Meu Anime #10

Meu-Anime-n-10Dez é um bom número, não é? O que não é bom é eu ainda estar atrasado. Mas estou conseguindo pelo menos manter-me continuando, de todo modo. Não é atraso por desídia, pelo contrário, é por tentar fazer coisas demais. Assistir animes demais, escrever demais (em meu blog próprio e aqui), além de outros projetos que estou tomando conta. E ao invés de ter expectativa de diminuir minha carga, o mais provável é que ela aumente! Bom, por enquanto está dando certo.

Nessa edição da coluna, mais uma vez publicada em uma quinta-feira ao invés de quarta, assisti 34 episódios que foram ao ar na semana entre 18 e 24 de abril (ou antes, no caso dos animes em que estou atrasado) de 31 animes diferentes. Em número de animes é o novo recorde dessa coluna! Mesmo assim ando assistindo mais do que isso: 33 no total. Macross Delta não está na coluna essa semana porque semana passada eu me confundi e incluí na coluna um episódio que deveria estar nessa, e Shounen Maid aparentemente não foi ao ar. Será efeito dos terremotos em Kumamoto ainda? Se me recordo bem era um dos animes afetados, mas Kabaneri e Sakamoto, outros dois animes que deixaram de ir ao ar por esse motivo, saíram nessa semana. Bom, acredito que semana que vem será transmitido normalmente.

Agora ao que interessa, meus breves comentários sobre os episódios da semana!

Age 12

Episódio 3

Continua bonitinho, mas nossa, é tão cafona o relacionamento deles, hahaha! Mas bom, estou acostumado a ver casais cafonas ou constrangidos assim em romances colegiais, onde isso faz bem pouco sentido, então definitivamente não me incomodo assistindo isso em um anime com crianças do primário completamente inexperientes.

Nota: ??

Assassination Classroom 2

Episódio 15

Gostei da recuperação da Kayano, especialmente da forma como se realizou. Também estou achando boa a história do professor Koro, mas episódios simplesmente expositivos assim não são os melhores, né.

Nota: ???

Bakuon!!Bakuon!!---3_7

Episódio 3

A Raimu (a presidente do clube, a garota irritante que não fala e vive de capacete) já era membro do clube vinte anos atrás? Ela é o que, um fantasma? Considerando que sofreu um acidente e tudo o mais, faria sentido, mas acho que o anime vai pela rota idiota apenas, nada muito complexo. Mas a família da Onsa ser dona de uma loja de motos mal cuidadas e adulteradas é divertido.

Nota: ???

Big Order

Episódio 2

Eu disse que isso ia ser trash, não disse? Melhores momentos foram a conversa de criança no começo do episódio entre o Eiji e a Rin (“Vai ficar tudo bem”, “Vai não!”, “Vai sim”, “Vai não!”, “Você vai se apaixonar”, “Nem vou!”, “Eu vou me casar com você”, “OI?!?”) e a Rin tendo uma morte hilária atrás da outra enquanto tenta matar o Eiji. No final, ele vai mesmo “dominar o mundo” como havia desejado, não é? Mas e se algum daqueles orders ali tiver um poder do tipo “ignorar comandos” ou “confrontar autoridades”, como fica? O líder deles pareceu bastante confiante em seu plano. E olha só, o Eiji e a Sena não são mesmo irmãos de sangue, agora sim tenho certeza que ela está apaixonada pelo protagonista. E a irmãzinha lia Nietzsche quando era criança.

Nota: ???

Bungou Stray DogsBungou-Stray-Dogs---3_23

Episódio 3

A ação do episódio é muito boa, a história é OK (o protagonista está sendo caçado porque existe uma recompensa pela cabeça dele, podia ser algo melhor mas tá bom assim), e as piadas são legais também, mas elas quebram um pouco o clima de todo o resto. Pessoas morrendo, poderes horríveis, um protagonista ainda sofrendo por ser sempre rejeitado, etc, etc, e junto a isso tudo humor pastelão e insinuação de boquete incestuoso. Se o clima do anime fosse trash tudo isso combinaria perfeitamente, mas ele parece pretender ser um legítimo battle shounen (eu sei que é publicado em revista seinen, mas além de poucas revistas e mangás respeitarem isso hoje em dia, me refiro mais ao gênero do que à demografia – mangás de ação e aventura em antologias shounen se tornaram tão comuns que estabeleceram alguns códigos e padrões que podem ser seguidos por histórias semelhantes para qualquer demografia), então isso acaba ficando um pouco dissonante, mas vamos ver se a direção melhora pelo menos o timing das piadas.

