A Japan Video Software Association (JVA) divulgou a 6 de agosto o seu relatório estatístico sobre as vendas físicas de vídeo doméstico no Japão para o primeiro semestre de 2020, de janeiro a junho, revelando que as vendas domésticas de DVD e Blu-ray (incluindo aluguer) totalizaram 71,439 bilhões de ienes (cerca de 675 milhões de dólares), uma redução de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.Podem consultar o relatório aqui.
As vendas totais de DVD somaram 33,937 bilhões de ienes (320 milhões de dólares), uma queda de 8,2% em relação ao ano passado, enquanto as vendas de discos Blu-ray totalizaram 37,520 bilhões de ienes (cerca de US $ 354 milhões), uma queda de 7,7% em relação ao ano anterior.
Comparando as compras de DVD/BD com os alugueis, as compras totalizaram 57,980 bilhões de ienes (548 milhões de dólares), uma queda de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os alugueis totalizaram 12,950 bilhões de ienes (122 milhões de dólares), uma redução de 13,5% em relação ao ano passado.
Do mercado geral de compras, o anime foi responsável por 25,7% das vendas.
O anime aumentou as vendas de DVD em 5,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. O anime também teve a maior participação nas compras de discos Blu-ray, respondendo por 33,5% do mercado, embora com receita 6,9% menor do que no ano anterior. No mercado de aluguer, o anime foi o segunda maior por género, com 20,7% do mercado e 2,3% de crescimento em relação ao ano passado.
O relatório estatístico de 12 meses da JVA para janeiro-dezembro de 2019 revelou uma redução de 0,8% no mercado em relação a 2018.
A JVA também revelou em maio que o mercado de distribuição de anime na Internet ultrapassou o mercado de vídeo doméstico no Japão pela primeira vez desde que a pesquisa sobre distribuição na Internet começou, há 16 anos.
Não desceu mais só por causa de Kimetsu no Yaiba teve vários volumes lançado esse ano, SAO e Granblue Fantasy The Animation, porque as vendas dos animes de TV desse ano está muito baixo, covid-19 deve ter afetado um pouco por causa dos filmes cancelados do começo do ano talvez já poderia ter saído os dvd/blu ray deles.
E vai continuar caindo. Streaming é o futuro.