Mais...
    InícioAnimeStudio Ghibli vai ser comprado pela Nippon TV

    Studio Ghibli vai ser comprado pela Nippon TV

    A era de independência do Studio Ghibli chega ao fim!

    Originalmente fundada em 1985 com o apoio da gigante editorial japonesa Tokuma Shoten o Studio Ghibli é independente desde 2005, mas essa sua independência vai 18 anos depois chegar ao fim com o anúncio que dia 6 de outubro o estúdio vai ser adquirido pela Nippon TV e tornar-se uma subsidiária através de uma aquisição de ações pela Nippon Television Holdings, Inc.

    Esta não é, no entanto, uma aquisição hostil. Em comunicado publicado pelo Studio Ghibli  no seu website a discutir o acordo, o estúdio afirma:

    Como o diretor Hayao Miyazaki tem 82 anos e o produtor Toshio Suzuki tem 75, temos-nos preocupado com a questão de quem irá sucede-los [como líderes da empresa] há muito tempo.

    Goro Miyazaki, filho do consagrado diretor , tem sido frequentemente especulado como um possível candidato para assumir o cargo de chefe da empresa caso o seu pai se aposente, mas de acordo com o comunicado o próprio Goro afirmou:

    Seria difícil para mim, sendo apenas uma pessoa, assumir todas as responsabilidades do Ghibli, por isso deveríamos agir de outra forma em termos de a quem confiar o futuro da empresa.

    Também Toshio Suzuki tem a mesma opinião:

    O Ghibli tornou-se algo grande demais para ser carregado por uma pessoa. Penso que precisamos do apoio não de um indivíduo, mas de uma grande empresa para gerir bem as coisas.

    A ideia de aquisição do Studio Ghibli pela Nippon TV surgiu num local pouco comum. Suzuki apresentou a ideia de aquisição do Ghibli à Nippon TV enquanto tomava um banho termal com o presidente da Nippon TV, Yoshikuni Sugiyama, em algum momento de 2022. “Seria possível para o Ghibli ter a ajuda da Nippon TV na nossa gestão e operações, para que possamos concentrar-nos na produção de filmes?” perguntou Suzuki, ao que Sugiyama respondeu que a sua empresa estava ansiosa para “apoiar os trabalhos do Ghibli e proteger o seu ambiente de produção cinematográfica”.

    Embora a Nippon TV se torne a maior acionista do Studio Ghibli e controle 42,3% dos direitos de voto corporativos do estúdio, a declaração do Ghibli afirma que “a Nippon TV respeita a autonomia do Studio Ghibli e após [a aquisição de ações] o Studio Ghibli vai concentrar-se na produção de filmes de animação, bem como nas operações do Museu Ghibli e do Parque Ghibli.

    Após o acordo, o Ghibli terá um conselho de administração composto por oito pessoas, com Hayao Miyazaki no cargo de diretor e presidente honorário, Toshio Suzuki como diretor representante e presidente, e Goto Suzuki como diretor administrativo.

    Hiroyuki Fukuda, um dos três executivos da Nippon TB que serão colocados no conselho, será o presidente da empresa, e pelo menos um dos dois assentos restantes no conselho será preenchido por um auditor.

    O Studio Ghibli e a Nippon TV têm uma relação de trabalho amigável há décadas. Quando Nausicaä of the Valley of the Wind fez a sua estreia na TV em 1985, foi na Nippon TV, e a estação continuou a exibir animes do Ghibli várias vezes por ano como parte do seu programa semanal de cinema Friday Roadshow.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares