Mais...
    InícioAnimeQuerem culpar o anime pelo recente tiroteio nos Estados Unidos

    Querem culpar o anime pelo recente tiroteio nos Estados Unidos

    "Dado o contexto de quantos anos ele tem e quão ativo ele era online, isso faz-me pensar o quanto as subculturas de anime desempenharam um papel na sua ideologia"

    No dia 14 de maio em Buffalo, Nova York, aconteceu um tiroteio num supermercado que deixou dez mortos e três feridos, sendo onze das vítimas pessoas de cor. O atirador transmitiu o acontecimento ao vivo no Twitch e colocou online um manifesto descrevendo-se como um supremacista branco.

    O atentado está a ser investigado como um ato motivado por racismo, enquanto o atirador está sob custódia das autoridades.

    No Twitter muito rapidamente alguém tentou associar este atentado com o Anime. Claro está que quem assiste anime sabe que é uma ideia absurda, o problema são mesmo aquelas pessoas desinformadas sobre a cultura anime e que podem fazer julgamentos de valor sem conhecer o que é o anime e demonizar o Anime.

    No twitter o “Illuminated Niggy (@theericklouis)“ de alguma forma chegou à absurda conclusão de que:

    Acho muito interessante que o atirador de buffalo tenha mencionado a sua afinidade com os asiáticos orientais especificamente no seu manifesto. Dado o contexto de quantos anos ele tem e quão ativo ele era online, isso faz-me pensar o quanto as subculturas de anime desempenharam um papel na sua ideologia.

    Na interseção de anime/mangá, videojogos e cosplay há uma tendência violenta de “anti-negros”, e não há como negar que esses espaços atendem fortemente os consumidores brancos. Acho importante reconhecer que essas subculturas são cúmplices da violência contra corpos negros.

    Para muitos consumidores brancos, o anime dá-lhes a ilusão de escapar para um mundo onde os seus “problemas” não existem, muitas vezes o “problema” são os negros. Seja intencional ou não, vocês têm que reconhecer o papel que desempenha. Antes de silenciar este tópico, gostaria de acrescentar que eu assisto anime. Não estou tão envolvido com a cultura como a maioria, mas de vez em quando sento-me para assistir com o meu irmãozinho. Não estou a pedir que o anime seja “cancelado”. O que eu peço é que se sentirem ofendidos, questionem o vosso racismo.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    13 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    13 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Erika
    Erika
    17 , Maio , 2022 16:47

    Coisa ridícula anime não influência pessoa fazer coisa erradas!

    Allen ペ ン ド ラ ゴ ンD
    Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    17 , Maio , 2022 17:10

    Viu pq tá raiva de uma bosta dessa… sou negro e gosto de animes/mangas, aí como ficar! O fato é q o eua já é um país naturalmente racista(não estou falando de todos os norte-americano)… até parece q estão se incomodando pelo sucesso do msm!!! E o pior q essa m*rd@ é negro e comentar um lixo desse, e garanto q ele tem amigos(as) negros q gostam dessa cultura.

    ps: Q Deus conforte os familiares da vítimas 🙏

    Stephano Barbosa
    Stephano Barbosa
    Reply to  Allen ペ ン ド ラ ゴ ン
    17 , Maio , 2022 18:54

    well, my friend ! Hollywood produz muitos animes brutais e violentos!
    Terrible!
    #irony

    PraxtD
    Praxt
    17 , Maio , 2022 17:23

    Caralho, como isso tem 37 mil curtidas? não recomendo abrir o tweet eu nunca li tanta merda

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    17 , Maio , 2022 17:27

    O argumento é realmente qualquer coisa! O anime tem andado a fazer muito ginásio e natação porque está cada vez mais com as costas mais largas… Talvez 4 anos com um presidente que não condenou inequivocamente um único crime de ódio motivado pela raça tenha ajudado; talvez a quantidade insana de média afecto á extrema direita que floresceu nos EUA nos últimos anos tenha ajudado; talvez a quantidade de opinion makers mascarados de jornalistas que povoam o prime-time da TV nos EUA e que fazem serviço á NRA tenha ajudado (a história do costume do acesso facilitado às armas); talvez a impunidade que o discurso de ódio tem online tenha ajudado… Talvez…

    Ashiel PendragonD
    Ashiel Pendragon
    17 , Maio , 2022 17:31

    Argumento de um texto do twitter automaticamente está invalido para qualquer coisa.

    Stephano Barbosa
    Stephano Barbosa
    17 , Maio , 2022 18:53

    é verdade…. Hollywood produz tantos animes violentos….
    a big shame, my friends !

    #irony

    CFD
    CF
    17 , Maio , 2022 20:49

    Faz tempo que esses imbecis querem associar animes, a ideologias, quaisquer ideologias.
    Nesse caso, a ideias e pensamentos supremacistas.

    Cesar Vitor Reis Tavares
    Cesar Vitor Reis Tavares
    17 , Maio , 2022 22:33

    Ai,ai,gente que nao tem mais o que fazer da vida.

    Kaiki
    Kaiki
    17 , Maio , 2022 23:38

    Acho que existe sim espaço para debater o quanto algo influência nossas ações, mas não vejo lógica em culpar o conteúdo midiático per se.

    Alexia
    Alexia
    17 , Maio , 2022 23:57

    O cara disse que as vezes assiste animes, então está assistindo errado!
    Personagens negros não são tão frequentes nas obras mas eles não sofrem racismo ou violência gratuita, nunca vi um anime mostrar tal coisa.
    Esse argumento do cara foi um lixo e com isso ele só está tentando desviar o real problema, o culpado se DECLAROU um supremacista branco!
    Racista puro e o corno do autor da postagem quer colocar a culpa em anime!
    Que esses animais paguem!

    Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
    Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
    19 , Maio , 2022 2:50

    Essas idéias de drogado n vai acabar tão cedo. Maluco só falou asneiras

    JBD
    JB
    20 , Maio , 2022 21:10

    usa twitter como referencia pra min nao vale nada, que nao um velho retrogado falando essas asneiras, todo mundo saber quais sao os culpados para leva alguem a isso ai é so distraçao para esconder as falha de segurança, como ele obteve armas, falha da propria policia que nao respondeu rapido ou que nao faz a vigilancia da forma certa para combater traficos de armas. Se a pessoa nao informa fonte ou dado com base solida eu apenas reporto como conteudo enganoso e com vies politico.

    Last edited 1 ano atrás by JB
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares