02 – Dungeon Meshi (Delicious in Dungeon)
A adaptação para série anime do mangá Dungeon Meshi (Delicious in Dungeon), de Ryoko Kui, teve animação pelo estúdio Trigger (Cyberpunk: Edgerunners), a direção é de Yoshihiro Miyajima (SSSS.Dynazenon, direção de episódios de SSSS.Gridman), o argumento é de Kimiko Ueno (The Royal Tutor, Chimimo, Eternal Boys), o design de personagens é de Naoki Takeda (direção de animação de BNA: Brand New Animal) e a música é da responsabilidade de Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger, Xenoblade Chronicles, Black Butler: Book of Circus).
Sinopse de Dungeon Meshi (Delicious in Dungeon)
Quando o jovem aventureiro Laios e a sua companhia são atacados por um dragão numa masmorra, o grupo perde todo o seu dinheiro e provisões … e um membro! Eles estão ansiosos para voltar e salvá-la, mas existe apenas um problema: se eles partirem sem comida ou dinheiro, eles estão certos de que vão morrer de fome pelo caminho! Mas Laios tem uma idéia brilhante: “Vamos comer os monstros!” Lesmas, serpentes e até dragões … nenhum está a salvo dos apetites destes comilões.
Mesmo parecendo ser um anime voltado para a parte culinária, Dungeon Meshi (Delicious in Dungeon) é na verdade uma grande aventura totalmente inspirada em RPG de mesa. Esta primeira temporada do anime tem sua história e o desenvolvimento de seus personagens ocorrendo aos poucos ao mesmo tempo que trás muito do lado divertido de quem joga RPG de mesa.
A série também aborda o desenvolvimento da sociedade em torno da alimentação e acaba isto acaba sendo o ponto central da temática do anime. Essa temática acaba sendo bem debatida no decorrer da obra e acaba sendo muito interessante pensar como que a nossa sociedade real se desenvolveu e entrou em guerras no decorrer de todos estes anos por causa da alimentação.
A animação pelo estúdio Trigger (Cyberpunk: Edgerunners) e de toda a equipe de produção funciona muito bem, com personagens visualmente diferentes e interessantes e o visual dos alimentos também funcionam muito bem a ligar o mundo da série com o nosso. O anime também tem uma montagem transita muito bem entre a comédia, ação e mistério, além das cenas de ação serem bastante contidas em escopo, mas ao mesmo tempo serem muito bem produzidas e animadas.