A Iguana anunciou que dia 9 de setembro vai publicar O segredo dos Mártires, uma novela gráfica escrita e ilustrada por dois autores portugueses que conta o naufrágio da caravela Nossa Senhora dos Mártires ao largo de Lisboa, que deixou o Tejo negro por uma semana, por conta do carregamento de pimenta preta que o barco levava. Os restos dessa caravela encontram-se hoje no Museu da Marinha, em Belém. Uma história bem documentada e empolgante, carregada de segredos, intrigas, piratas e batalhas.
Esta novela gráfica é baseada em factos reais, mais precisamente num acontecimento que teve a Índia, Lisboa e o imenso oceano como palcos principais.
Em 1606, a Nossa Senhora dos Mártires, uma nau portuguesa, parte da Índia para Portugal, transportando nos seus porões um incalculável tesouro mais valioso do que ouro: pimenta-preta. O vice-rei das Índias, que é também amante da rainha, está a bordo, com um enorme e cobiçado segredo na bagagem. Um segredo que lhe custará a vida.
Durante oito meses no mar, o navio terá de enfrentar a força das tempestades e a perseguição por parte de corsários holandeses, obrigando todos a bordo a lutar pelas suas vidas. Chegará a Nossa Senhora dos Mártires ao seu destino?
Os autores
Jorge Mateus começou a desenhar assim que aprendeu a pegar num lápis. A ilustração e a BD traçaram o seu percurso profissional, assim como a caricatura. Além disso, trabalha em design, escultura e escrita. Desenhou para a maioria dos jornais portugueses e ilustrou vários livros. Também participou em várias exposições. É ainda muralista, tendo já pintado espaços em vários países.
Paulo Caetano é autor e realizador de seis documentários de Natureza e de duas séries documentais: “Sete Mares” e “Guerreiras da Natureza”. É, ainda, autor de vários livros de Natureza e Etnografia. Durante quase vinte anos trabalhou como jornalista em revistas, jornais e televisões, tendo‑se especializado em Ambiente e Conservação da Natureza.