Lançado em abril de 2021, a série anime SSSS.DYNAZENON, uma série anime do projeto SSSS.Gridman dos estúdios Trigger e Tsuburaya Productions (Ultraman), não chamou muito a atenção em uma época em que ocorreu o lançamento de animes grande, como My Hero Academia 5, Odd Taxi, Tokyo Revengers, entre outros grandes sucessos na época.
Com animação do estúdio Trigger, a série contou com o retorno Akira Amemiya (Inferno Cop, Ninja Slayer) na direção após SSSS.Gridman, o argumento foi Keiichi Hasegawa (Rage of Bahamut Genesis, 009-1: The End of the Beginning, Zoids), o design de personagens de Masaru Sakamoto e a banda sonora de Shiro Sagisu.
O anime teve em seu elenco de voz, Daiki Hamano como Gauma, Junya Enoki como Yomogi Asanaka, Shion Wakayama como Yume Minami, Yuichiro Umehara como Koyomi Yamanaka, Chika Anzai como Chise Asukagawa, Hiroshi Kamiya como Jyuga, Yūma Uchida como Onijya, Ayaka Suwa como Mujina, Kouki Uchiyama como Shizumu, Mariya Ise como Inamoto, Azusa Tadokoro como Mei, Jin Ogasawara como Awaki, Gakuto Kajiwara como Nazumi, Rio Tsuchiya como Ranka e Hikaru Tohno como Kaneishi.
Sinopse de SSSS.Dynazenon
Yomogi promete encontrar-se com a sua colega de classe Yume Minami depois do seu trabalho temporário. Porém, na hora marcada, apareceu um homem misterioso que se apresentou como um caçador de monstros, Gauma.
Colocando algumas coisas em dia que deixei passar durante a pandemia, podemos dizer que SSSS.DYNAZENON é o tipo de série anime que consegue tocar exatamente no ponto do momento atual de muitas pessoas. Como seguir em frente após um grande acontecimento? Mesmo parecendo ser uma obra baseada em série Tokusatsu, a série do mesmo universo de SSSS.Gridman se utiliza de toda a temática de Mechas e Super Sentai para abordar sobre como seguir em frente após passar por determinados eventos.
Mesmo que a série trabalhe de uma forma mais incisiva a história de um personagem, todos os protagonistas da série passam por situações em que são obrigados a enfrentar seus pesadelos do passado para conseguirem seguir em frente. Mesmo que na obra não tenha um momento de análise em grupo, gostei que a série forma pequenos núcleos de personagens que se ajudam a superar seus traumas internos, relacionados à morte, bullying e escolhas que geraram arrependimentos.
A trama da personagem Yume Minami ganha um maior destaque na maior parte da série, a personagem é trabalhada em torno da questão do luto familiar após a morte de sua irmã mais velha. Gostei que a série aborda de uma forma bastante sentimental esse tema, mas sem ser algo totalmente dramático. O personagem Yomogi Asanaka tem pouco de sua história pregressa contada, mas vemos como ele é trabalhado na temática de criar laços com outras pessoas. Koyomi Yamanaka é o personagem em que é trabalhada a questão da reclusão e o mesmo ocorre com a personagem Chise Asukagawa, mas de uma forma um pouco diferente. Já Gauma demonstra ser o personagem em que é trabalhado o arrependimento das escolhas que ele fez no passado e que voltam em sua vida presente.
O surgimento dos monstros ocorre por causa de sentimentos humanos é interessante, mas, diferente de SSSS.Gridman, parece haver um motivo mais aleatório. A série até aborda um pouco os motivos para os monstros aparecerem, mas, ainda assim, é interessante ver como essa questão também está ligada com a temática central da série. Afinal os vilões da série não conseguem se desgrudar de seu passado e sentem que só terão um propósito apenas se conseguirem cumprir seus objetivos antigos.
Gostei como a série fez sua ligação com SSSS.Gridman de forma simples, mas sem comprometer sua própria história. A aparição de um personagem vindo diretamente da primeira série desta nova franquia é algo que funciona muito bem e que permite que SSSS.DYNAZENON possa ser assistido de forma independente. Claramente que ter assistido Gridman vai fazer com que a aparição desse personagem seja muito mais interessante, apesar que temos um pequeno vislumbre do passado deste personagem em um dos episódios.
Apesar de todos os pontos positivos que citei, a história me pareceu não abordar de forma balanceada todos os personagens. Com exceção de Minami, todos os outros protagonistas tem suas tramas trabalhadas de forma quase que corrida. Isso fez com que algumas perguntas ficassem sem respostas e uma grande quantidade de personagens interessantes, principalmente do lado dos vilões, sem o devido desenvolvimento.
A animação da série é muito bem produzida e animada, gostei como existe uma fluidez na movimentação dos personagens e na forma como eles interegem. As cenas de luta entre mecha e monstros também são muito bem animadas, com uma estética que mistura bem animação 2D com 3D. Essa animação não funcionaria sem um bom trabalho de fotografia e uso de cores nas cenas, isso ajuda muito para passar o sentimento que a cena exige.
Visualmente cada personagem possui um estilo próprio visual e que é bastante interessante. O mesmo ocorre com os diversos cenários e locais em que se passa a história. A edição e montagem é um outro fator extremamente positivo, junto com o roteiro, fica bem claro o uso de momentos de respiros bem mais longos que o normal, isso acaba fazendo com que tenhamos uma expectativa de que algo venha a acontecer a qualquer momento, algumas vezes foram quebras de expectativas e em outras situações inesperadas. A edição de som e atuação de voz do elenco também funcionam muito bem no decorrer da série, principalmente com os atores de voz casando perfeitamente com os personagens, isso deu uma fluidez maior junção entre voz e imagem e possibilitou causar um impacto maior em diversos momentos.
Um ponto que gostaria de destacar de forma negativa, ou de forma estranha, foi o uso de CG em algumas cenas que ficaram bem esquisitas no cenário. Coisas como prédios saírem rolando pelo cenário foi quase cômico em alguns momentos. Nada que atrapalhe as cenas de luta, mas ver grandes blocos quadrados só rolando pelo cenário me tirou um pouco da atenção em alguns momentos. Entendo que a intenção seja que as cenas de ação emule séries Tokusatsu, porém em anime este tipo de situação acabam não se encaixando.
O resultado geral de SSSS.DYNAZENON é extremamente satisfatório como um todo. Sua história funciona muito em desenvolver a temática do seguir em frente. Mesmo que alguns personagens tenham um desenvolvimento corrido ou nada trabalhado, a série conseguiu passar muito bem sua mensagem. A animação da obra também é muito bem produzida, conseguindo emular bem e homenagear séries Super Sentai nos momentos de ação. Em sua totalidade, a obra consegue manter o resultado positivo que o universo Gridman possui.