Será Kimetsu no Yaiba uma boa adaptação?

Será Kimetsu no Yaiba uma boa adaptação?

Kimetsu no Yaiba de Koyoharu Gotouge, está a ser adaptado desde o dia 6 de abril pela ufotable, já com 9 episódios exibidos e 26 episódios programados. Kimetsu tem sido um dos animes mais populares desta temporada, a par de One-Punch Man 2 e Attack on Titan 3 parte 2, grande parte de seu sucesso deve-se ao seu já anteriormente popular mangá e ao estúdio ufotable, reconhecido pelas suas belas e estéticas animações.

O que vou comentar hoje pode ser meio contraditório com o que a maioria pensa, neste tema sobre a adaptação de Kimetsu eu tenho um grande “mas”, vou apontar os aspetos negativos que me fazem dizer que o anime de Kimetsu está longe de ser perfeito, mas também dar os devidos méritos visuais à ufotable, claro.


Será Kimetsu no Yaiba uma boa adaptação

Tirando o primeiro episódio que adaptou apenas o primeiro capitulo (que continha mais de 60 páginas) do mangá, o anime tem adaptado quase “religiosamente” 2 capítulos por episódio. O problema de Kimetsu começa logo por ai, já é muito típico em adaptações de mangás shonen (por exemplo os da weekly shonen jump) adaptarem poucos capítulos por episódio para não alcançarem o mangá e terem mais conteúdo para adaptar em vez de escolher a outra via que é a produção de fillers. Para terem uma ideia One Piece atualmente não deve sequer atingir 1 capitulo por episódio e Fairy Tail apenas adapta 1,5 capítulos por episódio. Alguns podem preferir esse modelo outros podem preferir ter fillers tendo uma adaptação mais “cuidada” do mangá, mas por outro lado a grande quantidade de fillers (se for o caso) acaba por transformar o anime em algo aborrecido se for mal utilizado. Naruto um dos animes mais conhecidos por esse mesmo modelo foi capaz de adaptar em média 3 capitulos por episódio graças ao sistema de fillers, tal como Bleach (outro anime sinonimo com fillers) seguiu o mesmo modelo adaptando também cerca de 3 capitulos por episódio.

A verdade é que os fillers são cada vez menos o modelo escolhido, hoje em dias temos animes como My Hero Academia, que na minha opinião é um dos melhores exemplos de uma boa adaptação, tendo apenas uma temporada de 13/24 episódios por ano, com o número de fillers a não passar de um por temporada e segue o mangá de forma a seguir um ritmo coerente sem a necessidade de apressar ou quebrar o ritmo da obra original. Outros bons exemplos desse modelo são The Promised Neverland, Haikyuu e até Jojo.

Será Kimetsu no Yaiba uma boa adaptação

Já Kimetsu segue a mesma via, seguindo o mangá de perto e até usando o mesmo “timing“, o que não se traduz muito bem para a forma de anime. A adaptação de Kimetsu até começou bastante bem, com ritmo consistente e coerente, não perdendo muito tempo com “coisas” desnecessário. Teve até alturas que pensei que estaria a avançar rápido demais, mas até esse aspeto foi adaptado exatamente do mangá. Sobre a sua lentidão foi mais a partir do episódio 6 que se fez sentir, é certo que nas partes de “construção” de momento e com menos ação é suportável, mas o ritmo em que as batalhas são feitas é bastante frustrante.

Sem dúvida que a animação (que eu vou falar um pouco mais à frente) é um grande “plus” nesta adaptação, tanto no uso do 3DCG como nos efeitos e a não existência de censura é um aspeto até surpreendente tendo em conta o “gore” que Kimetsu demonstra. No entanto esse aspeto acaba sempre por ser assombrado pelo ritmo das batalhas. Entre monólogos, explicação de técnicas já reveladas anteriormente e adaptação quase que “quadro a quatro” do mangá, só para enumerar alguns apetos “desnecessários” que fazem esta adaptação não ter uma identidade própria, ou por outras palavras, onde está o “toque” do diretor(es) no anime.


