com roteiro estúpido, mal animado, sem graça e frequentemente entediante, ele ainda é o tipo de ruindade que eu suporto. Seisen Cerberus é diferente: Por menos que fosse, seus episódios ainda costumam oferecer algo a que se apegar (ainda que bem pequeno). Um personagem mais interessante, um desenvolvimento do enredo que pode dar em algum lugar, algo engraçado, qualquer coisa. Mas uma coisa me irritava desde o começo:

O protagonista. Com certeza não é o primeiro protagonista irritante da história do anime nem será o último, mas acho que é o primeiro que não aprendeu nada durante todo o anime (até agora) e desde o começo sempre se achou a última bolacha do pacote. Então o anime criou uma situação forçada (como foi que ele se “teleportou” de onde estava enquanto estava inconsciente?) só para que sua burrice e soberba inacreditáveis empurrassem o enredo adiante. Não dá. Adeus, Seisen Cerberus, já vai tarde. Até Endride está melhor que você.

Semana que vem então só comentarei sobre 32 animes (“só”), se tudo der certo. Essa semana ainda comento sobre 33 episódios de animes que foram transmitidos na semana entre 9 e 15 de maio. Como sempre, peço-lhe a gentileza de complementar meu trabalho com seus próprios comentários.

Age 12

Episódio 6

O Takao vai ser um cara horrível quando crescer. Não se importa de “apostar” sua namorada e tem uma lábia afiada impressionante – além de, segundo o anime, ser “bonitão”, mas com esse traço é impossível dizer com certeza. E ainda não entendo porque ele e a Ayase têm tanto tabu com beijo se o relacionamento deles começou justamente com um beijo por impulso.

Nota: ???

Assassination Classroom 2

Episódio 18

Certo, o Nagisa é um protagonista protagonizante então era impossível mesmo que ele perdesse. O time da salvação venceu, agora todo mundo vai salvar o professor. Eu ainda acharia mais inteligente uma divisão por equipes, mas o anime preferiu uma divisão por tempo, o que narrativamente ao longo do tempo provavelmente é melhor mesmo. Se houvessem duas equipes distintas teríamos duas linhas narrativas distintas, e isso sempre atrapalha e é mais difícil de lidar. Ao mesmo tempo o anime foi inteligente de não descartar a opção pelo assassinato, mas não é como se realmente fosse necessário retornar a ela: sempre é possível escrever uma história onde eles descobrem a tal cura no tempo limite, ou são sabotados por agentes externos, e aí tomam a decisão de continuar tentando salvar o professor por mais algum tempo. Talvez nesse momento eles tenham que confrontar o professor Karasuma: ele é um personagem central que até agora não teve o seu arco pessoal.

Nota: ???

Bakuon!!Bakuon!! - 6_8

Episódio 6

Esse episódio pré-corrida foi bastante divertido, piadas boas, bom timing, uma diretora louca, e já nem estou me irritando tanto assim mais com a Raimu; quero dizer, esse é um anime que desde o começo tinha motos falantes, eu não deveria estranhar alunas que nunca envelhecem e vivem de capacete. Sou curioso para conhecer o rosto dela, mas tudo bem, ela tem sido uma divertida homenagem-paródia da Celty. Espero que a corrida seja bastante divertida.

Nota: ???

Big Order

Episódio 5

Em certo sentido esse episódio voltou a ser bastante trash. O moleque só tem problemas com o pai, coitado. E agora vai ter que recuperar a garota dele. Tudo isso depois de fazer citações de Freud. É manjado ou não é? Falando em família, o que foi aquela cena na cama com a irmã, os dois realmente fizeram aquilo ou foi um sonho pervertido de um deles? De um jeito ou de outro nossa, que anime horrível. Esse episódio pareceu ser todo entrecortado, nada teve bem um começo ou um fim, devem estar fazendo uma leitura dinâmica do mangá e tá ficando essa droga.

Nota: ??

