Mais...
    InícioAnimeRoteirista de Knights of the Zodiac: Saint Seiya tenta se defender, mas...

    Roteirista de Knights of the Zodiac: Saint Seiya tenta se defender, mas será que ele foi convincente?

    Roteirista de Knights of the Zodiac: Saint Seiya tenta se defender, mas será que ele foi convincente?

    Neste último sábado (08) foi exibido na Comic Con Experience (CCXP) e depois liberado o canal oficial na  o primeiro trailer do remake do anime clássico de Cavaleiros do Zodíaco, automaticamente uma grande parcela do publico começou a repercutir a escolha da mudança de sexo do personagem Shun de Andrômeda ao ponto do roteirista da série, Eugene Son, vir ao seu Twitter responder aos fãs da franquia e tentar se defender sobre a mudança no personagem.

    Muitos veículos do meio de animes e mangas já falaram sobre o que esta mudança no personagem acaba significando em relação a uma perca em questão de representatividade, neste caso eu decide deixar neste artigo meu lado crítico e o meu lado como fã da franquia Cavaleiros do Zodíaco andarem lado a lado e comentar alguns pontos da declaração que o roteirista fez em suas redes sociais.

    Eugene Son explicou que “desde o início a ideia era mudar muito pouca coisa mas havia a necessidade de atualizar a série mesmo que os conceitos fundamentais que tornam Saint Seiya amado se mantenham mesmo após 30 anos, mas era necessário ter uma protagonista mulher”. Mesmo que os conceitos originais de Cavaleiros do Zodíaco, como a luta pela justiça e pela amizade, tenham se mantido atuais, e são utilizados inclusive em animes atuais como My Hero Academia, eu não vejo a necessidade inclusão de uma personagem feminina entre os cinco Cavaleiros de Bronze, afinal um dos principais problemas da série clássica (no anime e no manga) é a falta de um desenvolvimento mais incisivo das personagens femininas já existentes na história.

    Roteirista de Knights of the Zodiac: Saint Seiya tenta se defender, mas será que ele foi convincente?

    Saori Kido (que deve ser considerada uma das protagonistas da série clássica) possui um desenvolvimento muito fraco e sempre é utilizada como a donzela a ser resgatada, no painel realizado na CCXP (também no sábado) com os produtores da Toei Animation sobre o anime   (Saint Seiya: Saintia Shō) foi revelado que a ideia de Masami Kurumada (criador da franquia Cavaleiros do Zodíaco) para a série spin off é justamente trazer um desenrolamento mais aprofundado para a personagem (coisa que ele não conseguiu fazer de forma concreta em 30 anos). Já Shaina e Marin são consideradas aliadas dos protagonistas e mesmo sendo utilizadas mais como personagens de apoio no decorrer de toda a série clássica, com destaque em alguns momentos, elas acabam tendo longos períodos sem qualquer participação no decorrer da história (como maior exemplo temos Marin sumida durante toda a saga de Hades e aparecendo apenas no final com a irmã de Seiya). Sem falar ainda que temos na série as personagens femininas sem poderes, como é o caso de Shunrei

    O roteirista do novo anime também citou que “o mundo mudou, garotos e garotas trabalhando juntos é o padrão agora”, eu concordo totalmente com esta afirmação, mas neste caso eu não vejo a necessidade de ser realizada a alteração do sexo do Cavaleiro de Andrômeda mas sim aumentar a participação feminina dentro da história com a criação e desenvolvimento de mais personagens. Mesmo sendo impopular entre muitos fãs da franquia, Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega apresentou muitas personagens femininas que tiveram um desenvolvimento de destaque no decorrer da série, destaco neste caso as personagens Yuna de Águia, Aria e Sônia de Vespa/Escorpião. Agora em relação de troca de sexo de personagem clássico da série temos a personagem Milo de Escorpião no filme Os Cavaleiros do Zodiaco: A Lenda do Santuario, mas neste caso a troca de gênero funcionou devido todo o contexto da história envolvendo a Saga das 12 Casas ter se mantido mesmo com a alteração do sexo do personagem.

    Por fim, é perceptível que Eugene Son já estava ciente que ao mudar o sexo de Shun (agora Shaun) de Andrômeda estaria alterando todos os acontecimentos futuros da série e forçado a criação de algo totalmente novo fugindo dos acontecimentos do manga clássico criado por Kurumada. Ele fala que “os fãs mais antigos de Saint Seiya sabem o que acontece com Andrômeda com o progresso da série” e mesmo assim ele achou ser interessante apostar apostar nessa mudança. Isso significa que o roteirista sabe que terá que criar novo algo muito mais incrível que o original (coisa que os spin offs da franquia conseguem atualmente com bastante facilidade) para apenas assim conseguir angariar novos fãs para a série e acalmar os fãs mais antigos (e inflamados neste momento). Só será possível saber o quanto essa mudança ira afetar de verdade a história e a dinâmica entre os personagens do anime apenas quando ele estreia na , mas as apostas a favor da série entre os fãs de  estão bastante baixas neste momento por causa dessa alteração polemica.

