Mais...
    InícioAnimeQue animes antigos seriam um fracasso hoje?

    Que animes antigos seriam um fracasso hoje?

    Sword of the Demon Hunter anime website screenshot

    No Reddit começou um acalorado e interessante debate entre fãs de anime sobre quais são os animes que não alcançariam o mesmo nível de sucesso se tivessem estreado na atualidade?

    A troca de opiniões tem sido intensa, com argumentos que vão desde a evolução dos gostos do público até às mudanças na indústria do entretenimento. Alguns fãs apontaram que certas séries icónicas de décadas passadas beneficiaram de um contexto cultural específico que as fez destacar na época, mas que podem não repercutir da mesma forma no público de hoje.

    A nostalgia tem sido um fator chave em muitas das opiniões expressas, com os fãs a recordarem com carinho como determinadas séries marcaram a sua infância ou adolescência. No entanto, o impacto do avanço tecnológico na produção e distribuição de anime também foi discutido, sugerindo que algumas destas séries mais antigas podem não se destacar num cenário saturado de opções e padrões de qualidade em constante evolução.

    O debate levou a uma reflexão mais profunda sobre a natureza do sucesso na indústria anime e como este está intrinsecamente ligado à interação entre o conteúdo e o público de cada época. Embora algumas séries tenham perdurado ao longo do tempo, outras podem ter sido produtos da sua época, capturando a essência de um momento específico, mas talvez já não sendo relevantes para as gerações posteriores.

    • No meu caso, eu diria HUNTER x HUNTER, apesar de ser um dos meus animes favoritos. Acho que as pessoas ficariam entediadas com uma série tão longa e criticariam a animação inconsistente e muitos personagens descartáveis. Eu pergunto-me se teríamos conseguido chegar ao Arco Formigas Quimera com todos esses preconceitos hoje?
    • Qualquer romance que não leva a lugar nenhum.
    • Eu diria Hetália. Sendo que se trata de países antropomorfizados, não sei como entraria num clima de sensibilidade política como o que temos agora.
    • Zero no Tsukaima é a resposta correta. Parte da razão pela qual foi tão popular é que era diferente de outras séries da sua época. Se fosse lançado hoje, ninguém pensaria nisso.
    • Acho que muitas das antigas séries de harém/romance com protagonistas tsundere não receberiam absolutamente nenhuma atenção hoje, como receberam anteriormente.
    • Mais especificamente, qualquer série de haréns com monogamia ou casamentos abertos. Existem duas razões principais pelas quais a maioria das novas séries de haréns estão a mudar para um cenário isekai para evitar a questão da monogamia.
    • Ainda é uma ótima série que vale a pena assistir, mas duvido que The Melancholy of Haruhi Suzumiya possa ser o megahit hoje que foi em 2006. O cenário do anime mudou muito desde então.
    • City Hunter!
    • Provavelmente Fairy Tail passaria despercebida. O facto de ninguém falar sobre Edens Zero prova isso.
    • Fist of the North Star O lendário mangá inspirou muito, mas o anime não se conseguiria destacar hoje em dia com as suas lutas pouco animadas.
    • Duvido que FLCL conseguisse tornar-se tão popular. Parece que aquela série precisava de estrear exatamente quando estreou.
    • Muitos animes que definem tendências não seriam tão populares se não fossem os primeiros de seu género. Um bom exemplo seria My Next Life As A Villainess. É o anime que marcou a tendência no vilão isekai. Mas se você trocasse por outro anime de vilão atual e este estreasse hoje, então as pessoas diriam “ah, merda, aqui estamos nós de novo, outro vilão isekai”. Também posso dizer isso com Banished From The Hero’s Party. Não é mau, mas a tendência de ser expulso da equipa do herói tornou-se tão banal hoje em dia que não seria bom se fosse lançado hoje em vez de em 2021.
    • Elfen Lied. Na minha opinião, não envelheceu nada bem. Aborda muito mal vários temas sérios como abuso, trauma e outros. No geral, é nojento e tenso apenas por causa disso. Não acho que isso seria bem-vindo agora.
    • Elfen Lied só manteve alguma relevância cultural porque foi lançado numa época em que o sexo e o sangue reinavam supremos. A série é um festival narrativo de merda, com personagens muito mal escritos e uma história de papel que parece pensar que pode substituir a profundidade real por peitos e sangue.
    • Mirai Nikki, e o exemplo perfeito, é o que aconteceu com Platinum End
    • Highschool of the Dead. Surgiu bem quando o Ocidente estava obcecado por zombies e durante uma das eras de ouro do ecchi (pelo menos na minha opinião) e ainda está no top 200 do MAL, eu acho. Não acho que seja tão popular hoje em dia, embora eu adorasse quando tinha 13 anos
    • As pessoas falam sobre criadores de tendências como Sword Art Online ou Haruhi como se o cenário atual do anime não fosse completamente diferente se eles não tivessem sido exibidos quando foram, como se fossem eventos de anime canónicos. É difícil pensar em uma resposta para essa pergunta, já que os únicos animes antigos que vi são aqueles do tipo canon.
    • Cowboy Bebop teria sido amplamente ignorado. Formato episódico + elenco antigo não vão bem no meta de hoje.
    • As pessoas destruiriam tanto o Code Geass se ele fosse lançado hoje.
    • Love Hina. Protagonista Tsundere que abusa fisicamente do seu interesse amoroso, harém genérico, sem isekai. Seria difícil ultrapassar 7,0 no MAL
    SourceReddit
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    8 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    8 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Bruno
    Bruno
    13 , Abril , 2024 18:21