Bungou Stray Dogs

Episódio 6

Um divertido episódio sobre como o passado volta para chutar nossas bundas de vez em quando, não é? O Kunikida protegeu um informante criminoso porque se sente responsável pela morte do pai dele, e agora o moleque está (sem prejuízo aos crimes cibernéticos que o Kunikida já fazia vista grossa) colaborando com um bando que plantou uma bomba na cidade e que antes disso havia matado pessoas para vender seus órgãos no mercado negro.

Nota: ???

Concrete Revolutio 2The Last Song - 6_36

Episódio 6

Parece que há 300 anos dúvidas sobre justiça ou injustiça já existiam, não é? Servir a justiça não é fácil, não porque não seja possível definir o que é e o que não é justo, mas porque é difícil convencer todo mundo disso, principalmente se houver várias versões conflitantes da história circulando. A questão se torna então menos sobre justiça e mais sobre poder para controlar a informação – e, consequentemente, toda a população.

Nota: ????

Endride

Episódio 7

“Eu não sei de detalhes, mas …” e conta todos os detalhes. Ok, agora adicionaram uma garotinha assassina ao bando. A livraram de ser uma assassina do mal para que ela possa ser uma assassina do bem. Não, eu entendo, ela era maltratada e coisa e tal, a situação dela sem dúvida melhorou. Mas o ponto é outro: eles conseguiram salvar aquelas outras crianças da miséria, ainda que tenha sido apenas por uma tarde, mas não deram um passo sequer no caminho de salvar a Mischa da perda da inocência.

Nota: ?

Flying Witch

Episódio 6

Alguém assistindo Flying Witch não estava torcendo para ver a Chinatsu virar uma bruxa? Tem coisa melhor que a personagem mais bonitinha do anime e da temporada inteira pedir pra virar uma bruxa? Tem? Não tem! E foi um episódio engraçado pra caramba ainda por cima, mesmo que de um jeito bem bobo.

Nota: ?????

Gundam Unicorn RE:0096Unicorn RE0096 - 7_2

Episódio 7

O Gundam Unicorn tem um sistema que quando ativado “usa” seu piloto, interessante. Graças a isso, Banagher quase matou a Marida. É notável como Palau quase foi destruída mas os líderes de Zeon não estavam preocupados com isso, mas em testar o Gundam. A Federação não é legal e, como Banagher bem imaginou, continuaria atacando até ter ele e o Gundam de volta, mas é a primeira vez que vejo os zeonianos serem realmente frios e crueis, capazes de sacrificar seu próprio povo. Não que eu duvidasse da Audrey/Mineva, mas só escutar alguém dizer não basta, foi bom ter visto.

Nota: ???

Hai-Furi

Episódio 6

Um episódio com várias coisas interessantes … mas ainda assim, várias. Coisas demais. Há muitos navios da escola feminina sem comunicação, o Musashi é muito poderoso e não há navio disponível para combatê-lo, nem da escola, nem do governo. A Harekaze descobriu o que a gente já sabia: a culpa é toda do rato. A Misaki está sentindo muita insegurança para continuar como capitã, ainda mais porque a vice-capitã Mashiro e principalmente a Kuro estão pegando pesado com ela. Isso teria dado um bom foco para o episódio. O Harekaze entrou em um campo minado. Essa é a “batalha” do episódio e ok, concordo que “enfrentar” um campo minado não é tão legal quanto enfrentar outros navios, então justifica-se que o episódio tenha outros temas de interesse, mas não precisavam ser tantos. Além disso, nunca uma garota do Harekaze esteve em risco de vida tão grande quanto nesse “combate sem graça”. Teve muita coisa e todas elas muito importantes para um episódio só.

Nota: ??

JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable

Episódio 7

Muito boa a dinâmica do Kouichi com o Josuke e o adversário do episódio foi interessante o bastante para evidenciar essa dinâmica.

Nota: ???

