Presidente da Kadokawa fala sobre a censura futura na indústria anime e mangá

Produções vão começar a trilhar o caminho do "politicamente correto"

Presidente da Kadokawa fala sobre a censura futura na indústria anime e mangá

Um programa especial exibido por streaming na Abema TV mostrou uma entrevista a Takeshi Natsuno, o recém-nomeado presidente da Kadokawa, uma companhia envolvida em várias produções dentro da indústria de anime, mangá, novels e videojogos.

Na entrevista ele abordou a questão de como a indústria se deve transformar para atingir o público de forma mais eficiente. Ele mencionou que hoje, a prioridade da Kadokawa e muitas outras empresas do setor é que o Google e a Apple sejam uma ferramenta de suporte e não uma barreira impossível de lidar.

Segundo Natsuno tanto Google como Apple são atualmente os maiores meios de distribuição para empresas de entretenimento, porém, para que um produto chegue aos olhos do consumidor por meio desses gigantes da internet, é necessário que eles passem por alguns filtros para não chegarem aos destinatários errados.

Ele afirmou:

Atualmente, existem muitos mangás que possuem imagens muito extremas ou que tocam em temas delicados, isso infelizmente é um obstáculo para conseguir passar os critérios do Google e da Apple. Temos que criar um novo padrão para o que pode ser mostrado ao público e o que não pertence mais a esta era da internet.

A empresa para a qual trabalho está cheia de pessoas que estão do lado da liberdade, mas acho que devemos dar um passo atrás.

Esta declaração tornou-se viral nas redes sociais japonesas, com muitos fãs de anime e mangá a temerem uma transformação do que é atualmente a indústria otaku no Japão, caracterizada por ter um lado que explora o fanservice e questões controversas. No entanto, parece que as empresas que se dedicam à produção vão começar a trilhar o caminho do “politicamente correto” para poder continuar sem restrições.

Subscreve
Notify of
guest

48 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Admmi
Admmi
26 , Julho , 2021 0:56

Querem matar a indústria, triste.
Eu vejo anime porque eu gosto de histórias diferentes, aquelas q seria praticamente impossível aparecerem aqui no Ocidente, mas agora a globalização desta indústria vai fazer ela virar mais do mesmo.
Sinceramente eu gostava quando anime era algo mais limitado a certos grupos, apesar de eu gostar do facto da indústria estar a crescer, o meu principal medo é que ela perca oq a tornou especial em primeiro lugar.

Renilson Alves
Renilson Alves
26 , Julho , 2021 0:56

Ainda bem que a mídia impressa sempre dominou (e não se tem previsão de mudanças), na área dos mangás, então não teremos perdas por parte da censura nesta área, ainda teremos maravilhas como Berserk, Prison School, Gantz, Ghost in the Shell, (são muitos) entre outros por muitos ​anos.

Agora os animes possivelmente irão sofrer um certo estrangulamento, ou pode ser que continuem igual é hoje, com alguns cortes em certos capítulos, de cenas que dividem opiniões e limitem algumas cenas nos animes e as deixem exclusivas dos mangás como em Gantz.

Agora os games já estão passando por isso, ainda bem que algumas empresas não seguem essa linha de estreitamento do poder de imaginação e liberdade, como vemos em GTA, Doom, Mass Effect, e na indústria japonesa mesmo em geral, taca +18 na capa, detalha o conteúdo interno do produto e pronto, compra quem quer, vamos ver até aonde isso vai.

Charles
26 , Julho , 2021 3:26

É um passo pra matar a criatividade. Se nem na ficção existirá liberdade completa, onde existirá?

Satoshi7601
Satoshi7601
Reply to  Charles
26 , Julho , 2021 17:34

Falou bonito de verdade(O gif parece meio ironico mas achei bonito mesmocomment image

Robert Cardoso, o Robinho
Robert Cardoso, o Robinho
26 , Julho , 2021 3:32

Isso é o desespero pq não tem anime famoso no catálogo, ê inveja.
Chupa meu p i n t o, seu invejoso.