Nota: ???

Concrete Revolutio 2

Episódio 3

Assim não, Concrete Revolutio, não faz isso comigo, que gosto tanto de você. Uma história boba com animação de quinta categoria só para no final e com a sutileza de um soco no estômago dar uma pista que pode ou não vir a afetar o enredo? “Se os deuses de Tóquio despertarem…”

Nota: ??

Endride

Episódio 4

Endride não merece, mas já não escrevi nada semana passada, não posso continuar na moleza. Emilio quer a ajuda de rebeldes pra matar o rei, ele não tem a menor ideia do que vai ser do reino depois disso, mas não se importa, não quer saber. Isso ainda é um nível de ruim normal, acontece em muitas histórias. Mas ele consegue a ajuda, entra para o grupo, e depois fica discutindo com o Shun sobre como eles não conseguiram… ahn?? O que eles esperavam? “Ok, se o príncipe está aqui vamos levantar nossas barracas e mover imediatamente nosso exército, agora é a hora da nossa revolução!”??? E ninguém sabe porque ele quer matar o rei. Pudera, ele nunca contou pra ninguém. Seria tão simples, mas ele não conta e isso gera dúvidas e desconfiança dos outros por motivos óbvios. E não contando nada ele ainda fica bravo com o Shun, que bem ou mal está seguindo e ajudando ele, e se sai com um “Você não sabe nada de mim!”. Claro que ele não sabe. Você não contou nada pra ele. Depois eles brigam, porque é legal protagonistas masculinos saírem no murro, não é? (Não, não é) Mas nem pra terminar o clichê direito com os dois se acertando e caindo. Não! Os dois se erraram e caíram! O roteirista terceirizou a história pro sobrinho de nove anos dele, só pode ser.

Nota: ?

Flying WitchFlying-Witch---3_38

Episódio 3

Mais um episódio calmo e agradável, e esse episódio definitivamente não negou o quão rural é o cenário. Bobo, simples, mas agradável de assistir. A segunda metade foi um “dia de bruxa”, apareceu um personagem novo, a irmã da protagonista Makoto, e mais uma vez foi uma delícia assistir o festival de caras e bocas da Chinatsu.

Nota: ???

Gundam Unicorn RE:0096

Episódio 4

Quatro minutos de introdução, contando basicamente tudo o que aconteceu nos episódios anteriores. Mas foi bom porque algumas coisas não ficaram claras no meio daquela confusão toda. A nave onde Banagher e Mineva estão agora está sob ataque direto do, me parece, melhor piloto com o melhor mecha dos inimigos (pelo menos por enquanto, vai saber), então eles estão bastante ferrados, e descobrindo que a Mineva é quem é tentam negociar usando-a como refém. Tenho certeza que não vai funcionar. A animação continua incrível, mas os efeitos de explosão voltaram algumas décadas no passado.

Nota: ???

Hai-Furi

Episódio 3

Outra batalha naval, dessa vez contra um submarino. Achei bem menos interessante que a do episódio anterior, e sempre tive para mim que batalhas contra submarinos devem ser muito mais divertidas. Bom, deve ter a ver com o fato de que nunca senti que o Harekaze estivesse realmente em perigo, então parte da graça é ver e escutar os tiros e explosões, mas no caso da batalha com o submarino os torpedos simplesmente apareciam do nada. A real natureza do que está acontecendo continua um total mistério, mesmo com a vice-comandante alemã tendo acordado. Aliás, eu sei que são colegiais e coisa e tal, mas ela chegar na ponte dando ordens e as demais obedecerem sem questionar foi um pouco estranho – mas relevo, a capitã estava presente e até agradeceu, então tá né. A médica parece a mais esquisita da tripulação, se for para ter uma traidora entre elas, tem que ser a médica, mas acho que ela é só excêntrica mesmo.

Nota: ???

JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable4-Diamond-is-Unbreakable---4_4

Episódio 4

Legal, o Koichi ganhou mesmo um stand! O que ele faz ainda é um mistério, e creio que ou vai ser uma piada muito imbecil ou vai ser um poder realmente incrível. Talvez seja um poder incrível e uma piada imbecil ao mesmo tempo, é de Jojo que estou falando afinal. E gostei do stand do clone loiro do Polnareff.

Nota: ???