Joker Game

Episódio 6

Uma investigação sobre um assassinato em um trem. Eu teria me impressionado se conhecesse quaisquer daquelas pessoas antes, mas assim, do nada, é complicado, não me identifico nem com as pessoas envolvidas nem com a situação. É apenas intelectualmente interessante, embora não chegue a ser lá grande coisa porque não posso fazer muito a não ser acompanhar os fragmentos de raciocínio que o espião pronuncia. Eu não sei nada, não entendo nada, não consigo tentar imaginar o que esteja acontecendo a não ser que me seja dito explicitamente, o que não é um tipo de mistério muito legal. A mensagem final do episódio parece ter sido “a guerra despreza a inteligência”, e a cena pós-encerramento mostra que o Exército Imperial pretende subjugar a inteligência.

Nota: ???

KiznaiverKiznaiver - 6_5

Episódio 6

Eu não sei o que foi. O episódio foi bastante apelativo e previsível, mais ou menos o mesmo que o Yuta disse sobre o mangá que a Honoka escreveu com sua amiga sob o pseudônimo Charles de Macking, mas mesmo assim acabou sendo tão efetivo no final. Tão emotivo, tão potente. Eu sei que muito se deve à cena final com o Agata dizendo para a Sonozaki que está desapontado com ela. Não apenas é o Agata dizendo isso, como é para a Sonozaki. Ela sentiu. Ela tremeu quando ele disse. Ela tentou se mostrar inabalável, como sempre, mas ela foi atingida. E aquela injeção que ela tomou? Bom, é óbvio que ela própria já fez parte do experimento Kiznaiver no passado e o resultado parece ter sido trágico. A pesquisa está sob risco e ela insiste. Tem algo muito importante em jogo para ela. Ela está machucando o Agata de propósito e isso a incomoda mas ela não pode evitar.

Nota: ????

Koutetsujou no Kabaneri

Episódio 5

Como eu havia imaginado, a Mumei serve a alguém importante. Talvez não seja parente de verdade dela contudo, embora o trate por “irmão”. Mas seu “irmão” não é o próprio xogum, embora deva ser alguém importante. O xogum se prepara para uma guerra contra seres humanos, é? Por interessante que pareça me pergunto se o anime terá episódios suficientes para tratar lidar com um enredo complexo assim. Mas a Mumei ter um passado, uma história secreta, algo que a assombra, é muito interessante. Perceba como ela simultaneamente age como se fizesse pouco caso dos outros mas se importa em ser reconhecida, em ser bem querida. E tem ainda a frase sinistra que o perneta disse a ela: “enquanto você ainda é humana”. Ela vai deixar de ser? Será que ela tem um tempo de vida limitado? Ela vai fatalmente se transformar em um kabane apesar de tudo? Isso torna a cabeça dela um turbilhão psicológico inimaginável. E claro que, instável assim, ela acabou colocando todo mundo em perigo uma segunda vez, e dessa vez diretamente, não apenas por induzir os demais a decisões ruins, mas porque ela própria agiu mal e provocou a situação de perigo em que o Koutetsujou se encontra agora.

Nota: ???

Kuma Miko

Episódio 7

A Machi realmente conseguiu incendiar a cozinha com uma panela de arroz elétrica? Começo a crer que esse anime quer convencer as pessoas de que não há a menor necessidade de sair do interior para a cidade grande, a tecnologia evoluiu e há de tudo disponível mesmo no rincão mais perdido. Bom, isso se você for japonês, né? O discurso do Natsu pelo menos aponta nesse sentido e ele constantemente tenta convencer a Machi a não ir para a cidade. No caso dela, por mais de um motivo.

Nota: ???

Kuromukuro

Episódio 6

Foi bom ver uma luta em que o Kennosuke está em grande desvantagem. Venceu por pura habilidade (e porque, aposto, seu robô gigante é mais ágil; pelo menos foi o que pareceu, ou é isso ou o inimigo era muito ruim mesmo). Então os aliens que estão invadindo se chamam Efidolg? E tem aparência humana? E falam japonês? Bom, como eles sequestram pessoas, suponho que sejam uma raça que se expande pela galáxia assimilando espécimes locais, que então usam para concretizar suas conquistas. E a história do robô gigante do Kennosuke deve ser a de alguém que foi abduzido mas de alguma forma se livrou do controle mental / lavagem cerebral (deve acontecer algo assim, não deve?) e usou a tecnologia obtida contra o inimigo. Especulei bastante aqui mas assim que é legal, estou gostando muito de Kuromukuro.