Será Kimetsu no Yaiba uma boa adaptação

Olhando para a staff, começando pelo diretor geral Haruo Sotozaki com experiência em direção apenas na franquia de “Tales”. Quando foi anunciado o staff para o anime foi um dos aspetos que me deixou de duvidoso sobre esta adaptação, ir de uma adaptação de um jogo para um mangá tão popular como Kimetsu e sem grandes provas dadas de sua direção com certeza me causou alguma preocupação, que agora se comprova pela sua falta de identidade nesta adaptação. E fato curioso ou engraçado, os episódios que menos gostei foram os que ele esteve responsável pelos storyboards…

De notar que, de longe está não é a melhor staff da ufotable. Talentos “chave” do estúdio como Tomonori Sudou, designer de personagens em Fate/Zero e Unlimited Blade Works, tal como Garden of Sinners (Kara no Kyōkai); Akira Hiyama no enredo dos mesmo; Takahiro Miura nos storyboars de Heaven’s Feel; Kei Tsunematsu storyboarder em Fate/Zero e diretor de Heaven’s Feel I, entre outros diretores de animação e animadores que estão apontado as suas forças para a trilogia de Heaven’s Feel.

Para ser sincero, não tenho nada de negativo a apontar para o resto da staff principal. Akira Matsushima (designer de personagens) fez um excelente trabalho nos designs, Masahiro Kimura (designer de arte), Yuichi Terao (diretor de fotografia) e Yūko Ōmae (designer de cores) estão a fazer um bom trabalho ao garantir que a animação seja tão linda e colorida como podemos ver até agora. Ainda Kazuki Nishiwaki (diretor de 3DCG) está também a fazer um excelente trabalho a supervisionar as cenas em 3D que até agora têm estado espetaculares, muitas delas superam outras cenas em 2D tradicional.

Ainda quero destacar Masayuki Kunihiro, um dos animadores principais de kimetsu e grande talento da ufotable, tem participado nas populares franquias da “ufo”, fate, tales e kara no kyoukai, que nos tem presenteado com várias cenas fantásticas de ação desde o primeiro episódio como esta:

Por último, só quero deixar esta nota, que é que este artigo foi apenas uma opinião minha do momento. É mais fácil julgar o ritmo de um anime quando só se assiste semanalmente, até pode ser que mude de opinião (o que é pouco provável), mas neste momento é o que eu penso de Kimetsu. Chamar uma péssima adaptação seria um pouco demais, mas sem dúvidas que para mim tem sido uma desilusão.

Subscreve
Notify of
guest

54 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Wesley GS
Wesley GS
26 , Agosto , 2019 7:44

Escreveu muito e não disse nada, simplesmente irrelevante

Guest
Guest
26 , Agosto , 2019 7:45

Excelente artigo Evandro.

Wesley
Wesley
26 , Agosto , 2019 7:45

Boa não… Perfeita.

Guest
Guest
26 , Agosto , 2019 7:45

Está muito bom mesmo com excesso de CG, essa luta do episodio 9 ,mds teve CG a rojo atacando dentro da casa , correndo, só teve duas cenas em 2D. A Nezuko chutando o cara na arvore, e o golpe da espada na cabeça do demonio.
https://uploads.disquscdn.com/images/882890f9fe81da4699461c301f003a2c56943966b67ddd1db2d9f9fce9fa2694.jpg

Scar
Scar
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 0:47

Eu gostei do CG, eles são um dos poucos q sabem utilizar. Não é uma mega produção igual Fate pq lá tbm tem cg a rodo tbm. No caso Kimetsu ficou um pouco mais perceptível.

Guest
Guest
Reply to  Scar
19 , Novembro , 2020 0:58

isso se deve a staff premium eles são melhores no mix do CG e 2D. Ja de kimetsu sao a staff mais comum digamos.

josenilson vinicius
josenilson vinicius
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 0:47

é porque é mais “barato” e rápido fazer em 3D que 2D, obvio que o fato que o HF ainda esteja em produção prejudica, ou prejudicaria, kimetsu mas como a própria ufotable vem trabalhando a anos com 3D, desde do primeiro filme de kara no kyoukai, em 2008, obvio que com a tecnologia de hoje é mais fácil se aproximar do traço 2D e como falei que o filme de HF esta em produção não é possível dedicar animadores para disfarçar o 3D como na serie Fate em geral, mas quando aparece no anime(kimetsu) não é algo que grite aos olhos

Guest
Guest
Reply to  josenilson vinicius
19 , Novembro , 2020 0:58

pra mim nesse episodio 9 gritou sim, e quem disse que é barato é mais caro que 2D, os animadores 3D ganham mais alias. A diferença que a industria nao ta tendo escolha, o que se mostra burrice, pois ao invés de melhorar salario dos animadores 2D, eles gastariam praticamente o mesmo e teriam melhor qualidade. Nao entendo as logicas japonesas. Fora que os jovens se afastam do 2D porque nao querem ganhar menos do que atendente do mac donalds, e vao trabalhar no estrangeiro e na Polygon que paga bem, e trabalha so com animes 3D.

josenilson vinicius
josenilson vinicius
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 1:07

Bem queria referi a barato como rápido pois a image fazer a mesma cena em 2D com o selo de qualidade da ufortable, com pouco tempo e sem animadores bons, já que HF está em produção, seria bastante caro

Guest
Guest
Reply to  josenilson vinicius
19 , Novembro , 2020 1:28

eles nao sao caros porque eles ja sao especializados nao contratam terceiros para fazer CG, o estudio ja é especiliazado nisso.

Scar
Scar
26 , Agosto , 2019 7:45

É serio q tem gente q consegue criticar esse anime pq é igual o manga, achei que era algo fixo das toxinas do MAL, enfim como adaptação está perfeita. Melhor coisa uma adaptação 1:1 do que essa porcariada que sai de 300 capitulos em 20+ episódios cof cof TG… Ou mudar totalmente a história no pqs aka VioletE.
Essa otakada Nutella ta foda.

Depois de alguns episódios já vi que esse manga era a cara da Ufotable, um monte de monólogo e algumas cenas de ação igual Fate.

toygame
toygame
26 , Agosto , 2019 7:45

Nossa esse anime está fantastico devido ao trabalho da ufotable

O estudio está fazendo um mega trabalho competente em cena fluidas tanto 2D como 3D,otimas Ost nas cenas e melhorando muita coisa que tem no manga.

Guest
Guest
Reply to  toygame
19 , Novembro , 2020 0:47

ainda bem q vc notou esse episodio 9, eles tacaram CG com força nas lutas

toygame
toygame
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 0:58

mas isso já tinha em alguns eps e nesse só foi por mais tempo

Gao Gao
Gao Gao
26 , Agosto , 2019 7:45

The Promised Neverland… como tem gente que gostou da adaptação daquela bosta que so foi boa no Episodio 1 e Episodio 12 ?

Kimetsu no Yaiba começou bem <3 entretanto esta caindo no famoso (EXPLICAR UMA TÉCNICA DEZ MIL VEZES) monologo de Naruto D: como estou a acompanhar o mangá .-. ja me adaptei a isso =^O^= e se preparem para o próximo arco ( MUITA CONVERSA =^u^= )

Mario
Mario
Reply to  Gao Gao
19 , Novembro , 2020 0:47

Isso só prova que a comunidade otaku é um lixo, do reclama e cheia de preciosismo lixo, melhor mesmo era não ter anime. Gente chata do caralho.

Gao Gao
Gao Gao
Reply to  Mario
19 , Novembro , 2020 0:58

Uma coisa é você adaptar uma obra
Outra coisa é você adaptar uma obra e complementar a historia
e temos o ultimo caso que é: Adaptar uma obra e alterar o conteúdo original de forma que a historia acaba ficando sem sentido e forçada ( o que aconteceu em The Promised Neverland)
Kimetsu no Yaiba esta adaptando e complementando a historia ate porque no mangá podemos ver claramente que o Koyoharu Gotōge joga so o cru .-. tem hora que voce se pergunta o que aconteceu com o Garoto X e em seguida ja esta iniciando uma nova cena kkkk

Kimetsu no Yaiba nao é perfeito obviamente, entretanto esta acertando em infinitas coisas. Uma boa adaptação digna da Ufotable

Trou
Trou
26 , Agosto , 2019 7:45

Não diria que estou insatisfeito com a direção nem adaptação, mas sim com a obra em si mesmo.

Até o episódio atual ( Não sei se vai melhorar mais pra frente ), é um dos piores shounens que já vi. A produção tornou uma história completamente superficial e desinteressante em algo legal de se assistir, com lutas lindíssimas, cenários perfeitos que proporcionam uma imersão incrível. A única ressalva para com a direção, é a parte de som/trilha sonora, que a maior parte do tempo é mal utilizada.

O único episódio que achei meio “monótono” foi o último, repetiram demais certas cenas, enfiaram diálogo expositivo até não poder mais, só pra não terminar a luta naquele episódio. Acredito que a direção tem em mente o primeiro grande clímax pra terminar essa primeira parte, e eles devem ” enrolar ” pra dar tempo de finalizar nele.

George Matheus Santiago Coelho
George Matheus Santiago Coelho
26 , Agosto , 2019 7:45

Eu leio o mangá desde que começou a ser lançando e estou muito satisfeito com a adaptação e o trabalho que está sendo feito pelo estúdio está de ótima qualidade mas não importa se o estúdio está fazendo um bom trabalho, a crítica sempre vai querer falar mal da obra e eu já tinha lido várias pessoas falando da adaptação e aqui foi a única que ficou procurando motivos que não são relevantes para desmerecer o trabalho que eles estão fazendo.

Oh, yup!
Oh, yup!
Reply to  George Matheus Santiago Coelho
19 , Novembro , 2020 0:47

Cara, se tu não entende o que é “Critica” ou não concorda, não rebaixe ela a simplesmente “Falar mal de algo”.

George Matheus Santiago Coelho
George Matheus Santiago Coelho
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 0:59

Eu não rebaixei a crítica do Evandro, só falei que os argumentos utilizado pelo mesmo não são relevantes no meu ponto de vista e não considero a obra lenta e nem sem sal como ele citou, porque se fosse tão lenta e sem sal não estaria fazendo o sucesso que está fazendo no momento. Não vim aqui desmerecer o trabalho de ninguém e só dei a minha opinião a respeito do artigo dele.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  George Matheus Santiago Coelho
19 , Novembro , 2020 0:47

Se você leu o artigo completo, pode ver que eu até elogiei mais que critiquei. Eu sei bem quem lê o mangá está a gostar muito da adaptação. Só acho ela simplesmente muito lenta e sem “sal”.

George Matheus Santiago Coelho
George Matheus Santiago Coelho
Reply to  Evandro Pedro
19 , Novembro , 2020 0:59

Eu li o artigo todo e não quis desmerecer sua análise mas só não concordo no ponto de está lenta e sem sal, porque o ritmo está muito bom no meu ponto de vista. Se pareceu que eu desmereci sua análise como o colega ali encima citou, minhas sinceras desculpas.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  George Matheus Santiago Coelho
19 , Novembro , 2020 1:07

Ora essa, quando escrevi este artigo já sabia que a maioria não ia concordar com os meus pontos negativos. É esse confronto de ideias que torna a discussão mais interessante. ?