Joker Game

Episódio 3

“Guardar as informações essenciais da missão no subconsciente” para o caso de sofrer amnésia me parece uma enorme baboseira, mas o episódio em si foi muito bom. O paralelo entre diferentes escalas de “erros de cálculo”, com a conclusão de que a aliança com a Alemanha era (e foi) um erro para o Japão foi bem construída, bem como o tema da cruel necessidade de se escolher entre dois males distintos em uma guerra.

Nota: ????

KiznaiverKiznaiver---3-(34)

Episódio 3

Estou ligeiramente decepcionado que o sétimo não seja a Sonozaki, mas um maluco aleatório introduzido só agora na história. Se era para ser assim, que a investigação sobre quem ele é e seu paradeiro fossem mais divertidos pelo menos. Enfim, tenho certeza que ainda não entendi o que o anime está tentando dizer de verdade, só compreendo a superfície. Dores, conexões, pecados. Nos conectando com outras pessoas e compartilhando nossas dores podemos nos redimir de nossos pecados? A salvação está na amizade verdadeira? Mas por que eles se tornaram pecadores em primeiro lugar, e qual o objetivo em salvá-los? Eles são apenas cobaias, isso acho que está claro, para um projeto maior sobre para se obter a “paz mundial”. Metaforicamente, ou melhor, idealmente, é possível dizer que acabando com o pecado o mundo estará em paz, mas não é como se fossem apenas nossos erros pessoais que causassem conflitos.

Nota: ???

Koutetsujou no Kabaneri

Episódio 2

O conflito “ele é um monstro!” foi resolvido nesse episódio. Eu esperava que fosse demorar mais, que talvez fosse o tema central do anime. Daqui para frente imagino que o conflito passará a ser “nem humano nem monstro”, que é muito comum mas cada história resolve (ou, com mais frequência, não resolve) de uma forma completamente diferente. Tokyo Ghoul. Ajin. Ataque dos Titãs. Só para ficar nos famosos recentes. Esse episódio foi bastante divertido, muita ação e um protagonista inocente, inexperiente e explodindo de emoções. E bem intencionado. Além disso eles estão em um trem, onde será que irão parar, se é que pararão em algum lugar? Pode muito bem acabar sendo uma história de jornada em busca de uma terra prometida.

Nota: ????

Kuma Miko

Episódio 4

Qual a fixação de Kuma Miko em maltratar a protagonista? Coitada da Machi! Já não bastou o assédio sexual do Yoichi em dois episódios, violento no caso do episódio 3, agora a Hibiki quer espancar ela também? Maldade isso. Mas até que foi um episódio engraçadinho.

Nota: ???

KuromukuroKuromukuro---3_14

Episódio 3

Um episódio com um propósito maior: estabelecer as relações entre os personagens. Até então eles estavam só sendo jogados de um lado para o outro, mais ou menos de acordo com a sorte, mas agora o anime começa a tentar dar a seu enredo e seus personagens aquilo que o Kennosuke deve buscar, segundo o tio monge: um propósito.

Nota: ???

Kyoukai no Rinne 2

Episódio 3

O que eu disse semana passada? É lógico que não manteriam o formato de esquetes. Mas foi um episódio divertido e um pouco diferente, com uma investigação ao invés de uma caçada maluca ou simplesmente uma maluquice aleatória. Falando em malucos, o Kain arranjou uma gata preta desajeitada pra ele que foi a responsável por toda a confusão desse episódio. Bom, quase toda, no final mesmo alguém tão cioso das regras que os outros devem seguir, como o Kain, também pode ser bastante irresponsável, hein?

Nota: ???

Magi: Sinbad no Bouken

Episódio 2

Oh, dungeons, isso eu me lembro de Magi (hahaha!), agora sim começo a me sentir familiar com essa história. E o Yunan é um mago também, que nem o Aladdin, não é? Esses magos sempre convencendo os mais ferrados da vida a entrarem em dungeons… E eu sei que dez anos se passaram, dez anos de guerra, dez anos de miséria, dez anos de opressão, dez anos de Sinbad sendo legal com todo mundo, dez anos de arrependimento, mas ainda assim é estranho ver o povo da vila defender o filho do aleijado que eles odiavam no episódio anterior. Bom, quanto a isso acho que não havia muito o que pudesse ser feito, então ok.

Nota: ???

Mayoiga

Episódio 4

Hahaha, mais um excelente episódio! Então o que eles estão vendo é o seu “maior medo”, ou algo nesse sentido? Será que dá pra resolver com um Expecto Patronum? Será que tem um bruxo habilidoso entre eles?? Tô adorando essa tensão e essa chuva de clichês!

