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    Sunrise – “Somos os únicos que conseguimos desenhar animes de robôs à mão”

    Sunrise - "Somos os únicos que conseguimos desenhar animes de robôs à mão"

    Numa entrevista ao Anime! Anime !, Naohiro Ogata, produtor da Sunrise, falou sobre a ascensão da animação 3D para mostrar ação mecha nos animes e as dificuldades em produzir mechas desenhados à mão. Ele afirmou: “Mesmo que procurem no mundo todo, a Sunrise é o único estúdio que pode criar animes de robôs feitos à mão a um nível tão elevado”.

    A Sunrise é conhecida pela sua franquia Mobile Suit Gundam que começou a 7 de abril de 1979. O estúdio também ficou conhecido pelos animes Code Geass e Valvrave the Liberator.

    Ogata explicou que a Sunrise está dividida em nove sub-estúdios, e que cada projeto envolve um grau variável de CG. O Studio 3, que trabalha em Gundam Build Divers e em Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans, usa “quase 90%” de animação desenhada à mão. Mobile Suit Gundam Unicorn usa o CG para a cena de transformação do Unicorn Gundam, mas o resto é desenhado à mão. Ogata disse que inicialmente supôs que metade das cenas de mecha de Mobile Suit Gundam Narrative seriam em 3D, mas muitas delas acabaram por ser desenhadas à mão.

    A razão pela qual o mecha desenhado à mão ainda é um elemento tão importante nos animes da Sunrise, apesar da mudança do setor em direção a robôs animados em 3D, é que os criadores ainda querem criar mechas desenhados a mão, explicou Ogata. No entanto, o número de animadores que conseguem desenhar mechas está a diminuir, especialmente entre os animadores intermediários. Não há muitos jovens que aprenderam a desenhar mechas, e os veteranos estão tão envelhecidos que o trabalho intenso pode levar a problemas de saúde. Isso limita o que muitos estúdios podem fazer, incluindo a Sunrise.

    Ogata acrescentou que a Sunrise tem sido capaz de estar no topo da animação mecha desenhada à mão porque é um nicho muito pequeno. Ele também afirmou que de 2005 a 2011 a Sunrise organizou várias formações para ensinar jovens animadores como desenhar clássicos da Sunrise. A primeira onda de formandos está a trabalhar na indústria, incluindo o designer de personagens de Mobile Suit Gundam Narrative, Se Jun Kim e Yūhei Murota, designer de personagens de Love Live!. A Sunrise vai reiniciar este programa.

    No entanto, Ogata insinuou que mesmo a Sunrise não será capaz de fazer mechas desenhados à mão para sempre. Ele disse que no futuro é provável que o 3D se torne ainda mais proeminente, e que a animação desenhada à mão seja usada para guiar a animação 3D. Ele também mencionou que, embora ele venha de uma geração que prefere animação desenhada à mão, ele acha que a Sunrise deve trabalhar proactivamente para fazer animes CG completos, a fim de se adaptar aos novos tempos.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo
    11 , Julho , 2019 18:26

    como eu amo esse estudio

    Nivaldo Vieira Nascimento
    Nivaldo Vieira Nascimento
    11 , Julho , 2019 18:27

    Vai ser inevitável ir para desenhado apenas em 3D, Isso me faz lembrar que na época dos classicos a mão, as animações usavam muita repetição ou fundos esquisitos como no excelente Gundam Vicotry, onde as batalhas eram intenssas, mas dava para ver a repetição de quadros como por exemplo CHUTAR fora a cabeça do MS inimigo.

    Shiba
    Shiba
    11 , Julho , 2019 18:27

    De fato. Eles ainda são os únicos que se arriscam em animação de mechas em 2D.
    Mas até em suas obras como Gundam o uso do CG já é visível. Não que isso seja um problema.

    Kamy
    Kamy
    11 , Julho , 2019 18:27

    Um de meus estúdios favoritos.

    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    Aleksey K. "Лонелy Деемо"
    11 , Julho , 2019 18:27

    Apesar disso o estúdio tem investido bastante no desenvolvimento do CG, assim como o Toei

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    11 , Julho , 2019 18:27

    Desenho foda

    toygame lan
    toygame lan
    11 , Julho , 2019 18:27

    Sunrise tem muita qualidade de produção,mas não vejo problema em fazer 3D,mas tem que ser com qualidade

    Ranieri Prestes Tamayose
    Ranieri Prestes Tamayose
    11 , Julho , 2019 18:27

    Não importa se é feito em CGI ou a mão o que importa é a qualidade a movimentação das cenas a qualidade não precisa ser sempre qualidade de cinema. O que importa é também o que o autor demonstra tanto na light novel, mangá ou no anime ( que geralmente é mostrado um resumo da obra); assim sendo eu como fa quero muito mais do melhor pois estamos no século XXI, já passou- se muito dos anos 70 queremos o melhor pois so digo para os navegantes, a vida passa muito rápido para perdermos tempo com coisas a ruíns.

    Chika
    Chika
    Reply to  Ranieri Prestes Tamayose
    11 , Julho , 2019 20:14

    A gente que qualificaria animes como coisa ruim sabe?

    JayJay
    JayJay
    11 , Julho , 2019 18:27

    Por isso é o meu estúdio favorito, e um dos melhores senão o melhor, além de que deles saíram grandes estúdios,

    Hollowfied
    Hollowfied
    11 , Julho , 2019 18:27

    Engraçado que em Gundam Narrative,tem horas que o robôs estão em CGI.

    A Sunrise uma hora vai ter que adotar ao CG.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Hollowfied
    11 , Julho , 2019 20:14

    Nos filmes de MS igloo e tu é origin já tinha em CGI

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  toygame lan
    11 , Julho , 2019 23:30

    Eu sei,no Thunderbolt também tem,só quero dizer que eles já adotam essa prática.

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