    Roteirista de Knights of the Zodiac: Saint Seiya tenta se defender, mas será que ele foi convincente?

    Knights of the Zodiac: Saint Seiya, que estreia mundialmente no catalogo do serviço no verão de 2019, vai ser animada pela Toei Animation, a direção foi entregue a  (D.Gray-man Hallow, Tweeny Witches, Cross Ange, First Squad), o design de personagens é de Terumi Nishi () e as armaduras são da responsabilidade de Takashi Okazaki (Afro Samurai). Já os roteiros estarão a cargo de Eugene Son (Avengers Assemble, Ben 10, Ultimate Spider-man).

    Ao que tudo indica este será um remake CG de 12 episódio de 30 minutos desde o arco A Guerra Galáctica até ao arco Os Cavaleiros de Prata.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    35 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    35 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Joe
    Joe
    11 , Julho , 2019 18:30

    Netflix atendendo a interesses “globais” “O mundo mudou” Nada de novo.

    Davi
    Davi
    11 , Julho , 2019 18:30

    Fez o contrário de representatividade, e sim machismo em sua mais pura forma, pois transformou o garoto sentimental em uma mulher.
    Ao invés de colocar a June como principal. Ela teria motivos pra acompanhar o Shun/protagonistas contra o Santuário. Mas esse Eugene é muito idiota e lacrador pra pensar nisso.

    MarcShaw
    MarcShaw
    Reply to  Davi
    28 , Dezembro , 2022 0:11

    A crunchyroll tah cuidando bem da June.
    Melhor ateh ki o pai desnaturado Kurudred, ki a transformou numa nova Tatsume nos mangas pra num ter ki matala ou mandala pra Next Dimension.
    Destinos tao crueis qto a another dimension de Gemeos.

    Dougfulll
    Dougfulll
    11 , Julho , 2019 18:30

    Não vi nda demais no Shun ser uma mulher… Acho que até pode ser melhor. O que me preocupa é essa qualidade de animação…

    Cheebo Redcrest
    Cheebo Redcrest
    11 , Julho , 2019 18:30

    Visto o que ele falou, basicamente ele tentou LACRAR fazendo uma representatividade feminina forte e emponderada para mostrar o poder da garotas, mas acabou sendo linchado pela própria turma da lacração e até mesmo quem não é da lacração, nunca vi essas duas forças unidas kkkkk. E ainda dizem que esse é um país homofóbico…

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 18:30

    Se fosse outro autor, tomaria mais cuidado em o que poderia ou não fazer de diferente. Mas estamos falando de Kurumada, aquela viadosa que ta adorando isso tudo só pra poder dizer: Saint Seiya na minha mão é melhor.

    Anónimo
    Anónimo
    11 , Julho , 2019 18:30

    LACRAÇÃO

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  Anónimo
    11 , Julho , 2019 20:18

    Não vejo como lacração, afinal de todas as pessoas que sigo nas redes sociais (incluindo pessoas de outros veículos) que se assumem feminista ou de algum outro movimento consideram essa mudança algo que contrária o que eles acreditam e um desserviço ao personagem.

    Sem falar que o próprio Eugene Son fala em seu twitter que a escolha da mudança no personagem foi dele com autorização e ciência dos produtores da Toei. Então eu vejo está escolha do roteirista como algo em que ele acha estar fazendo como certo, mas que neste momento significar ser uma falha na série.

    João Vítor
    João Vítor
    11 , Julho , 2019 18:30

    Era o sonho dele “Shun” ser ela o tempo todo kkkkkkkkk ♡♥♡♥

    MarcShaw
    MarcShaw
    Reply to  João Vítor
    15 , Dezembro , 2022 18:24

    So ke o Fetiche se virou contra o Feiticheiro.
    Afinal o Titereiro eh a NeTooFlix e a Toei e o Kurumada.
    Ele ainda eh um mero fantoche.
    Ki nem diretora Patt Jenkins.

    Gabisu
    Gabisu
    11 , Julho , 2019 18:30

    Uma outra coisa que me incômoda nisso, é o modo de como ele vai ser tratado depois, é contraditorio esse roteirista querer expor poder feminino e logo em seguida, o Shaun gritar pelo ikki como uma donzela em apuros, fora o Shun ser um dos unicos diferentes ali, ele tem o próprio rosto de Hades e todo um plot montado encima, bom eu não sei se eles pretendem ir até a saga do santuário, mas essas informações sobre shun são importantes e de peso real na obra

    NASH
    NASH
    Reply to  Gabisu
    11 , Julho , 2019 20:18

    da um nó na cabeça né kkk no caso agora é (a Shaun) e a gente acaba dizendo (o Shaun)

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  NASH
    11 , Julho , 2019 23:34

    O Shaun que esta Hyoga ele deitou e aqueceu kkkkk.