Nota: ????

My Hero AcademiaMy-Hero-Academia---3.mkv_001920.140

Episódio 3

Episódio 1: Eu não tenho poder mas quero ser um herói! Episódio 2: Você não tem poder mas pode ser um herói! Episódio 3: Tó meu poder, senão você não pode ser um herói mesmo. Sério?!? Ah vá!! Bom, ainda não o vi usando seu poder, pode ter uma pegadinha aí, vamos ver. De todo modo ele ficou bombadinho, isso deve ser semi-útil. Não é tão útil em uma sociedade em que 80% das pessoas têm super-poderes, mas mesmo assim deve ter lá sua utilidade.

Nota: ???

Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?

Episódios 2 e 3

Até que o relacionamento entre Ako e Rusian é divertido. Ela é completamente louca. E apesar das minhas suspeitas quanto à Segawa parece que não virou harém. Digo, não o enredo pelo menos, porque a estética tá toda aí. Até os personagens dentro do jogo estão cada vez mais aparecendo como se fossem as jogadoras mesmo, e o “homem” a quem o Rusian havia pedido a mão em casamento era outra mulher. A explicação dela é convincente, claro, mas não muda o fato de que há um protagonista rodeado apenas por mulheres. Não existe um único personagem masculino relevante além do protagonista. Mas é engraçado e eu meio que acho bonitinho o romance deles, ainda que tenha surgido do nada. Romances online às vezes surgem do nada mesmo, quero dizer, jogos online são muitas vezes habitados por pessoas deslocadas socialmente e que são terrivelmente carentes, auto-derrotistas e sem nenhuma auto-estima. A Ako é só um caso extremo disso, e o Rusian é um tipo comum também. As demais estão lá só pela comédia.

Nota: ???

Re: Zero Kara Hajimeru Isekai SeikatsuRe-Zero-Kara-Hajimeru-Isekai-Seikatsu---3.mkv_002011.309

Episódio 3

A história andou! Todos os personagens que apareceram nos dois primeiros episódios retornaram e combateram juntos (mais ou menos, o Reinhard chegou depois e lutou quase sozinho). A vilã não foi derrotada mas me parece óbvio que uma assassina como ela é só agente de alguém. Bom, ela mesma já disse isso, o que quero dizer é que mesmo que ela não tivesse dito eu deduziria isso, ou se ela dissesse o contrário eu acreditaria que ela mente. Agora algo que me chama atenção desde o episódio anterior: parece que a volta no tempo não é perfeita, algumas coisas continuam (e claro que o Subaru não está percebendo). Assim não seria tanto uma volta no tempo quanto seria um feitiço de restauro imperfeito. Ou uma maldição. Talvez isso tenha algo a ver com o Pack e o tal contrato que ele menciona? Até agora simplesmente aceitei que o tempo voltasse quando o Subaru morria, mas e se não for isso, e se for quando morre a Emilia/Satella (mantenho o Satella aqui por precaução e por ser um dado importante do enredo)? É fácil explicar como em todas as vezes que o Subaru morreu, a Emilia certamente morreu em seguida. Na primeira vez o anime mostrou isso acontecendo! Enfim, essa especulação toda provavelmente diz respeito a coisas que vão demorar a ser explicadas no anime, por enquanto o mistério da vez é qual o crime da Felt. Por que o Reinhard só percebeu suposto crime ao ver a mão esquerda dela?

Nota: ???

Sailor Moon Crystal 3

Episódios 2 e 3

Na coluna oito tentei usar a numeração sequencial dos episódios considerando todas as temporadas, começando pelo 27, dado que é uma continuação e porque o próprio episódio se identificou como Ato 27. Mas o segundo episódio também se identificou como Ato 27 então WTF?? Vai ser um, dois, três mesmo então. Retardamento da numeração dos episódios à parte, o conteúdo é excelente. Faraó 90, Witches 5, o Instituto Mugen, a Hotaru, as duas sailors misteriosas (uma delas é um homem?), o mistério só cresce conforme mais elementos vão sendo revelados e as lutas e a animação estão em outro nível quando comparadas à temporada anterior. Quem esperaria ver a Toei acertando tanto assim?

Nota: ????

Sakamoto desu ga?

Episódio 2

Parece que Sakamoto vai insistir na fórmula do personagem-piada único? Bom, enquanto eu estiver rindo tudo bem. As duas esquetes desse episódio foram legais, sendo a do garoto maltratado que vai trabalhar no McDonald’s para aprender a defender seu orgulho (??) mais engraçada, mas a esquete da piriguete tentando seduzir o Sakamoto é mais interessante porque embora ele no final estivesse apenas fingindo estar possuído pelo Kokkuri-san, como está sempre agindo de forma bizarra tanto faz, atuando ou possuído aquele era exatamente o comportamento que eu esperava dele.

Nota: ???

Sansha SanyouSansha-Sanyou---2.mp4_001400.044

Episódio 2

Episódio bonitinho que misturou humor e temas levemente emotivos. A garota que é “rival” da Hayama mas tinha um gato desde pequena que morreu há poucos anos e ganhou um filhotinho da sua “inimiga” e ficou feliz. A irmã mais velha da Hayama, meio cabeça-oca e com mania de fazer misturas excêntricas (e ruins) na cozinha, mas que só começou a fazer isso porque a irmã costumava ficar doente com frequência quando era menor. Pode ser tudo muito ruim, mas é saudável pelo menos! Pensando bem, a Hayama foi o foco desse episódio, né?

Nota: ???

Seisen Cerberus

Episódios 2 e 3

Não vou gastar meu tempo escrevendo muito sobre esse anime, só digo que até as mais retardadas aventuras de RPG de mesa que eu costumava jogar tinham mais lógica que isso. E eram muito, muito mais divertidas.

Nota: ?

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Episódio 3

Muito bom como o Tanaka consegue transformar a preguiça dele em sabedoria e ajudar duas grandes amigas a fazerem às pazes, hahaha! E personagem novo nesse episódio. Continuando nesse ritmo (e a animação de abertura dá a entender que tem personagem pra caramba) Tanaka-kun nunca vai ficar entediante, apesar de toda sua preguiça.

Nota: ????

Terra Formars Revenge

Episódio 4

Finalmente, depois de dúzias de cenas confusas, com personagens desconhecidos falando coisas crípticas desde aquela conversa no bar na primeira temporada tudo se encaixou e fez sentido. Tudo o que aconteceu e está acontecendo em Marte foi por causa disso, e agora finalmente dá para assistir apenas apreciando as lutas – não que todas sejam boas, mas tem umas bem bacanas. A próxima coisa que quero entender agora é essa história de “bactéria”. Não é possível que a chinesinha tenha DNA de bactéria, é? Até agora todos foram pelo menos animais, e animais razoavelmente evoluídos. Não teve nenhuma esponja (mas vá lá, uma esponja seria inútil) ou um medusa (medusas até têm um veneno interessante, mas existem tantos animais venenosos com poderes melhores, imagino que seria pouco útil no final das contas também). Mas bactéria? Bom, vou supôr que seja uma criatura qualquer que gesta e libera bactérias. Se for uma bactéria mesmo vou ficar bastante chateado porque já estarão abusando da minha suspensão de descrença.

Nota: ???

Twin Star ExorcistsTwin-Star-Exorcists---3.mkv_000148.118

Episódio 3

Que incrível chance desperdiçada do Rokuro dar uma bronca na Benio! Ela derrotou o kegare sim, parabéns pra ela, mas não conseguiu impedir que ele afetasse o mundo real, o que quase resultou em tragédia, e nem se preocupou em ir ver o que aconteceu no local depois de terminar. E não é como se ela não tivesse percebido que um portal se abriu entre os mundos! Mas foi um bom episódio, mostrou um pouco da rotina do Rokuro, como seu trauma a molda e como a presença da Benio está fazendo ele começar a reavaliar suas escolhas.

Nota: ???

Unhappy!

Episódio 3

Um jogo de tabuleiro gigante, em tamanho real. Isso me lembra de quando eu era criança e teve uma atração dessas no Shopping Interlagos. Acho que era paga, não lembro, eu era realmente pequeno e considerando que foi difícil convencer meus pais essa é a explicação que eu tenho. Só me lembro que foi muito frustrante porque eu não cheguei nem na metade dele. Tive muito azar naquele dia. Mas o episódio de Unhappy foi divertido!

Nota: ???

Ushio & Tora

Episódio 30

Oba, episódio pra ganhar nível e atualizar os equipamentos! Uma coisa muito legal em Ushio & Tora é como ele quase sempre tem sucesso em fazer as coisas mais banais de um battle shounen de forma divertida.

Nota: ???

Fabio anda tão atarefado que esqueceu de publicar esse rodapé nas duas últimas colunas.
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.