Shiba
Shiba
26 , Agosto , 2019 7:45

Kimetsu no Yaiba está tendo uma ótima adaptação sem sombra de dúvidas.

Apesar da staff não ser as estrelas da ufotable é nitido que ainda estão fazendo um trabalho excelente. Haruo Satozaki está fazendo mais do que copiar/colar do manga. O diretor melhorou muita coisa do manga no anime. O uso da trilha sonora a composição de cenas estão maravilhosas.

Pelo que eu entendi sua principal critica é o ritmo da adaptaçao. Que de certo modo eu concordo. Os episodios podem suportar 3 capitulos do manga sem problema. Mas a staff não parece querer passar de apenas 2 caps por ep. Isso fica claro nas recapitulaçoes e nos flashbacks desnecessarios. Tenho medo de que o anime não passe do vol 6 nesse ritmo. O que me deixaria bem decepcionado.

Achei a comparação com Boku no Hero contraditória. Já que Boku no hero segue o manga arrisca. O que não difere muito de Kimetsu. Algo que tambem não me agrada na adaptaçao.

Scar
Scar
Reply to  Shiba
19 , Novembro , 2020 0:47

O anime vai até aquele arco da reunião e recuperação. Cap 50+/- (estou chutando)

Shiba
Shiba
Reply to  Scar
19 , Novembro , 2020 0:58

Se seguir adaptando 2 caps por ep vai terminar ai mesmo. O que pra mim seria um erro. O anime terminar no arco do trem seria perfeito.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Shiba
19 , Novembro , 2020 0:47

My hero não foi uma comparação, foi um exemplo do mesmo modelo de adaptação, ou seja adaptação dividida por cours ou temporada sem recorrer aos fillers

Shiba
Shiba
Reply to  Evandro Pedro
19 , Novembro , 2020 0:59

Você diz que My Hero Academia é um exemplo de boa adatação por seguir o o ritmo do manga. Mas acha isso em Kimetsu algo negativo.

Estou confuso…

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Shiba
19 , Novembro , 2020 1:07

Exato. Como eu escrevi My Hero é um bom exemplo que segue o mangá com o ritmo adequado já kimetsu nao.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Shiba
19 , Novembro , 2020 1:07

Aqui explico melhor: “Já Kimetsu segue a mesma via, seguindo o mangá de perto e até usando o mesmo “timing“, o que não se traduz muito bem para a forma de anime. A adaptação de Kimetsu até começou bastante bem, com ritmo consistente e coerente, não perdendo muito tempo com “coisas” desnecessário. Teve até alturas que pensei que estaria a avançar rápido demais, mas até esse aspeto foi adaptado exatamente do mangá. Sobre a sua lentidão foi mais a partir do episódio 6 que se fez sentir, é certo que nas partes de “construção” de momento e com menos ação é suportável, mas o ritmo em que as batalhas são feitas é bastante frustrante.”

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Shiba
19 , Novembro , 2020 1:07

Basicamente, tentei dar exemplos de animes que seguem o mesmo “modelo” mas de forma muito melhor.

Pedro
Pedro
26 , Agosto , 2019 7:45
Guest
Guest
Reply to  Pedro
19 , Novembro , 2020 0:47

kkkkkkkkkkkkkk

toygame
toygame
Reply to  Pedro
19 , Novembro , 2020 0:47

kkkkkkkkkkkk MJ do japão feudal kkkkkkkkkk

Oh, yup!
Oh, yup!
26 , Agosto , 2019 7:45

Só faltou comentar sobre o diretor de som incompetente.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 0:47

kkk por acaso, não. É o mesmo de tales e Emiya Family. Não acho mau, porque acha isso?

Oh, yup!
Oh, yup!
Reply to  Evandro Pedro
19 , Novembro , 2020 0:59

Um trabalho bom, não anula um outro ruim, amiche.