    Asuma Yon
    Asuma Yon
    Reply to  Gabisu
    11 , Julho , 2019 20:18

    Poder feminino se o Shun sempre optava pelo caminho da paz e conversa…
    Na verdade ele como HOMEM era muito mais simbólico, porque ele fugia daquele conceito de machão e era o único que enfrentava e propunha tréguas, acordos e conversas ao invés de cair matando na pancadaria. Essa era a essências dele, que ao mesmo tempo era uma das mais difíceis, levar a paz tendo que lutar.
    Agora, virou mulher, capaz do povo falar que uma mulher com esse comportamento é uma menininha incapaz medrosa…Antes, a gente limitava de achar o Shun gay, gay mas corajoso e bondoso…e a NOVA Shun…pode acabar passando a impressão de mulher fraca…

    Biscoito xD
    Biscoito xD
    11 , Julho , 2019 18:30

    Tem defesa não meu chapa fez merda e é isso aí

    Satoru
    Satoru
    11 , Julho , 2019 18:30

    Resumindo… LACRAÇÃO.

    Hina Yuki
    Hina Yuki
    Reply to  Satoru
    11 , Julho , 2019 20:18

    Sinto muito, mas a galera da lacração adorava o Shun do jeito que tava

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  Satoru
    11 , Julho , 2019 20:18

    Não vejo como lacração, afinal de todas as pessoas que sigo nas redes sociais (incluindo pessoas de outros veículos) que se assumem feminista ou de algum outro movimento consideram essa mudança algo que contrária o que eles acreditam e um desserviço ao personagem.

    Sem falar que o próprio Eugene Son fala em seu twitter que a escolha da mudança no personagem foi dele com autorização e ciência dos produtores da Toei. Então eu vejo está escolha do roteirista como algo em que ele acha estar fazendo como certo, mas que neste momento significar ser uma falha na série.

    Kraid
    Kraid
    Reply to  Felipe Soares
    11 , Julho , 2019 23:34

    Se a intenção do roteirista foi simplesmente realizar uma inclusão forçada, não deixa de ser uma lacração mesmo, como eu já debati em outro post, acho que o roteirista simplesmente não pensou direito sobre isso, ele quis lacrar e pensou que apenas transformando o Shun em uma mulher já seria o suficiente, se ele tivesse refletido um pouco talvez percebesse o erro que estava cometendo, mas também como eu falei no outro post, eu duvido que a Netflix realmente se preocupe com essas causas, eles acabam criando essas inclusões só porque vende bem, eles literalmente andam vendendo inclusão, enquanto deveriam estar vendendo qualidade, esse tipo de erro que eles cometeram só demonstra uma falta de reflexão mínima sobre a causa feminista, e revela o descaso que eles tem.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Satoru
    11 , Julho , 2019 20:19

    Coisas de netflix, que Kurumada adora. Só pelo fato de não ser tão popular quanto seu original. Vide Lost Kanvas que ele não gostou nada só por ser um upgrade de sua obra… Viadoso.

    Kira
    Kira
    Reply to  Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 23:34

    Lost Canvas mil vezes superior

    Michelle Sant Anna Anselmo
    Michelle Sant Anna Anselmo
    Reply to  Kira
    12 , Julho , 2019 1:16

    não é não

    Ray Santos
    Ray Santos
    Reply to  Michelle Sant Anna Anselmo
    12 , Julho , 2019 2:31

    eu gosto bastante da série original, mas tenho que concordar Lost Canvas é melhor em literalmente todos os aspectos, traço, roteiro, desenvolvimento de personagens mesmo personagens que aparecem até pouco são bem explorados (Asmita de Virgem é o melhor exemplo), apresentação e expansão do universo da historia, a Shiori mandou muito bem, fez coisa que o Kurumada não teve coragem de fazer até hoje mostrou berserkers de Ares, um deus do tempo, diversas mitologias, um futuro aonde tudo deu errado, enquanto que o Kurumada literalmente refez a saga das 12 casas o máximo de vezes que pode somente mudando elementos vide o Next Dimension, to achando legal a historia do Ophiucus mas precisava fazer toda essa volta pra chegar até aqui e esquecer a historia pra fazer um episódio zero que não ta agregando em nada?

    MarcShaw
    MarcShaw
    Reply to  Cláudio Correa
    15 , Dezembro , 2022 18:21

    Ele mesmo afirmou ki keria manter St Seiya uma coisa infantil juvenil varonil e guerra Santa?
    Ta ki os pariu!.

