A Temporada de Outono começou oficialmente e neste primeiro final de semana, com muitas estreias, temos a chegada do primeiro episódio do anime SSSS.Gridman (Superhuman Samurai Syber Squad Gridman). Esta obra original é baseada na série Tokusatsu Denkou Choujin Gridman (Gridman the Hyper Agent), que foi produzido pela Tsuburaya Productions e exibida na TV japonesa entre abril de 1993 e janeiro de 1994, a série é animada pelo estúdio Trigger em parceria com a Tsuburaya Productions (Ultraman), a direção é de Akira Amemiya (Inferno Cop, Ninja Slayer), com roteiros de Keiichi Hasegawa (Rage of Bahamut Genesis, 009-1: The End of the Beginning, Zoids) e o design de personagens de Masayuki Gotou (Baton, Ultraman).
O anime tem no elenco Yūya Hirose como Yūta Hibiki, Hikaru Midorikawa como Gridman, Sōma Saitō como Shō Utsumi, Yume Miyamoto como Rokka Takarada e Reina Ueda como Akane Shinjō.
A série segue a história de Yūta Hibiki, um estudante do primeiro ano do ensino médio que mora em Tsutsujidai, que acorda um dia para descobrir que perdeu as suas memórias. E ele conhece o “Hyper Agent Gridman” de um antigo computador. Gridman diz que Yūta tem uma missão que ele deve cumprir, e Yūta parte para encontrar o significado dessas palavras e a sua perda de memória. Os amigos de Yūta – Shō Utsumi, Rikka Takarada e Akane Shinjō – ajudavam-no e passam os seus dias com ele. Mas, os seus dias tranquilos são repentinamente e facilmente esmagados com a aparência de kaijū.
O artificio de colocar o personagem Yūta Hibiki como alguém sem memorias foi bom para servir como uma forma de apresentar seus colegas de classe, o ambiente em que ele convive e ainda possibilita de sua personalidade ser moldada no decorrer da série. Porem este primeiro episódio serviu mais apresentar alguns dos mistérios envolvendo Yūta e também para homenagear e referenciar as séries e os clichês que existem nos Tokusatsus, incluindo o próprio Tokusatsu de Gridman, antes da série anime entrar em sua própria história.
A primeira parte do episódio serve para apresentar um pouco de Yūta Hibiki, mas sua falta de memória acaba revelando o mínimo possível sobre o personagem. Já os colegas de Yūta, Shō Utsumi e Rikka Takarada, possuem personalidades diferentes e dentro da escola andam com grupos distintos, sendo Yūta o único ponto que liga os dois. O roteiro e a montagem nesta parte do episódio é bastante dinâmica e bem animada, conseguindo passar um ar de tranquilidade até o momento do despertar do grande Kaijuu.
Este é o primeiro grande mistérios que temos na série, antes de despertar o Kaijuu era visto apenas por Yūta mas depois passa a ser visto por todos. A relação do personagem com Gridman também é outro mistérios, já que o herói dentro de um computador antigo parece conhecer Yūta. Já toda a dinâmica que ocorre entre Yūta, Shō Utsumi e Rikka Takarada durante toda a sequência de luta contra o Kaijuu emula um pouco o que ocorre no primeiro episódio da série Tokusatsu de Gridman, além de referenciar uma outra franquia de Tokusatsu da Tsuburaya Productions e no final do episódio temos um maiores clichês dos Tokusatsu.
A animação deste primeiro episódio é muito bonita, com uma fotografia excelente em diversos momento e, como dito acima, com uma montagem bastante dinâmica. A cena de luta entre Gridman e o Kaijuu tem alguns ângulos de câmera que emulam os ângulos utilizados nas séries Tokusatsu para mostrar a grandiosidade dos Kaijuus e dos heróis.
No geral, este primeiro episódio de SSSS.Gridman utiliza bem o artificio do protagonista sem memoria para gerar diversos mistérios a serem respondidos no decorrer da série. Este episódio também funciona muito bem para homenagear de diversas formas as séries Tokusatsu, seja emulando cenas, ângulos de câmera ou clichês. A animação também é muito bem animada e bonita e com uma excelente fotografia. Vamos aguardar para ver o que está série tem de surpresas para oferecer para o público.
promete ser um anime bom
Foi um começo confuso mas promissor.
Apesar de não gostar muito de mechas, gostei do que vi.
Os designs são muito bons como eu já esperava só não gostei que teve uns 2 ou 3 momentos onde a imagem ficou completamente estatica por demasiado tempo, n percebi porque eles fizeram isso já que de atraso na produção não foi de certeza porque os 3 primeiros episódios já foram terminados à algum tempo exibidos.
Gostei do episódio.