Mais...
    InícioAnimeUma Musume: Pretty Derby - ep 1 a 6: Seria esse anime...

    Uma Musume: Pretty Derby – ep 1 a 6: Seria esse anime o azarão da temporada?

    Assim como nas corridas de cavalo, em toda a temporada surgem os animes favoritos a serem destaques, enquanto outros menos badalados começam a se destacarem com a corrida temporada em andamento. Enfim, se Uma Musume: Pretty Derby fosse um cavalo de corrida de verdade (trocadilho não intencional) ele certamente estaria em baixa nas bolsas de aposta.

    A ideia base desse anime (inspirado num jogo de mesmo nome) pode soar bizarra, ou no mínimo diferente, para alguns, mas para mim não, afinal já vi diversos animes com garotas animais/monstros. Existem muitas reclamações sobre falta de originalidade/criatividade nos animes atuais, portanto, devo dizer a você leitor (a), que o que não falta nesse show é criatividade. Ainda falando em reclamações, uma muito comum a animes esportivos é que alguns tem a presença de “super poderes” que os tornam inverossímeis em relação à realidade. Pois bem, a obra no qual abordo neste artigo não tem isso até onde eu vi.

    É engraçado ver a Gold Ship se dá mal todas as vezes que ela vai provocar a Mejiro McQueen

    Infelizmente, o que afasta boa parte das pessoas que gostam de animes esportivos desse aqui é o fato da obra ser protagonizada apenas por garotas e apelar para um dos inúmeros fetiches que os otakus tem, que no caso de Uma Musume seria as garotas-animais, mais precisamente cavalos. Este show vai além das aparências, pois ele não é somente uma história sobre “garotas fofas fazendo coisas fofas (não que isso seja algum demérito, muito pelo contrário).

    A forma como a história é contada é semelhante ao que vemos nos animes de esportes convencionais. A protagonista (Special Week) tem suas vitórias e derrotas, e vai evoluindo com o passar dos episódios. O carisma dela é fundamental para criarmos uma empatia para com ela, e assim torcermos pela vitória dela, e nos casos de derrotas nos sensibilizarmos com as frustrações da mesma (isso vale para todas as personagens).

    Coitado do treinador

    A história não enrola, faz as devidas apresentações e já coloca desafios para a protagonista enfrentar. Quando o show não se foca nas corridas, temos momentos agradáveis de slice of life onde podemos conhecer melhor o elenco e criar empatia para com as personagens. Aliás cada uma delas tem suas próprias personalidades, umas possuem mais elementos clichês, como, por exemplo, a Daiwa Scarlet, que aparentemente é a típica tsundere que vemos em diversas obras, ou a própria protagonista que segue o clássico arquétipo da garota animada e cabeça-oca. Todavia, temos outras menos estereotipadas, como a Gold Ship, que é uma personagem engraçada e autêntica.

    A parte técnica é competente em vários aspectos, desde animação à direção, entretanto sinto falta de uma trilha sonora mais marcante, apesar que ela está sendo funcional durante as corridas.

    Ao invés de fanservice, temos treinamento

    Outro ponto a ser destacado é a dublagem, pois as vozes se encaixam perfeitamente com as personagens, com destaque para as seiyuus: Azumi Waki (Special Week em uma Musume: Pretty Deby e Maika Sakuranomiya em Blend S) e Marika Kouno (Silence Suzuka em Uma Musume: Pretty Derby e Sacchan em Mitsuboshi Colors). A protagonista tem uma voz dócil e agradável que combina com a personalidade da mesma. Já a Silence Suzuka tem o uma voz tão serena que se encaixa exatamente com a personalidade introvertida da personagem

    O desenvolvimento da protagonista está indo bem, tanto as vitórias quanto os fracassos servem de lição para que ela siga em frente rumo ao seu sonho de ser a melhor menina-cavalo do Japão. Aliás esse sonho ambicioso não soa arrogância para nossa heroína, devido a ingenuidade da mesma.

    Desde criança Special Week era uma menina-cavalo esforçada

    O anime é rico em detalhes, desde as cenouras que aparecem em diversos modos, como travesseiro a sucos, e até mesmo naquela cena clichê que em que a protagonista está atrasada para a aula e sai com a comida na boca (geralmente é uma torrada, mas no caso desse anime é uma cenoura mesmo), até as ferraduras no sapato, além das orelhas, caudas e, claro, os coices. Outro detalhe muito criativo é que os nomes das garotas não são nomes comuns, e sim de cavalos de corrida famosos.

    As corridas são extremamente disputadas e divertidíssimas, pois não sabemos quem irá ganhar devido ao fato de ter várias garotas-cavalos competitivas. Uma das que mais se destaca nesse quesito é a El Condor Pasa.

    A forte ligação entre a Tokai Teio e a presidente do conselho estudantil, Symboli Rudolf não é a toa, pois os cavalos que os inspiraram são filho e pai, respectivamente.

    Cuidado para não prender o rabo

    A rivalidade entre os treinadores dos times Spica e Rigil também é muito divertido de acompanhar, pois ambos possuem estilos e comportamentos distintos. Enquanto o treinador de Special Week e cia é completamente desleixado, a sua rival é séria e concentrada no trabalho. Apesar da sua aparente displicência, ele extrai o melhor de cada garota-cavalo que ele treina.

    Eu recomendo fortemente a que não está acompanhando essa série e que esteja interessado em algo leve para se distrair. As personagens são gostáveis e fácil de simpatizar. Como tem um elenco grande e variado, certamente você irá gostar de pelo menos uma delas, a não ser que você, leitor (a) não curta esse estilo de anime. Para quem não gosta ou tenha algum tipo de preconceito, também recomendo dar uma olhada, quem sabe você não mude de ideia e abra uma exceção. 

     

     

     

     

     

     

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    4 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    4 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Mr Zeidam
    Mr Zeidam
    11 , Julho , 2019 21:08

    Realmente um anime bem interessante, que se destaca em meio a outros do gênero. Ótima análise!!

    Lucio
    Lucio
    11 , Julho , 2019 21:08

    Realmente mesmo eu não sabia o que esperar antes de ver, porém depois que comecei pude ver que era um anime muito bem feito e interessante, personagens carismáticas associadas a uma excelente animação e direção, ao menos por mim eu posso dizer que as corridas passam bastante emoção.
    Sobre a história ela é simples mas passa longe de ser ruim, e como eu disse é bem dirigida, o uso de clichês é muito funcional.
    Basicamente um dos meus 5 favoritos da temporada, esta em 8 até agora mas a depender do fim posso dar 9.
    Obs: gosto muito da op, e racho de rir com as cenas de comédia.

    Cláudio Correa
    Cláudio Correa
    11 , Julho , 2019 21:08

    Que bom ver que alguém vem aqui mostrar o quanto pode ser agradável um anime que não tem hype nem nada. Assistirei por sua recomendação, pelas imagens que postou e seu texto crível, tenho certeza que me divirtirá muito. Lembro me de um anime Gun x Sword que tipo parece que só eu assisti de tão que não vejo ninguém comentar, e o anime é muito bom, faltou um texto assim acho eu na época. Obrigado pela dica.

    Joao Miguel Carinhas
    Joao Miguel Carinhas
    11 , Julho , 2019 21:08

    scarlet best girl so digo isso

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares