01 – Dandadan
A adaptação para série anime do mangá Dandadan, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, teve animação é do estúdio Science SARU (DEVILMAN crybaby, Scott Pilgrim Takes Off, Keep Your Hands Off Eizouken!), a direção é de Fuuga Yamashiro (produção de DEVILMAN crybaby, direção de episódios de Time Machine Blues), o argumento é de Hiroshi Seko (Attack on Titan The Final Season, Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Mob Psycho 100) e o design de personagens é de Naoyuki Onda (Gantz, Rage of Bahamut, Berserk), com o design dos yokai a ser de Yoshimichi Kameda. A música é da responsabilidade de Kensuke Ushio (Chainsaw Man, DEVILMAN crybaby, Liz and the Blue Bird).
Sinopse de Dandadan
Depois de ser rejeitada agressivamente, Momo Ayase fica com raiva quando esbarra num rapaz que está a ser intimidado. Salvo pela sua bondade imprudente, o rapaz obcecado pelo ocultismo tenta conversar com ela sobre interesses sobrenaturais que ele acha que eles compartilham. Rejeitando as suas alegações, Ayase proclama que ela acredita em fantasmas, provocando uma discussão entre os dois sobre qual deles é real, alienígenas ou fantasmas. Numa aposta para determinar quem está certo, os dois decidem visitar separadamente lugares relacionados ao ocultismo e ao sobrenatural: Ayase visita o primeiro e o rapaz o segundo.
Quando os dois chegam a seus respectivos lugares, verifica-se que eles estavam meio certos, tanto alienígenas como fantasmas existem. Isto marca o início da aventura de Ayase e do rapaz, que compartilha um nome com o ídolo favorito de Ayase, Ken Takakura, enquanto tentam consertar os elementos sobrenaturais e de ficção científica surreais ao seu redor para regressar a uma vida normal.
O mangá Dandadan possuía uma boa popularidade entre os leitores de mangás ao ponto de fazer um certo barulho nas redes sociais, porém a obra não tinha muito espaço fora do nicho. A adaptação para anime da série ter estourado para além da bolha dos animes não foi apenas coincidência, mas um excelente trabalho de diversas coisas que fazem a obra ser a melhor de 2024, inclusive entre os leitores do OtakuPT.
Como história, Dandadan é uma amálgama que mistura uma história de comédia romântica, com battle shonen e abordagem de temáticas que são complexas e difíceis para alguns públicos. A obra ainda conta com personagens carismáticos, com desenvolvimentos interessantes no decorrer da primeira temporada e que são bem identificáveis.
Assim como ocorreu em suas produções anteriores, o estúdio Science SARU (DEVILMAN crybaby, Scott Pilgrim Takes Off, Keep Your Hands Off Eizouken!) conseguiu trazer um diferencial com estilos de animação mais diferentes, mas se mantendo dentro do escopo da proposta do mangá. O edição e montagem dos episódios são outro destaque da série, trazendo dinamismo na maior parte da série. Ao mesmo tempo, ocorreram escolhas acertadas em determinados episódios serem mais lentos e com objetivo para estas escolhas, principalmente o episódio sete. O elenco de voz da série também é outro acerto para a adaptação do anime, deixo também meus elogios para a versão dublada em português brasileiro da Netflix.