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
26 , Julho , 2021 0:50

Isso tudo por causa dos mimimi… Espero q isso ñ influêncie outras empresas, e q os mangakas e os vdd fãs dessa cultura lute para tal coisa ñ aconteça!

Felipe Soares
Felipe Soares
26 , Julho , 2021 3:00

Antes que o pessoal entre no modo apocalíptico tem que entender o contexto do que ele falou.

O presidente da Kadokawa fala que “Google como Apple são atualmente os maiores meios de distribuição para empresas de entretenimento”, temos que lembrar que isso deve ser referência a venda de mangas como e-books e essas empresas só permitem que determinadas obras sejam distribuídos por eles seguindo as regras imposta por eles (e um equivalente às regras do Youtube e algo comum em distribuidoras que permitem lançamentos facilitados).

Quando é citado “conseguir passar os critérios do Google e da Apple”, significa se adaptar as regras de conteúdo das duas empresas. Sendo que a Kadokawa pode lança um determinado tipo de conteúdo para estas duas distribuidoras em e-book e outro tipo de conteúdo para a publicação física ou para o mercado japonês.

Se o presidente da Kadokawa está pensando em lançamento internacional em questão de e-books (afinal nem toda empresa é uma Shueisha pra lançar seu próprio serviço proprietário de mangas) as maiores distribuidoras atualmente são a Google, Apple e a Amazon.

luiz
luiz
Reply to  Felipe Soares
26 , Julho , 2021 5:18

Importante observar mesmo se isso se refere a como será a divulgação ou se isso será feito na saída (criação)

se for apenas na forma como distribuem, não vai fazer de fato tanta diferença (pq aí seria só questão de buscar o conteúdo completo), mas se partir da criação, aí essa avaliação apocalíptica do pessoal faria mais sentido

mas chama atenção pensando em lançamentos, pq a capacidade da kadokawa imagino que não seja mto abaixo da shueisha e ela teria a possibilidade de também lançar um serviço próprio

fundashi666
fundashi666
Reply to  Felipe Soares
26 , Julho , 2021 4:58

Não creio que seja isso, pelo que ele disse ela quer censura tudo o que é publicado pela Kadokawa, mas para isso ele tem que ter aprovação da maior parte de que está na empresa e Kodansha

Skin Man
Skin Man
Reply to  Felipe Soares
26 , Julho , 2021 12:28

Eu acho que eles não vão fazer isso, vão impor regras para todas as obras da empresa porque visam em maximizar o lucro para o mercado global, o objetivo e colocar mais obras nessas distribuidoras em vez de deixar umas para o mercado interno, mas ainda falta tempo para sabermos o que vai acontecer de fato, vai ter ainda muita repercussão negativa enquanto a notícia se espalha mais.

Robert Cardoso, o Robinho
Robert Cardoso, o Robinho
Reply to  Felipe Soares
26 , Julho , 2021 3:34

BLÁ BLÁ BLÁ BLÁcomment image

Lindalberto Leal
Lindalberto Leal
26 , Julho , 2021 0:29

Sou contra quaisquer tipo de censura, porque toda obra só existe porque tem seu público, porém o ecchi e em específico todo o imaginário envolvendo as lolis e a sexualização exagerada de personagens femininas, provavelmente estão entre as coisas que mas geram preconceito com o público não otaku, porque mesmo fazendo memes sobre isso, em algumas obras e tão forçado que até mesmo incomoda, imagino então para quem não costuma consumir essas mídias. O risco disso e acabarem engessando a versatilidade dos mangás e animes, que diferente dos comics, conseguem abordar qualquer assunto e não precisam ficar reciclando e resetando universo com histórias que não chegam a lugar nenhum, já que nas HQs da Marvel e da DC, ninguém realmente morre ou existe alguma evolução real dos personagens, onde além de se tentar agradar nerds de meia idade, todas as iniciativas de renovar o público se limitam a mudar etnias ou a sexualidade de personagens que já existem (o que só gera polêmica) ao invés de tentar criar algo novo e representativo de fato.

Luis Felipe Zortea
Luis Felipe Zortea
Reply to  Lindalberto Leal
26 , Julho , 2021 0:54

Acho que o seu comentário foi o que achei mais sensato.

Luciano Gilgamesh
Luciano Gilgamesh
Reply to  Lindalberto Leal
29 , Julho , 2021 21:06

Concordo completamente contigo.

Noob Master69
Noob Master69
25 , Julho , 2021 22:45

A esquerda fumadora de maconha, cheiradora de pó e dadora de cú infelizmente está prestes a conseguir FUDER com o mundo otaku também.

TRISTE DEMAIS!!!!!!!!!!

FATIMA BERNARDES QUE TOME VARA DE NEGÃO NO CÚ!!!!!

José Soares
José Soares
Reply to  Noob Master69
27 , Julho , 2021 17:50

Você é doentinho, cara. Quem tem a palhaçada de fingir moralismo pra evitar a discussão de temas polêmicos pela sociedade, inclusive na escola, são vocês direitinhas de merda. O problema pra esquerda nunca foi a violência ou a nudez, pelo contrário, mas objetificação da mulher, machismo, etc. O combate a essa coisas não implica censura, há formas de abordar todas essas coisas sem passar pelo machismo de vcs, bando de otários/adolescentes nerdolas q ainda n sabem nada da vida

Noob Master69
Noob Master69
Reply to  José Soares
28 , Julho , 2021 19:42

Doente é sua rola. Pena que ai em Cuba vocês não tem comida, se tivessem seu intelecto não estaria tão empobrecido.

José Soares
José Soares
Reply to  Noob Master69
1 , Agosto , 2021 15:40

kkkkkkk Retardado, parece uma criancinha que ainda n desenvolveu o cérebro falando merda, criancinhas pelo menos são legais, mas vc n passa de um imbecil, burro e inapto. Não foi capaz de rebater absolutamente nada do q eu falei, né, sua besta? Volta pro teu buraco, a internet deu voz pra todos os jumentos desse planeta, agora a gente tem q aturar gente burra feito vc falando merda toda hora

Netinho Rodrigues
Netinho Rodrigues
Reply to  José Soares
28 , Julho , 2021 1:14

Vai se fuder com essa frescura toda #pas

Rafael Ciardullo
Rafael Ciardullo
Reply to  José Soares
28 , Julho , 2021 0:33

Cala a boca José Soares. Tá falando merda

José Soares
José Soares
Reply to  Rafael Ciardullo
1 , Agosto , 2021 15:41

Devo ter falado sim, tanto é que vc rebateu tudo né, anta amestrada?

José Arthur
José Arthur
Reply to  José Soares
28 , Julho , 2021 13:24

minha jiromba

fundashi666
fundashi666
26 , Julho , 2021 1:24

Espero que fique só nas palavras, já que ele não possui o poder de censurar os autores, mesmo ele sendo presidente (assim espero), já que tem a Kodansha e outros setores da empresa

Juan Duarte
Juan Duarte
25 , Julho , 2021 23:54

Quem é das antigas sabe que essa conversa sobre censura é antiga, desde por volta de 2010 com a lei anti-otaku que nao foi pra frente no Japão. No fim o que pode ser afetado somos nós aqui,desde que eles podem censurar o material pra gente e manter o deles intacto, o que ja acontece, so ver tokyo revengers e o ultimo ep de battle in 5 seconds, ate em mangas acontecem isso, como com oque a viz ja fez. Merda, mesmo fã translation comete auto censura em alguns ecchis por aqui.

José Arthur
José Arthur
Reply to  Juan Duarte
28 , Julho , 2021 13:27

eu só uso fansub

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  José Arthur
19 , Agosto , 2021 20:53

Espero que o faça nos sites oficiais deles, ao invés de terceiros online, pois ai não adianta desonrá-los.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Juan Duarte
19 , Agosto , 2021 20:52

Não é por que nunca FOI pra frente, que nunca IRÁ. Não se iluda desta forma. Concordo que é difícil acontecer, mas não impossível, especialmente a longo prazo.

