O que significa fazer parte de um comité de produção anime?

O que é um comité de produção anime?

O que significa fazer parte de um comité de produção anime?

A Funimation seguiu os passos de companhias como Netflix e Crunchyroll e começa agora a fazer parte de comités de produção de anime de forma a ter uma maior influência e controlo sobre o que é produzido.

Na temporada que terminou a Funimation fez parte do comité de produção de animes como , ID: INVADED e Plunderer. A companhia também participou nos animes Fruits Basket (2019), Fire Force e Dimension W.

Em baixo podem ler uma explicação sobre o significado de pertencer a um comité de produção anime. Não se esqueçam que recentemente publicamos um editorial de um jornal japonês onde é afirmado que este próprio sistema de comité de produção anime vai ser a causa do fim da liderança do Japão na produção de anime.

Podem reconhecer os termos: coprodução, “co-pro” ou “no comité” provenientes de um distribuidor estrangeiro de anime. Mas o que isso realmente significa? E como isso beneficia os fãs de anime?

Vamos falar sobre comités de produção de anime e os papéis que eles desempenham no processo. Porque quanto mais aprendemos sobre o anime que amamos, mais podemos apoiar aqueles que o criam.

Um equívoco que alguns têm com o anime é que o estúdio de animação é responsável por produzir tudo relacionado com uma produção anime, incluindo lançamentos de DVD/BD e merchandising. Para a grande maioria dos animes, isso não é verdade. Hoje, quase todas as produções de anime são financiadas por algo chamado comité de produção. Um comité de produção é uma empresa criada especificamente para ser uma joint venture entre um grupo de empresas com o duplo objetivo de produzir algo divertido que também recupere os seus custos e acabe por gerar lucro.

No passado, muitas séries anime eram financiadas principalmente pela estação de TV e pelo estúdio de animação principal. Como o anime foi gradualmente deixando de ser exibido durante o horário principal no Japão e passou para os blocos noturnos, o método do comité de produção tornou-se uma maneira comum de financiar a criação de uma série anime.

Por que as empresas colaboram num anime?

Há duas razões principais: risco e especialização.

Se uma empresa produz algo por si mesma, é a única em risco, se falhar. Portanto, isto é usado apenas para propriedades e franquias ou títulos “seguros” produzidos por grandes empresas que podem aguentar com uma perda. Se esse risco for distribuído por muitas empresas para títulos cuja popularidade não é conhecida com antecedência, as possíveis perdas serão distribuídas entre o grupo e poderão ser administráveis para cada empresa. Isto é feito pela mesma razão que os investidores são instruídos a diversificar os seus investimentos em vez de colocar 100% das suas economias num ativo: a diversificação reduz o risco e geralmente leva a um retorno líquido positivo do investimento em todos os ativos.

Um sucesso extraordinário significa que a empresa não ganhará tanto, mas isso será um custo de seguro para garantir que a companhia não perde muito dinheiro se a produção não gerar a receita que era aspectável. Além disso, produzir anime sozinho é muito desafiador se a companhia não estiver acostumada.

Há muitas etapas a serem seguidas para produzir um novo anime: encontrar elenco e staff, promoção, conseguir alguém para transmitir, produzir música, vender merchandise e DVD/BD e assim por diante. Uma empresa especializada em impressão de revistas, mangá e novels não saberia o primeiro passo na produção de música para um anime. Ter uma empresa de produção de música no comité permite que uma editora se concentre apenas no que pode fazer, enquanto permite que os outros atuem de acordo com a sua especialidade. A empresa de música pode dizer: “Temos este novo artista que queremos promover, então vamos usá-los como vocalista na série!” ou tê-los como personagem principal. Isso beneficia as duas empresas ao mesmo tempo.

Quais são os cargos num comité de produção anime?

Cada empresa no comité tem o seu próprio papel. Algumas trabalham para promover a série (agências de publicidade), algumas produzem o lançamento de DVD/BD, algumas vendem direitos de streaming (enquanto outros vendem direitos internacionalmente) e a lista continua.

Os estúdios de animação normalmente não têm muitos funcionários internos, portanto, eles não seriam capazes de lidar com toda e qualquer responsabilidade por um título sem a assistência de outras empresas. O método do comité de produção ajuda os estúdios de animação a concentrar-se no que fazem de melhor, permitindo que o título seja anunciado em todo o mundo para que os fãs o possam antecipar e aproveitar.

Como mencionado, parte do benefício dos comités é dividir o risco entre diferentes empresas. No entanto, esse risco não se espalha uniformemente, pois cada empresa contribui com uma quantia diferente para a produção geral. Se um título vender muitos DVD/BD, a editora de DVD/BD deverá investir mais dinheiro que outros e arriscar mais do que uma empresa de publicidade que não veria esse tipo de receita de volta.

Geralmente, cada empresa trabalha para recuperar o seu investimento e depois contribuir com os outros membros do comité, de acordo com a estrutura contratual do comité de produção. Isto permite que empresas menores, como estúdios de animação, invistam o máximo possível na produção e ganhem dinheiro com outras empresas, se for um sucesso.

Como é que isto funciona com parceiros internacionais como a Funimation?

A Funimation está listada no comité de produção por três títulos durante a temporada de inverno 2020: Hatena Illusion, ID: INVADED e Plunderer. Também esteve no comité de produção do anime de Fruits Basket (2019), Fire Force e Dimension W.

Devido ao trabalho que fizeram e aos fortes relacionamentos que a empresa construiu com os parceiros japoneses nos programas de licenciamento deles, eles foram convidados a participar nesses comités para ajudar a financiar essas produções diretamente.

Em vez de simplesmente licenciar os direitos de uma série finalizada (como as empresas costumam fazer), a Funimation pode agora diretamente possuir alguns títulos ao trazê-los ao resto do mundo. Também não há medo de perder os direitos dessas séries; eles estão aqui para ficar na biblioteca da Funimation para sempre. Por outro lado, o resto do comité confia na Funimation para que esta use os seus conhecimentos internacionais para promover melhor a série anime para os espectadores estrangeiros e fornecer informações mais detalhadas às outras empresas japonesas sobre o que os fãs no exterior gostariam de ver. É uma situação Win-Win.

Para os fãs, este tipo de acesso significa a capacidade de parceiros internacionais colaborarem com criadores de conteúdo em visuais importantes, PVs e conteúdo exclusivo dos bastidores. Por exemplo, co-produções entre Funimation e KADOKAWA levaram a novos visuais-chave para títulos como ID: INVADED e Plunderer. Às vezes, este acesso também permite uma produção mais rápida de legendagem e localização, levando a um aumento no número de simulcasts que são transmitidos dentro de 24 horas da transmissão de TV inicial no Japão.

O anime já não está focado apenas no mercado japonês. As empresas japonesas estão à procura do interesse dos fãs estrangeiros em títulos mais do que nunca para aumentar o retorno financeiro dos seus investimentos permitindo assim reinvestir esse dinheiro em novas produções.