Ao longo de 2024 muitos websites de pirataria anime chegaram ao fim e a reta final do ano promete seguir essa tendência com o site pirata AnimeFenix a anunciar que chegou ao fim citando pressões dos detentores de direitos de autor, e nos últimos dias, o GogoAnime, também conhecido como Anitaku, deixou de adicionar novos conteúdos.
Juntos, GogoAnime e Anitaku têm bem mais de 100 milhões de visitas mensais, sendo um dos maiores portais de pirataria que já existiu. Embora ambos os sites ainda estejam acessíveis, já não estão a ser adicionados novos conteúdos.
O AnimeFenix que contava com mais de 12 milhões de visitas mensais anunciou que o domínio será encerrado após pressão dos detentores dos direitos de autor e embora não sejam revelados os detalhes dessa decisão, os donos do website apontam o dedo à Sony.
A Sony passou a deter mais de 60% da indústria de anime com a compra da Funimation e agora também da Kadokawa. O apelo é para que, enquanto consumidores, estejam cientes dos monopólios que as grandes empresas estão a criar e através de regulamentos locais nos seus países… a pirataria nunca desaparecerá enquanto existirem empresas com mais ganância do que coração.
Até à data, os donos do GogoAnime / Anitaku permanecem em silêncio, mas os sites foram ligados ao Dramacool, que encerrou as suas atividades na Ásia devido a pressões semelhantes de direitos de autor. Mesmo os principais moderadores do canal Discord do website pirata, que normalmente estão bem informados, não recebem notícias dos donos do site há dias.
Independentemente dos motivos dos problemas do GogoAnime, estes estão a ser sentidos em muitos outros sites de streaming de anime que o utilizam como fonte primária de conteúdo. Todos os sites que retiram ou espelham o GogoAnime enfrentam hoje o mesmo período de seca.
Quantos mais sites piratas eliminarem, menos pessoal vê anime e menos merchandising e figuras irão comprar ao fim de tudo. Infelizmente a burrice, no meio disto tudo, não lhes vai pagar as contas. Se não fossem este tipo de sites, praí 90% das pessoas não via anime. É isso que querem? Que continuem a acabar com a pirataria, irão à falência mais rápido.
PS.: Espero que o karma caia com força em cima da Sony! Está a tornar-se numa das piores companhias existentes, tanto em gaming como em media visuais.
Tirar sites piratas de circulação é o mínimo! Eles ganham em cima do trabalho de outros!
Mas o problema de não ter como acessar vários animes de modo gratuito (com propagadas) é de dar raiva!
As empresas de mídia deveriam ter serviços de stream com modos gratuitos ou colocar mais conteúdo na TV aberta, ou vão estar se jogando do abismo no longo prazo.
A questão da pirataria também têm haver com os conteúdos que existem nas plataformas por exemplo recentemente vi, um vídeo de um anime que quero ver ainda não estava disponível no crunchyroll que eu pago mas já estava no site pirata e com Dub em inglês pois só vejo anime am inglês. É péssimo eu estar a pagar um serviço e não ter tudo disponível e ter tudo no site pirataria e grátis por isso é que eu só a favor que haja a opção de ser disponível para todos. Os sites pirata só vieram colmatar essa falha tanto este como outros e concordo que vai reduzir muito as vendas de merchandising.