    Manel- Kun
    Manel- Kun
    11 , Julho , 2019 18:30

    Pessoalmente eu achei melhor colocar o shun como mulher, ele já era o personagem que a pessoa via e pensava “esse ai é gay”. E em relação a saga de Hades não tem problema em ser homem ou mulher eu não vejo que vai ser preciso grandes alterações na historia.

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    Reply to  Manel- Kun
    11 , Julho , 2019 20:18

    Pois é, amigo, a ideia do personagem é destruída porque figurões como esses citados que olhavam para ele e diziam: “Esse ai é gay” surgem e perpetuam a ideia de que somente porque um homem é sensível, ele é feminino e longe de um padrão de masculinidade e isso leva a problemas como, por exemplo, a ideia inteira do personagem ser destruída tornando ele uma mulher.

    Por que um homem não pode ser sensível e forte? Existe algo de errado nisso? Só a mulher é permitida ser sensível e se sim, isso é algo degenerativo demais para um homem a ponto de ser renegado a uma imagem feminina?

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  Manel- Kun
    11 , Julho , 2019 20:19

    Mas aí que está o ponto, Shun ser andrógeno ou ser contra lutas são características que fazem ele ser o contra ponto em relação aos outros Cavaleiros de Bronze, transformar o personagem em mulher só por ter essas características (ou parecer gay) é uma visão retrógrada. Sem falar que, como coloquei no texto, o correto para a série é ser trabalhado na ampliação do desenvolvimento das personagens femininas já existentes e não mudar o gênero de um personagem que possui um desenvolvimento legal pelas características que possui.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    Reply to  Felipe Soares
    11 , Julho , 2019 23:34

    Concordo com vc, Yamato colocou uma penca de personagens femininas sem se perder

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Manel- Kun
    11 , Julho , 2019 20:19

    Não claro, problema por problema a solução dos saudosos é sempre poder assistir o material original, mas e aqueles como eu que adoram uma nova remodelagem da coisa, porém sem erro, e esta do Shun é um erro, pois ele é uma reencarnação do um Deus e na mitologia do anime eles só reencarnam em corpos do mesmo genero, então se caracteriza um ERRO, diferente de como citado no texto do caso do filme em relação ao cavaleiro de escorpião. Sempre desejei um releitura de cavaleiros do zodiaco, pois acho a série bem ruim em relação aos roteiros, mas dai a engolir erros por conquistar gerações… este Eugene quis sim aparecer e para isso matou a saga de hades.

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 18:30

    Só não gostei foi do CGI que é estilo dos jogos chinese da trencent.
    O resto estou a aberto a mudança,até por que cdz precisa e muito de melhoramentos na obra

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  toygame lan
    11 , Julho , 2019 20:19

    Precisa de melhorar muito o roteiro, o gráfico achei que tentaram dar uma melhora no estilo mas não sai desta coisa morta nos movimentos, não me importo da integração de um membro feminino, alias gostei do Omega e estes foi um dos motivos ( na vdd só gostei msm da primeira metade, da segunda só algumas coisas bem poucas). O problema é que mexer na sexualidade logo do shun ficou muito errado pela estória contada do personagem em sí, poderia ser o Hyoga e a cho que ficaria bem melhor se fosse o Shiryu, tem caldo de roteiro bom naquele chines/chinesa. Mas ainda acho a incerção a melhor saida e poderia ser uma amazona de saintia sho. Este Eugene queria aprecer, tenho certeza disso e acho que quem sabe da Toei, tem gente que na vdd tmb não gostou. O Kurumada quer msm a diferença, ele gosta e é vaidoso com Sain Seiya, ele gostou desta polemica.

    NASH
    NASH
    Reply to  Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 23:34

    (Avengers Assemble, Ben 10, Ultimate Spider-man) dessas obras que ele fez só o Ultimate Spiderman que ficou bom o cara não é um bom roteiristas,se a ideia partiu dele e ele tocou o botão de “não ligo”,o que é engraçado é que tem gente dizendo que não se importa mas é porque foi com o Shun que tem um público de preferencia menor se fosse com o Ikki ou seiya ai queria ver.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  NASH
    12 , Julho , 2019 1:16

    O seiya nem sei. mas com certeza o Ikki, aHHHH IA DAR MERDA kkkkk

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    Reply to  Cláudio Correa
    12 , Julho , 2019 2:31

    Cra ta ai, tu deu a melhor solução. O Seiya mulher seria tudo de bom. Ele tem apelo dramatico e daria uma balançada geral no time. Dava pra escrever altos dramas e ainda seria muito baca a faze finas das 12 casas. Sairia melhor que a minha ideia de inserção da amazona de saitia sho.

    MarcShaw
    MarcShaw
    Reply to  toygame lan
    28 , Dezembro , 2022 0:17

    Pra isso existe Omega ki foi um pouco alem das 12 casas Eris e Asgard.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares