Hoje no Retronime trago-vos uma série que tem tanto de nostálgico como de problemático.
Lost Universe é uma obra de Hajime Kanzaka, o mesmo criador de Slayers. Muitos podem considerar um spinoff mas Lost Universe é mesmo uma sequela, só que num período muitíssimo distante. Em Slayers soubemos que existem quatro mundos criados pela Lord of Nightmares (Mãe de todas as criações que reside no mar dourado). Enquanto as aventuras de Lina passam-se no Mundo Vermelho, em Lost Universe toda a acção passa-se no Mundo Negro. Neste mundo Semi-Deuses como Shabranigdo e Dugradigdo, assumem formas de naves espaciais. Cujas estão equipadas com tecnologia avançada de origem desconhecida e poderes divinos. Por este motivo são o alvo da cobiça e ambição por tudo e por todos. Em dia o nosso herói Kane, recebe da sua avó um destes navios espaciais, junto com Milly a sua colega e Canal o próprio navio assumido a forma de uma menina humana, juntos viajam para descobrir mais acerca de um antigo mal que ameaça todas as formas de vida deste e dos outros universos.
Caso não saibam esta obra seria uma espécie de reboot de Slayers, e teria como titulo oficial “Slayers in Space” mas factores como incêndios no estúdio de animação, crise financeira de 1998, onde esta e várias séries tiveram despedimentos, cancelamentos e baixas na qualidade de animação, causaram inconsistências e destruiriam-na a longo prazo. Se não acreditam basta verem o quarto episódio que foi trabalhado inteiramente por um estúdio Coreano que pouco ou nada sabia do ambiente e das suas personagens, mais tarde este episódio foi refeito de raiz na versão DVD. Também Lost Universe tinha um filme programado mas estes factores acabaram por despertar pouco interesse, e a produção preferiu continuar com os filmes de Ovas de Slayers, neste caso Slayers Premium.
Lost Universe à semelhança de Cowboy Bebop não foi muito bem aceite no seu país natal, mas foi um êxito tremendo especialmente na Europa, onde é recordada com muita nostalgia e inclusive passou cá dobrada em Português na RTP 1 e mais Tarde na RTP 2 com o nome de Universo Perdido. Aparte dos seus problemas, o estúdio de animação primário foi o mesmo de Slayers. E.G. Films\SoftX, por isso podem contar com o mesmo tipo de valores incluindo os efeitos sonoros característicos de Dragon Ball. As personagens também apresentam os mesmo conceitos, Kain parece uma mistura de Lina e Gourry (inclusive até tem uma espada de luz semelhante a Gorun Nova), Milla é uma Amélia loira, e Canal é o estereotipo de avareza e boobalicious de Slayers. As histórias e situações de um momento para o outro também mudam de um ambiente sério para momentos de comédia como sabem muito característicos em Slayers, por vezes com clima de romance muitíssimo breve.
Lost Universe comparado a obra anterior é bem pior, mas também muito é devido aos seus inúmeros problemas de produção. independentemente de tudo Lost Universe é uma obra divertida, com bastante acção mais com menos elementos uma história mais breve e linear. Se gostaram de Slayers aconselho-vos a conhecerem as suas versões espaciais.
Artigo enviado pelo nosso leitor Bruno Reis. Podem enviar as vossas reviews para o email admin@otakupt.com.
Boa , me lembrou que ainda não vi esse animê mesmo tendo visto Slayers , vou ver quando der , botei no topo da lista !!! (que só aumenta , arrumar tempo para ver tá difícil hehehe)
Tenho muita vontade de iniciar a franquia de slayers um dia, parece que eu gostaria mas pelo fato dele ser antigo sempre exitei….
Eu vi 8 episodios desse anime e dropei, me incomodou por ser episodico algumas vezes.