O cara simplesmente não sabe moderar, usa de músicas que exprimem sensação de clímax e extrema tensão em cenas de ação que não possuem esse contexto. É como se ele quisesse que cada momento fosse épico, sendo que o roteiro e a própria construção visual não estão ali cooperando para tal. E ainda nem comentei sobre o uso desengonçado do silêncio e ruido, descuido qual em certos momentos causa um mal espaçamento entre uma música e outra.

Trou
Trou
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 1:07

Concordo. A trilha sonora de Kimetsu é muito mal utilizada, ela é recorrente demais e alta demais, em cenas que não tem necessidade. Basta o personagem tocar na espada, que começa uma trilha sonora épica/pesada por trás. Tem episódios que sequer nos deixam ouvir o que os personagens estão falando,por que a trilha sonora fica mais alta que as vozes dos dubladores.

Mario
Mario
Reply to  Trou
19 , Novembro , 2020 1:29

Nossa quanto exagero, vocês devem estar vendo outro anime.

Guest
Guest
Reply to  Trou
19 , Novembro , 2020 1:29

isso acontece bastante nas cenas de humor, no qual se usa uma trilha que lembra musica de Circo. Fica alta demais, reparei nisso.

Evandro Pedro
Evandro Pedro
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 1:07

Eu não assisti os outros trabalhos dele por isso, n sei kkk. A trillha sonora é algo que não tenho uma opinião forte sobre. Por isso, não posso discutir aqui.

Heart Under Blade
Heart Under Blade
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 0:47

Para mim está perfeito

Oh, yup!
Oh, yup!
Reply to  Heart Under Blade
19 , Novembro , 2020 0:59

Deve ser difícil pra você viver com tanta cerúmen no ouvido.

Mario
Mario
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 0:47

deve estar falando de opm2

Oh, yup!
Oh, yup!
Reply to  Mario
19 , Novembro , 2020 0:59

Aparentemente você não tem capacidade associativa, pois tenho certeza que estou em um “artigo” sobre Kimetsu no Yaiba.

Mario
Mario
Reply to  Oh, yup!
19 , Novembro , 2020 1:07

E você deve estar vendo opm e pensando que está vendo kimetsu para falar mal do diretor de som, porque aquele sim tem um diretor de som incompetente.

Mareky
Mareky
Reply to  Mario
19 , Novembro , 2020 0:59

nossa senhora odeio esse áudio bugado kkkkkkk

Mario
Mario
26 , Agosto , 2019 7:45

Pelo jeito a staff principal não ta fazendo falta, pq sem sombra de duvida acho o anime mais bem animado da ufo até agora, e em questão de roteiro eles não estão estragando esse anime e a ufo é especialista em ter um ritmo muito ruim nos animes q ela adapta, isso quando não fodem totalmente o roteiro.

Guest
Guest
Reply to  Mario
19 , Novembro , 2020 0:47

nem se compara com heaven fells 2, que tem toda a staff premium da ufotable. Nao é o melhor animado da Ufo, mas comparados a outros aí sim é.

Mario
Mario
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 0:58

Nem se deve comparar a produção de um filme com a de um anime tv. Mas comparado a outros animes tv que a ufo fez, eu acho o melhor sim.

Guest
Guest
Reply to  Mario
19 , Novembro , 2020 1:07

Claro se for falar pela pós, mas estou comparando pela equipe envolvida mesmo. Unlimited Blade Works é melhor animado na verdade por ter essa mesma Staff de Heaven Fells que é premium do estúdio.

Mario
Mario
Reply to  Guest
19 , Novembro , 2020 1:28

Eu vi ubw, e kimetsu é mais bem animado, o que ubw tem bastante é efeito especial. Muito disso também tem a ver com a época com que cada coisa foi feita, ufotable evoluiu, lógico que a animação com o passar do tempo melhora, novas tecnologias e técnicas vão surgindo e eles vão ganhando mais experiência.

denilson
denilson
26 , Agosto , 2019 7:45

sem sobra de duvida.