Yharn
Yharn
25 , Julho , 2021 23:51

Engraçado como a indústria sempre tenta moldar um conteúdo justamente para quem não consome ele. Depois morrem da mesma forma que está acontecendo com as HQ’s e não sabem o porquê. ¯_(ツ)_/¯

Juan Duarte
Juan Duarte
Reply to  Yharn
25 , Julho , 2021 23:57

Eu queria ver a notícia original em japonês. Nao encontrei em nenhum site de la ate agora. No twitter do cara so falam das olimpíadas.

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  Juan Duarte
26 , Julho , 2021 0:47

Tem no Twitter, Raddit, nesse aqui SomosKudasai!!

Juan Duarte
Juan Duarte
Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
26 , Julho , 2021 2:35

Falo de sites japoneses. Nao vi nada no yaraon por exemplo e la seria comum ver isso. É muito facil haver desinformação ou erro de tradução nesse tipo de notícia.
Eu vi que a noticia original é do 4chan, mas la nao é confiavel, to tentando achar algo de uma fonte japonesa.

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  Juan Duarte
26 , Julho , 2021 2:43

Tem a fonte do Twitter em jp… Além da entrevista… mas aqui tem a versão inglêscomment image

Juan Duarte
Juan Duarte
Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
26 , Julho , 2021 3:10

Sim, eu vi essa trodução no 4chan. Mas como falei, quero fontes dos japoneses mostrando a reação dos japoneses. Acho dificil acreditar que algo bombástico como isso ficou varios dias quieto. Se puder me passa a fonte.

Lisa Su ✪
Lisa Su ✪
Reply to  Yharn
26 , Julho , 2021 0:09

falou tudo

Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  Yharn
26 , Julho , 2021 0:57

Prejudicaram as hqs, agora é a fez de prejudicarem os mangas!! É triste ver isso…

Felipe Soares
Felipe Soares
Reply to  Yharn
26 , Julho , 2021 3:07

Quanto mais pessoas novas consumindo mais grana em caixa. A ideia é sempre renovar os consumidores, afinal não se sabe se todo mundo que consome agora vai continuar consumindo no futuro.

José Arthur
José Arthur
Reply to  Felipe Soares
28 , Julho , 2021 13:25

fala isso para as hq americanas

847AM
847AM
25 , Julho , 2021 22:28

comment image

Leandro
Leandro
26 , Julho , 2021 1:09

Parabéns a todos os envolvidos, em poucos anos certeza que a maioria das obras(pelo menos animes e jogos) serão censuradas pra agradar aqueles que querem decidir o que os outros podem ou não gostar.

Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
26 , Julho , 2021 4:50

Pqp… Tá de sacanagem essa Kadokawa!

Macaco Lendario
Macaco Lendario
26 , Julho , 2021 4:18

Ou esse cara para de falar merda ou seja empalado em uma torre

Dougfulll
Dougfulll
26 , Julho , 2021 11:30

AFF… É foda ter q censurar as obras pra poder entrar nesses aglomerados grandes que quer ser family friend… Como se o mundo só fosse um mar de rosas kkk

toygame
toygame
26 , Julho , 2021 12:16

Animes e mangas sempre foram considerados violentos pelos americanos e outras nações.
Então isso já vem acontecendo desde do boom dos anos 90

Satoshi7601
Satoshi7601
26 , Julho , 2021 12:31

Tomara que isso demore a acontecer ou nunca acontece, já que odeio esses putos que vem impor essas merdas em mim

Satoshi7601
Satoshi7601
26 , Julho , 2021 12:32

Saudades do Trump

Char
Char
27 , Julho , 2021 15:00

R.I.P

Paulo_francis
Paulo_francis
27 , Julho , 2021 17:48

Encham esta indústria de SJW… Disney Marvel manda um lembrete.

El Jefe
El Jefe
28 , Julho , 2021 1:30

Manobra de Marketing, sensura e depois lança a versão Bluy Ray sem sensura pra poder lucra mais