O que Naruto me ensinou…

E vocês que lição levaram de naruto para as vossas vidas

O que Naruto me ensinou...

Eu lembro-me desde que eu tinha por volta de 11/12 anos quando passavam animes na Sic radical (quem não é de Portugal pode não conhecer) passavam animes como naruto, death note, darker than black, one piece, dragon ball etc… para mim na altura era só um desenho animado como os que passavam nos canais infantis e os que via quando era ainda mais novo como pokemondigimonshaman king, yu-gi-oh e dai em diante.

Mas bastou um momento para um tal de “desenho animado” atrair a minha atenção, na altura Naruto tinha estreado á pouco tempo na tv portuguesa e já estava segunda transmissão da 1ª temporada que até então nunca me tinha chamada a atenção, até que eu durante um zapping parei em plena luta do time 7 contra o Zabuza.

Não era normal para mim ver um “desenho animado” com praticamente crianças a lutarem numa batalha até á morte tão intensa. E isso deixou-me interessado para ver o que Naruto tinha para me mostrar. Dai para a frente só me lembro de ver todos os dias da semana, quase religiosamente, na tv um episódio de Naruto. A cada episódio que passada cada vez gostava mais de Naruto e depressa se tornou uma rotina, acabar a escolar e ir a correr para casa para chegar a tempo do episódio.

O que Naruto me ensinou...

Uma das coisas que sempre me lembrarei é a vontade de nunca desistir e a coragem de Naruto independentemente da situação em que se encontra, ainda que vindo de alguém que nunca teve amor paternal e que é praticamente odiado pela sua própria vila, até dizer que é um cliché de shonen (principalmente da shonen jump), mas essas são o tipo de atitudes que vão crescendo com as pessoas que o assiste e consequentemente acabam por influenciar a sua personalidade.

O que Naruto me ensinou...Falando mais sobre o naruto clássico sempre me marcou o jeito de ser de Naruto, o tal famoso “jeito de ninja” que era nunca voltar atrás na sua palavra, que demonstra uma tal determinação que chega até ser contagiante. Uma das personagens que também me influenciou até aos dias de hoje, é sem dúvida Rock Lee. Para qualquer criança que ache que não tem talento nenhum e que não é bom em nada em particular, Rock Lee serve de inspiração mostrando que com determinação até o próprio empenho e o esforço podem, por si mesmos, serem talentos tão ou melhores do que o “talento natural”.

No shippuden sem dúvida que foi uma transição perfeita para quem foi crescendo com o clássico, o shippuden deu a sensação de que estava a crescer com o próprio Naruto. Sem dúvida que nesta série a história tomou um rumo mais maturo, apesar de que claro que tem sempre momentos cómicos e engraçado como resultado da própria personalidade única de Naruto.

Logo no primeiro grande arco onde tivemos o resgate do Gaara, foi abordado o tema entre relações entre nações. Como a nova geração pode mudar os erros do passado e construir um futura onde possa haver paz entre nações que anteriormente estavam em guerra, também referenciando á mistura de raças e igualdade.

O que Naruto me ensinou...

No arco da captura das bijuus por parte da akatsuki, tivemos a primeira grande perda no plot de personagens que foi o Asuma. Essa morte consequentemente causa um ambiente pesado e adulto, onde tenho que referenciar o episódio 82, que no meu ponto de vista foi um dos episódios mais bem dirigidos de todo anime, fazendo qualquer um que tenha visto sentir um peso no coração de tanta tristeza e emoção. Deste arco levei a primeira lição que até hoje me sigo por ela, o tal chamado “rei de konoha”, quando alguém faz essa pergunta é óbvio que a resposta mais racional será o hokage, mas por traz dessa expressão traz uma resposta mais profunda que é as crianças da vila, que elas são o futuro de konoha e serão o presente. Uma reflexão que podemos facilmente trazer para a vida real, onde podemos aplicar da mesma forma, hoje podemos ser nós o presente mas também temos que pensar na nova geração porque vai ser ela que vai mudar o mundo um dia.O que Naruto me ensinou...Mais tarde vemos o confronto emotivo entre irmão (Sasuke e Itachi), não quero me prolongar neste arco porque já toda gente sabe o que aconteceu e, isto não é uma review, mas vou levar para o resto da vida Itachi como referência. Ele sem sequer pensar nele próprio sacrificou-se pela sua vila e pelo seu irmão, tal como muitas pessoas no mundo real, e aqui posso referenciar mães e pais que sacrificam a sua vida inteiramente em prol do futuro dos seus filhos.