Nota: ????

Kyoukai no Rinne 2Kyoukai no Rinne - 31_8

Episódio 6

Mais um episódio bonitinho emotivozinho de Kyoukai no Rinne. Quem é que nunca teve um bichinho de estimação que já morreu, hein? Mas aquele moleque é muito chato, credo. Fiquei feliz de ver o “Yotsuya” de Maison Ikkoku fazendo uma ponta no episódio.

Nota: ??

Macross Delta

Episódio 6

Freyja precisa encontrar um motivo para lutar, até agora ela só está lá porque é legal, porque cantar era seu sonho. Então já concretizou seu sonho, e…? Ela acha que encontrou seu novo objetivo. Provavelmente encontrou. Mas claro que o anime desenha um triângulo amoroso envolvendo ela, o Hayate e a Mirage. O Hayate teve seu momento de fraqueza quando matou pela primeira vez, mas já superou.

Nota: ???

Magi: Sinbad no Bouken

Episódio 5

Companheiros é? Agora começo a pensar que a autora de Magi foi escrevendo a história sem pensar muito e quando o Sinbad entrou na história ela pensou “hmm, esse cara aqui é que é um protagonista de battle shounen, a história dele teria sido muito mais simples e direta”. Daí nasceu o spin-off.

Nota: ???

MayoigaMayoiga - 7_37

Episódio 7

Tem muito mistério e ponta solta ainda mas vou dar nota dez pra esse episódio. Pessoas que querem fugir da realidade e vão para um lugar onde acabam sendo perseguidas pela realidade! É genial ou é genial? E para sair de lá é preciso derrotar seu maior medo. Aquele que te fez fugir em primeiro lugar, aquele que te assombra mesmo nesse lugar. Falta explicar agora a história da Masaki, o que está prometido para o próximo episódio, e da Koharun: ela com certeza tem uma história, não tem? A história do Mitsumune é aquela que muita gente já sabia: o irmão gêmeo dele morreu e ele acabou assumindo seu papel. E seu amigo Speedstar parece muito obcecado por ele e está ensandecido dizendo que a Masaki “enfeitiçou” o amigo. Considerando que estudavam em um internato masculino, quão gay pelo Mitsumune o Speedstar é? Não consigo pensar em outra explicação. Mentira, consigo sim, ele só precisa que alguém “precise” dele, não necessariamente um parceiro romântico, pode ser um irmão também, ou um amigão do peito, alguma coisa assim deve estar relacionada a seu trauma. Sim, aposto que o único cara que foi para lá dizendo não ter trauma nenhum tem sim um puta de um trauma.

Nota: ?????

My Hero Academia

Episódio 7

A luta foi bem legal, as estratégias foram divertidas em alguns momentos, mas é só isso. Não tenho muito o que falar de My Hero Academia, seus personagens são chatos.

Nota: ???

Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?

Episódio 6

Era tão previsível a piada do final do episódio! Esse tipo de piada sempre é previsível, mas no contexto desse anime acho que nunca havia visto-a tão previsível! Lógico que o Rusian caiu mesmo assim. Mas não arrastaram o desfecho para o próximo episódio, então está tudo bem, foi só uma piada. E esse foi um bom episódio no quesito humor.

Nota: ???

