UQ Holder 09 – Ep. fora da curva…cadê a ação??

Eu nao gosto dele...eu nao gosto dele...eu nazzzzzzz!!!!!

Em geral animes de ação ao terminar um arco, tem um ep. mais despretensioso, geralmente engraçado, os personagens se divertindo, ou fazendo algo para passar o tempo. É tática comum, que normalmente funciona pois após um clímax os ânimos abaixam e gradualmente vai se iniciando um novo arco, com uma nova carga dramática e tensa. 

UQ holder demostrou um evidente problema estrutural, quando esse momento despretensioso mencionado antes acontece no meio de um arco. No episodio anterior houveram algumas descobertas e algumas dúvidas surgiram na cabeça do protagonista e certamente de quem acompanha o anime, chegamos ao ep. 09 onde o ritmo é totalmente quebrado para se ter momentos engraçados, e fanservice.

A comédia é algo presente em UQ holder, assim como o fanservice, mas não precisa pensar muito pra entender que quando se está construindo uma narrativa, quebra de ritmo é um dos piores inimigos, por mais que esses elementos façam parte daquele contexto, eles foram usados no momento errado. 

Foi um ep. onde praticamente nada aconteceu, nada realmente importante para o enredo, somente no final houve algo interessante, essa tática ao contrario da mencionada anteriormente é muito pobre, não deixar nada acontecer no episodio inteiro e só acontecer algo no final dele, para criar nas pessoas o interesse de assistir o próximo.

O anime vem se mostrando um shounen interessante, teve boas lutas, momentos que empolgaram, as batalhas particularmente me chamam a atenção por serem muito físicas, os personagem tem poderes, mas muitos deles apresentados até agora requer um combate corpo a corpo, o que torna mais interessante, infelizmente nesse ep. ele pareceu ser somente um ecchi de ação genérico, não que UQ holder seja um shounen inovador, mas dentro do padrão shounen, estava conseguindo entregar bons momentos.

Alguns momentos até que foram engraçados, mas é um pouco difícil rir e se divertir quando uma personagem extremamente irritante está em tela, me pergunto se há alguém que realmente goste disso. Aquela personagem que fala que vai ser assim, por que ela quer, ela acha que tem domínio sobre o protagonista e a piada é repetida…e repetida…e repet….e será repetida muito mais vezes.

Além da nova personagem irritante, há também a personagem irritante que já havia sido apresentada, aquele tipo tsundere, personagens em geral irritantes, que por algum motivo desconhecido tentam esconder seus sentimentos da pior forma possível, ficando claro o que ela sente, além disso, ela está prestes a ter uma atitude movida por esses sentimentos, mas ainda sim continua dizendo que é por causa de outro motivo.

A parte interessante do ep. realmente foi no final dele, onde é deixado um bom gancho para a próxima semana.

Apesar de não ser meu objetivo analisar se está adaptando bem ou mal o mangá e sim analisar o episodio, comparando com o mangá, os acontecimentos do ep. 09 são coisas que acontecem mais a frente, depois do capitulo 100, não entendo por que colocar isso agora, a forma como a revelação é feita também mudou, mudança prejudicial em minha opinião, e infelizmente as duas personagens irritantes continuaram sendo irritantes e a piada, como já mencionei continuara sendo feita.

Espero que próximo ep. a historia avance e mostre algumas das batalhas empolgantes do mangá.

Outro episodio desse?!

Subscreve
Notify of
guest

7 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Shiba
Shiba
13 , Julho , 2019 2:51

UQ Holder ta um anime ate divertido. Mas deixo de pensar que se tivesse sido feito por studio que saiba lidar com acao talvez seria melhor.

Rukasu
Rukasu
Reply to  Shiba
13 , Julho , 2019 3:46

psé, algumas cenas de ação vc nota que precisaria de uma mão mais experiente ali, não somente na animação, mas no ritmo, uma das lutas onde aparece um poder preto nos braços do protagonista, foi td muito jogado, aconteceu rapido, não teve aquela sensação que muitos animes de ação passam, de algo emocionante, algo poderoso! e muitas das cenas apesar de não serem totalmente ruins, geralmente os frames são muito rapidos…não é algo realmente desenhado detalhadamente o movimento, é mais a utilização de frames bem desenhados ordenados de maneira rapida.
se tivesse um mad house ou bones ali tava mais legal, ate um wit studio

Lucio
Lucio
13 , Julho , 2019 2:51

Como eu já conheço as obras deste autor e todas seguem esse estilo de do nada ter um ep mais calmo eu já estou acostumado…agora estou curioso com quantos eps vão ser porque tipo o próximo arco é meio grande eu diria tem de rushar muito pra ainda acabar dentro de um cour.

Ronie Peter
Ronie Peter
13 , Julho , 2019 2:51

Esse é um grande problema da J.C Staff: eles pegam animes para toda a temporada, e quando algum com potencial e que as pessoas gostam surge, eles fazem isso. Principalmente os de ação. A J.C Staff tem vários problemas com animes de ação. No máximo o estúdio consegue fazer coisas medianas como Danmanchi 1 & 2. O problema é que nas duas obras citadas só teve um animador de peso do estúdio que se destacou… Aliás, ele parece que se destaca em quase todas as obras de ação do estúdio, porque parece que só ele está lá para animar! Hiroshi Tomioka, um animador fixo do estúdio que também contribuiu com os episódios iniciais de UQ Holder. Eu procurei um pouco e vi que o estúdio tem outros animadores, mas se eles estiverem fazendo alguma coisa por lá, então é ultrassecreto, porque nunca mais vi darem as caras. Uma andorinha só não faz verão!

Muitos estúdios se destacam por terem ótimos diretores internos. Um deles é o Bones; um estúdio incrível com funcionários internos de prestígio. Gente que conhece animadores consagrados, e que tem a confiança do estúdio e dos produtores para trazer quaisquer artistas. Fora o fato de que a Bones tem conseguido projetar alguns bons artistas. Você não ouve falar muito disso, mas se pesquisar verá. O estúdio tem 5 sub-estúdios nos quais são contratados mais artistas para desenvolverem trabalhos. Ter funcionários internos é muito bom para o estúdio, pois além dele economizar não tendo de contratar alguém específico, eles podem ajudar a projetar aqueles que estão dando duro dentro da empresa. Mas aparentemente, para a J.C Staff, que também é conhecida por isso, essa “benção” está se saindo uma maldição.

O estúdio sempre teima em colocar diretores internos, muitos dos quais dirigem obras seguidas. Isso torna a produção pobre logo de cara, pois o diretor só conhece diretores de animação do próprio estúdio e, portanto, eles vão chamar somente as mesmas pessoas, ou seja, animadores de dentro do estúdio que já estão saturados de trabalho, e muitos já estão empenhados em outros. Essa forçada de barra de projetos para cima de diretores internos é um problema quando não se tem diretores que não sabem trazer uma variedade de animadores. UQ Holder é sem dúvida um dos trabalhos mais fracos em matéria de ação que o estúdio já fez. Isso por si só é uma grande preocupação para quem quer ver OPM 2. O mais irônico é que o nome do estúdio é “J.C Staff” [Staff = Pessoal, funcionários]. Aparentemente eles só têm um único para animar, que é o Hiroshi Tomioka, e diretores manjados sobrecarregados que não conhecem animadores além do que citei anteriormente.

É o estúdio que mais pega obras para fazer no ano. Enquanto a Bones faz 3 animes no ano, sendo um em cada temporada, a J.C Staff pega 4 para cada temporada. Outro estúdio que tem essa prática que eu considero errada é a A-1 Pictures. Porém, diferentemente da A-1 Pictures, a J.C Staff não tem uma produtora bancando tudo, como é o caso da Aniplex. O estúdio MAPPA também tem pegado muitos trabalhos, mas há uma justificativa; o estúdio está expandindo, e já tem uma subdivisão para ser aberta no ano que vem próximo a uma escola de artes, onde pessoas com talento podem ser recrutadas. A J.C Staff é conhecida por sempre se afogar em trabalhos, mas nunca por expandir os seus negócios.

Shiba
Shiba
Reply to  Ronie Peter
13 , Julho , 2019 3:46

JC Staff pra mim é studio pessimo pra cuidar de animes de acao u.u

Rukasu
Rukasu
Reply to  Ronie Peter
13 , Julho , 2019 3:46

psé..os eps. inciais de UQ holder tiveram umas cenas boas, ele ainda ta mediano na parte da animação, o problema é q o diretor não é experiente em fazer animes de ação, é A preocupação do OPM 2 q o novo diretor não é experiente em fazer animes de ação, ele pode ate fazer um bom trabalho, mas a lutas de OPM eram iradas, muito bem feitas, dificilmente ficara no msm nivel!
o bones ta fazendo um bom trabalho com Boku no hero e Kekkai Sensen, o MAPPA ta produzindo uns 3 nessa temporada o Inuyashiki ta bem zuada a animação, o Shoukoku não estou assistindo então não sei, mas o Garo ta com uma animação bem acima da média.

Shiba
Shiba
Reply to  Rukasu
13 , Julho , 2019 14:13

Eu duvido OPM 2 ficar no mesmo nivel da primeira temporada.

Mappa esse ano se saiu bem apesar de ter pego muita coisa. So Altair e Inuyashiki que ficaram fracos na animacao , culpa mais dos diretores nao serem muito bons. Garo e Bahamut sao animes muito bem animados. Kakegurui tambem.