O que Naruto me ensinou...O que Naruto me ensinou...Agora tenho de falar sobre o arco que pessoalmente é o arco mais especial para mim, o arco do Pain. Aqui sem dúvida existe uma forte referência ás guerras que aconteceram no passado e que ainda acontecem hoje em dia. Nagato em dúvida que é um dos vilões não digo o melhor mas certamente é um dos vilões com mais credibilidade, Nagato tal como muitas crianças inocentes, neste caso posso referenciar os cidadãos inocentes que estão neste momento na Síria sem apoio do próprio governo nem ninguém os possam tirar daquele cenário horrível para qualquer pessoa sobretudo uma criança.

O que Naruto me ensinou...

Neste arco no confronto final entre Pain (Nagato) contra o Naruto, pela primeira vez vi o Naruto sem resposta perante uma pergunta, Naruto que tem sempre resposta para tudo nem que seja uma resposta espontaneamente estúpida. Naruto não soube responder á pergunta de Nagato:

Ambos temos o mesmo objetivo. Nós queremos a paz que tanto Jiraiya falava. Você e eu não somos diferentes. Nós estamos os dois a lutar pela nossa própria justiça. A justiça que eu apliquei contra Konoha é exatamente a mesmo que você está tentando aplicar contra mim. Todos sentem a dor da perda de forma igual. Nós dois conhecemos essa dor. Você está trabalhando pela sua justiça e eu pela minha. Nós somos apenas pessoas comuns levadas a se vingar em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então a justiça gera ainda mais vingança. E se torna uma cadeia de ódio. Vivendo dentro dele, consciente do passado, prevendo o futuro. É isso que significa conhecer a história. Não podemos deixar de saber que as pessoas não podem se entender. O mundo dos ninjas é governado pelo ódio. Para criar a paz, você vai enfrentar este odio?

Naruto ficou reflectivo e sem resposta, tal como eu. Como Naruto uma pessoa sempre com uma personalidade feliz e divertida iria carregar o ódio de um mundo inteiro? Mais tarde Naruto encontrou a resposta para si, com uma pequena ajuda de Minato, Naruto decidiu que não importa o quanto ódio que aja ele vai carrega-lo em suas costa, foi essa determinação que fez Nagato depositar todas as suas esperanças em Naruto para repor a paz no Mundo, algo que para mim não existe porque enquanto haver humanos no mundo não haverá paz.

Foi aqui que se calhar retirei a maior lição de Naruto para mim e hoje levo comigo e que faz parte da minha personalidade, Naruto podia simplesmente ter “matado” Nagato e a vila estaria salva, mas claro que isso ia trazer mais ódio e vingança (provavelmente a Konan se tornaria inimiga da vila), e como Madara citou:

“Neste mundo, onde quer que exista luz, existem também sombras. Enquanto o conceito de vencedores existir, precisam também existir derrotados. O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor. Quando um homem aprende a amar, ele tem que suportar o risco do ódio.”

Talvez com esse pensamento que Madara desistiu de procurar a verdadeira paz por ser impossível, por isso a única alternativa para ele era um mundo de ilusão onde todos realizavam os seus sonhos, sem guerras, sem tristeza, sem dor… Pelo mesmo caminho também Óbito que desistiu do mundo a partir do momento que perdeu Rin.

“Não existe esperança! O conceito de esperança nada mais é do que desistir, uma palavra que não tem nenhum significado verdadeiro.Não existe paz neste mundo, isso é realidade. E a realidade é como este grande rio, não importa o quanto a pessoa tente pará-lo, a realidade os engolirá inteira e sem piedade … mas há uma maneira de escapar desse sofrimento ….” Obito

Mas mais tarde com o aspecto da personalidade de Naruto que eu mais admiro ele voltou para o lado do “bem”.

O que levei desta lição foi que não se pode ver uma pessoa só pelo lado negativo, antes de julgar devemos tentar compreender os seus motivos e razões para agirem com tal. Por isso, tento ao máximo dar-me bem com toda gente mesmo que possa ser uma pessoa que aja como um “vilão” existe sempre o lado que não sabemos ou conhecemos.

Mais citações marcantes de naruto:

“Aqueles que quebram as regras são escória, é verdade, mas aqueles que abandonam seus amigos são piores do que escória.” Kakashi

“Se você não gosta do seu destino, não aceite. Em vez disso, tenha a coragem de o mudar do jeito que você quer que seja.” Naruto

“Aqueles que se perdoam e são capazes de aceitar sua verdadeira natureza … Esses são os fortes!” Itachi

“Se você acredita nos seus sonhos, vou provar a você, que você pode alcançá-lo apenas trabalhando duro!” Rock Lee

“A verdadeira medida de um shinobi não é como ele vive, mas como ele morre. Não é o que fazem na vida, mas o que eles alcançaram antes de morrer que prova o seu valor.” Jiraiya

“Perdoe-se por aquilo que você não pode fazer se você quiser saber quem você é, você tem que olhar para o seu verdadeiro eu e reconhecer o que você vê” Itachi

“Eu não paro, eu não fujo, eu nunca volto na minha palavra, esse é o meu Jeito Ninja.” Naruto

“Se eu não poder usar meus braços, vou usar minhas pernas. Se eu não poder minha pernas, vou usar minha cabeça. Se eu não poder usar minha cabeça, vou olhá-lo fixamente. E se eu estiver cego, então vou gritar até o destruir.” Naruto

“Só porque você enfrenta adversidades e dificuldades, isso não é nenhuma razão para desistir deste mundo. Uma pessoa, disposta a jogar fora todas as memórias de seus amigos e companheiros, nunca vai encontrar paz de espírito. Se você perseverar e suportar, alguém vai estar lá para apoiá-lo. Saber o que é certo e escolher ignorá-lo é um ato de covardia.” Kakashi

 

 

Subscreve
Notify of
guest

12 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
willian
willian
11 , Julho , 2019 21:09

Dá uma saudade de Naruto. Nem sem explicar o quanto é importante essa Obra para mim. De verdade, n sei mesmo kk

Pedro Rabaçal
Pedro Rabaçal
11 , Julho , 2019 21:09

Quem me dera poder ver Naruto com legendas em português europeu. Mas a SIC radical deixou o Naruto há anos. E antes disso deixou de o legendar, creio eu.
Alguém pode ajudar-me a achar?

Paulo
Paulo
Reply to  Pedro Rabaçal
12 , Julho , 2019 0:19

Vai no superanimes

Pedro Rabaçal
Pedro Rabaçal
Reply to  Paulo
12 , Julho , 2019 2:00

Obrigado!

Tiago Gomes
Tiago Gomes
Reply to  Pedro Rabaçal
12 , Julho , 2019 0:19

Há varias fansubs pts a fazer a legendagem, podes sempre perguntar a elas se conhecem uma que tenha tudo completo ou algo do genero, podes começar por aqui: (editado: não são permitidos links para websites que divulguem conteúdos sem autorização dos detentores dos direitos)

Pedro Rabaçal
Pedro Rabaçal
Reply to  Tiago Gomes
12 , Julho , 2019 2:00

A sua mensagem não tem nenhum link (editado por este site…).

ChadGrey
ChadGrey
11 , Julho , 2019 21:09

Eu aprendi que não vale a pena lutarmos uns com os outros… É a falar que nos entendemos melhor.

Pedro Rabaçal
Pedro Rabaçal
Reply to  ChadGrey
12 , Julho , 2019 0:19

Aprendeste com o Naruto, um anime onde todos lutam entre si????????
Se fosse um anime pornográfico, aprenderias a ser casto, por acaso?….

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Pedro Rabaçal
12 , Julho , 2019 2:00

não faz sentido o que acabaste de dizer, não é disso que estamos a falar aqui

Pedro Rabaçal
Pedro Rabaçal
Reply to  Evandro Pedro
12 , Julho , 2019 3:24

Não percebeste nada…
Lê outra vez o comentário dele e o meu.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  ChadGrey
12 , Julho , 2019 0:19

nem mais…

Maycon SB Bernardo
Maycon SB Bernardo
11 , Julho , 2019 21:09

Pessoas preconceituosas ainda acham que todo mangá não tem conteúdo! Conheci Naruto em 2005 e hoje como pai de família coloco em prática muitas lições que aprendi ao ler esse mangá!