Re: Zero Kara Hajimeru Isekai SeikatsuRe Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu - 6_60

Episódio 7

O arco da mansão não acabou com 4 episódios, quebrando a simetria com o arco do roubo do brasão! Simetria que nesse caso não tem importância nenhuma, não é? O problema da mansão envolve muito mais investigação e está eivado de mistérios, natural que tenha uma resolução diferente. Em que pese eu ter achado os dois episódios iniciais do arco repetitivos, quase tudo o que aconteceu neles está sendo importante agora, então o problema não foi eles terem existido, foi, talvez, terem ficado tão parecidos na forma – mas confesso que não sei se haveria outra foma melhor. Bom, o criador não sou eu, não tenho que saber disso de todo modo, né? Gostei tanto da resolução pessoal do Subaru, que pode levar ao primeiro crescimento verdadeiro do personagem, quanto das informações extras reveladas (além do fato de, pela primeira vez, ele parecer ter percebido quase tudo em tempo razoável). Ao que parece, não foi o dragão, mas a bruxa quem levou o Subaru para lá. Talvez ela queira garantir que a Emilia chegue ao trono para que o possa usurpar, dado que são parecidas? Se bem que a essa altura eu não duvidaria se a bruxa for na verdade uma personalidade alternativa da própria Emilia, mas isso é só alta especulação, não vem ao caso. Enfim, o envolvimento da bruxa pode ser explicado da forma como coloquei, mas quem é que está invadindo a mansão então? Claro que existem os outros candidatos anônimos ao trono, bem como o cliente secreto da assassina do primeiro arco, mas por que matariam a Rem, e não a Emilia? Ou a bruxa ficou apenas insatisfeita com a inação do Subaru e decidiu forçá-lo a repetir esses dias de novo?

Nota: ????

Sailor Moon Crystal 3

Episódio 6

Tá ficando complicado. Quero dizer, acho que estou entendendo melhor, e está parecendo mais complicado, como se eu entendesse pior (ahn? nem eu entendi direito o que estou tentando dizer). As três sailors “externas” apareceram, e elas vieram para combater o Faraó 90, evitar a destruição ou causá-la? A essa altura não resta dúvida de que quem trará a destruição é a Hotaru. Ela própria não parece totalmente “desperta” para seu destino destrutivo, então ela deve ser uma sailor também. Vejamos: Mercúrio, Vênus, Lua (Terra), Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Plutão. Ok, sobrou um planeta certinho, a Hotaru vai despertar como Sailor Saturno. E vai querer destruir tudo. Urano, Netuno e Plutão devem ajudá-la ou impedi-la, só o Cristal Lunar sabe. O divertido é que aparentemente o Faraó 90 não tem nada a ver com essa disputa interna entre as sailors, apenas escolheu uma má hora para invadir a Terra. Talvez Michiru e Haruka nem tivessem o combatido se ele tivesse vindo em outro momento.

Nota: ???

Sakamoto desu ga?

Episódio 5

Duas mini-esquetes, uma antes e uma depois da esquete principal. São engraçadinhas, mas ainda mais esquecíveis que o anime como um todo – chegando ao final do episódio eu nem me lembrava da esquete do softball, no começo. O grosso do episódio pareceu ser uma paródia a animes de ação, mas já vi animes de ação que se querem sérios muito mais exagerados do que aquilo, então eu diria que Sakamoto fracassou dessa vez.

Nota: ??

Sansha Sanyou

Episódio 6

A menina ex-rica pela primeira vez se comportou como uma riquinha mimada, coitada da Sonobe! Aliás, “coitada da Sonobe” é algo que eu não esperava dizer em Sansha Sanyou. Enfim, um episódio de praia decente.

Nota: ???

Seisen CerberusSeisen Cerberus - 6_1

Episódio 6

Parei, não dá, esquece. Não gosto de fazer isso, mas dropei. O protagonista que não aprendeu a derrotar um ridículo slime decidiu enfrentar o grande vilão sozinho, só porque ele apareceu ali na frente dele. Não dá, isso é idiota demais.

Nota: ?

Shounen Maid

Episódio 5

Muito interessante como o Madoka mais novo se comportava de forma insegura com relação a sua irmã da mesma forma que o Chihiro é inseguro com ele hoje. E enquanto o Madoka com certeza é diferente da mãe do Chihiro, ele tem muito em comum também, como o Chihiro já percebeu. Eles são mesmo uma família, e uma família de sangue. É assim que o Madoka vê o Chihiro, mas parece que o Chihiro ainda não se sente confiante e em casa o suficiente. Ele ainda acha que precisa ser útil, que o Madoka está fazendo-lhe um favor. Mas eles devem se aproximar mais, aos poucos, não é?

Nota: ????

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Episódio 6

No episódio anterior fiquei emocionado assistindo a Shiraishi descobrindo que está apaixonada pelo Tanaka, e nesse foi a vez da Echizen ficar encabulada pensando no Tanaka (ou no Oota, mas ele meio que sempre “perdia” nas comparações, hehe) de forma romântica. Claro que foi um mal entendido, mas mesmo assim. E agora os dois vão chamá-la de Ecchan? A valentona tem o coração mais mole que a maioria das garotas ali, ela não vai aguentar, hahaha!

Nota: ????

Terra Formars Revenge

Episódio 7

Voltou a primeira abertura, então os episódios 5 e 6 foram tipo, um arco e aquela foi a abertura do arco? O arco do careca? Então foi a abertura do careca? Posso viver com isso. Abertura do Careca. Embora ele não tenha aparecido no episódio anterior teve toda aquela onda de “ele enviou a espada” e etc. E olha só, esse episódio sim era um bom momento para ter matado um personagem. A Michelle tava no ponto para morrer. Eu gosto dela! De verdade! E é por isso que eu acho que seria uma morte adequadamente trágica e que iria adicionar carga emocional verdadeira ao anime. Mas Terra Formars já traçou outro destino para ela faz tempo e não pretendem tão cedo abandonar a luta contra os chineses, então ela vive. Olá, chinês!

Nota: ???

Twin Star ExorcistsTwin Star Exorcists - 6_14

Episódio 6

Quero ser sua amiga, mesmo que você seja estranha e anti-social! Quero ser sua amiga mesmo que você ande com valentões encrenqueiros! Quero ser sua amiga mesmo se você for uma exorcista! O quê, você tá morando junto com meu amigo de infância por quem sou apaixonada? Com licença que preciso ir lá fazer uma cena estúpida de ciúmes!

Nota: ???

Unhappy!

Episódio 6

É sempre divertido ver como a Hanako é otimista mesmo na mais absurda das situações. Ela só fica um pouquinho preocupada quando dá trabalho para os outros, senão está sempre se divertindo.

Nota: ???

Ushio & Tora

Episódio 33

Esse episódio acertou na mistura de ação e drama. Eu sei que é fácil criticar o Ushio por sua atitude, mas tentemos nos colocar no lugar do garoto. Um garoto mesmo, ele tem meros 14 anos e mais do que de repente tem a missão de salvar o Japão (quiçá o mundo), e no caminho para essa missão ele perde tudo. Especialmente nessa temporada, tem sido desespero atrás de desespero, derrota atrás de derrota, as vitórias foram poucas e de pouca relevância. Tudo o que sobrava para ele era a mãe, e ela bateu nele. Eu acho que foi merecido, eu teria batido nele também. Mas você quando tinha 14 anos e apanhou achou uma vez só que fosse merecido? Se imagine no lugar do Ushio. As coisas escalaram muito rápido para ele, embora sua mãe e o Tora tenham tentado, ele não estava mais escutando. Agora o Japão está afundando e até onde se pode ver não existe nada capaz de impedir o Hakumen no Mono de continuar sua marcha da destruição. A barreira da Mayuko é a última coisa que pelo menos o impede de sair por aí, mas ele já é capaz de causar destruição o suficiente para enlouquecer e desesperar qualquer um dali mesmo. Como seu poder advém do medo, suponho que o medo coletivo da população japonesa eventualmente o tornará mais poderoso que a barreira que o prende. Desespero é a palavra desse episódio e até agora dessa temporada.

Nota: ?????

Fabio foi a duas entrevistas de emprego hoje e está mega cansado.
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.