    Discordo de Hunter X Hunter, principalmente a versão de 2011. 9/10 no MyAnimeList atualmente, e 7o anime mais bem avaliado.
    A animação é boa mesmo para os padrões atuais, e em qualquer lista de melhores animes já feitos, costuma aparecer até hoje.
    E ainda hoje é muito assistido pelas novas gerações, por streaming.

    Kuya
    Kuya
    13 , Abril , 2024 20:25

    Qualquer anime dos anos 90s pra ca não daria certo infelizmente a comunidade tem muito zoomer e jovem de geração z que se ofende por qualquer coisa apesar de que felizmente ter um pessoal mente aberta a maioria acaba sendo os jovems da geração z apesar de que não vou generalizar anime e muito grande pra um pais ou outro decidir um tipo de publico.

    ZoldyckPD
    ZoldyckP
    13 , Abril , 2024 20:27

    Nunca vi um comentário tão nada a ver como esse do Hunter x Hunter. Por ser um anime de audiência, ele é muito muito acima da média em consistência de animação e os arcos finais chegaram a melhorar ainda mais esse aspecto. Personagens descartáveis na obra?? Pra mim tem um dos melhores casts de qualquer anime tanto em qualidade e quantidade.

    António AndréD
    António André
    13 , Abril , 2024 20:44

    Dessa lista concordo muito que Cowboy Bebob, Elfen Lied, Haréns, não fariam sucesso, agora Hunter X Hunter?! Kkk é um dos preferidos do cara e não sabe o potencial da obra, mais pareceu que ele nem acompanhou a série, que merd#?! Em Hunter X Hunter mesmo os personagens que deram ligeira relevância têm muito potencial a prova disso é que no anime vimos VÁRIOS episódios sem mostrar o protagonista e o povo não reclama por que o mundo de Hunter é interessante. “Um dos meus animes preferidos” conta outra.

    Aposto que ele é só um troll a procura de atenção, kkk porque não é possível.

    Last edited 18 dias atrás by António André
    Zenon
    Zenon
    13 , Abril , 2024 21:18

    Que comentário mais sem noção esse do Hunter x Hunter.

    Lindalberto Leal
    Lindalberto Leal
    14 , Abril , 2024 1:00

    Debate interessante, não há como se negar que a época na qual muitas obras foram lançadas são cruciais para o sucesso de certas obras, visto que a forma de se contar histórias e os elementos envolvidos nelas, como harens, tsunderes, violência exageradas, eram muito mais aceitas e pouco questionadas, diferentemente da percepção dessa geração atual, fora que muitas obras citadas na lista, criaram linhas narrativas que foram copiadas a rodo desde então. Outro ponto é que no passado a indústria dos animes era muito menos saturada do que é hoje, não haviam tantas obras estreando ao mesmo tempo, o que aumentava as chances de uma obra se destacar em relação as demais. Atualmente, mega hits são muito mais raros, é muito mais difícil uma obra se destacar muito, mas percebo que as que tentam fazer isso, estão se apoiando muito mais numa animação acima da média, do que na história em si, paralelo esse deixado principalmente por Kimetsu. Muito embora que se história e a animação forem boas é muito mais fácil se destacar em meio as histórias genéricas da temporada, Frieren e Maomao estão aí para provar reforçar meu ponto.

    Pierre
    Pierre
    Reply to  Lindalberto Leal
    14 , Abril , 2024 17:54

    Frieren e maomao são genéricos?

    artur victorD
    artur victor
    14 , Abril , 2024 1:14

    Que eu saiba animes harens e ecchis sempre foram obras mais nichadas, o que ouve foi que na época teve um boom junto com a popularização do anime de 2010, 2013 pra cá. E essas tendências vão e vêm.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares